Assine o Café Brasil
Podcast Café Brasil com Luciano Pires
Seis dicas para o Eureka
Seis dicas para o Eureka
Isca intelectual de Luciano Pires sobre a maquininha de ...

Ver mais

A arte suave
A arte suave
Isca Intelectual de Luciano Pires sobre uns lutadores, ...

Ver mais

A vida como processo
A vida como processo
Isca intelectual de Luciano Pires. A vida é um ...

Ver mais

Canalhas…ou estúpidos?
Canalhas…ou estúpidos?
Isca Intelectual de Luciano Pires lembrando que a ...

Ver mais

527 – Os X Men
527 – Os X Men
Podcast Café Brasil 527 - Os X men. O autismo é um ...

Ver mais

526 – Um jeito brasileiro de ser
526 – Um jeito brasileiro de ser
Podcast Café Brasil 526 - Um jeito brasileiro de ser. ...

Ver mais

525 – Empreende Dor
525 – Empreende Dor
Podcast Café Brasil 525 - Empreende Dor. ...

Ver mais

524 – O dia seguinte
524 – O dia seguinte
Podcast Café Brasil 524 - O dia seguinte. Pronto. ...

Ver mais

LíderCast 043 – Claudio Tomanini
LíderCast 043 – Claudio Tomanini
Bem-vindo, bem-vinda a mais um LíderCast. Hoje converso ...

Ver mais

LíderCast 042 – Roberto Tranjan
LíderCast 042 – Roberto Tranjan
Bem-vindo, bem-vinda a mais um LíderCast. Hoje converso ...

Ver mais

LíderCast 041 – Cassio Politi
LíderCast 041 – Cassio Politi
Bem-vindo, bem-vinda a mais um LíderCast. Hoje converso ...

Ver mais

LíderCast 040 – Leo Lins
LíderCast 040 – Leo Lins
Bem-vindo, bem-vinda a mais um LíderCast. Hoje converso ...

Ver mais

045 – Recuperando do trauma
045 – Recuperando do trauma
Quando terminar o trauma, quando o Brasil sair deste ...

Ver mais

Vem Pra Rua!
Vem Pra Rua!
Um recado para os reacionários que NÃO vão às ruas dia ...

Ver mais

44 – Tudo bem se me convém – Palestra no Epicentro
44 – Tudo bem se me convém – Palestra no Epicentro
Apresentação de Luciano Pires no Epicentro em Campos de ...

Ver mais

43 – Gloria Alvarez – Sobre República e Populismo
43 – Gloria Alvarez – Sobre República e Populismo
Gloria Alvarez, do Movimento Cívico Nacional da ...

Ver mais

Não estou ofendido.
Adalberto Piotto
Olhar Brasileiro
Por Adalberto Piotto O advogado do ex-ministro Palocci, José Roberto Batochio, disse que lhe causou indignação o nome dado à operação da Polícia Federal que prendeu seu cliente, o ex-ministro de ...

Ver mais

Faltam heróis
Tom Coelho
Sete Vidas
“A escolha dos heróis diz muito sobre a sociedade que os escolhe.” (Ricardo Bonalume Neto)   Quem é Neymar Jr.? Para o mundo do futebol, é o maior jogador brasileiro da atualidade, com ...

Ver mais

Tudo o que foi feito poderia ter sido feito. E teve suas razões perenes ou temporárias
Adalberto Piotto
Olhar Brasileiro
Por Adalberto Piotto Bom senso pode ser agregado ao analisarmos o caso da prisão de Guido Mantega? Então, aos fatos: 1- Há que se compreender que, na avaliação inicial do MPF e do juiz Sergio ...

Ver mais

Tempos contemporâneos
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
Tempos contemporâneos  Novos horizontes e campos de ação na economia “O governo chinês priorizou a Economia Criativa no último Plano Quinquenal e está fazendo um esforço enorme para transformar a ...

Ver mais

O que é podcast?

xpirit -

Esta página é só um aperitivo, apontando para lugares onde você pode encontrar mais informações sobre o mundo dos podcasts, também conhecido como “podosfera”. Se você tiver informações que agreguem à esta página, por favor envie uma mensagem.

O que é Podcast?

Podcast é um processo de distribuição de arquivos pela internet. Ponto. Esses arquivos podem ser um texto em Word, em PDF, uma imagem, um arquivo de áudio ou de vídeo, etc. Qualquer tipo de arquivo. No nosso caso aqui, interessam os arquivos de áudio.

Até o surgimento do podcast você podia enviar um arquivo de áudio e vídeo por e-mail para um amigo, com todos os inconvenientes de ter que salvar, dos riscos de arquivos com vírus, do tamanho do arquivo, etc etc. O podcast trouxe um novo processo que basicamente é o seguinte:

  • Alguém produz um arquivo em áudio ou vídeo
  • Salva esse arquivo num servidor conectado à internet
  • Esse arquivo tem um “RG”, um endereço chamado RSS. O produtor do podcast cadastra esse RG nos sistemas de busca (agregadores, também chamados de “podcatchers”) de podcasts. O pessoal do Mundo Podcast fez uma página com uma relação dos principais agregadores, que você pode ver em http://mundopodcast.com.br/aplicativos/
  • O interessado pelo podcast entra num desses agregadores e informa que quer “assinar” o podcast, informando o RSS dele.
  • A outra forma de assinar um podcast é entrar no agregador e simplesmente fazer uma busca pelo podcast desejado. Quando aparecer o podcast que você quer, simplesmente clique em “assinar”.
  • Dali para a frente, toda vez que um novo programa com o RSS informado for salvo pelo produtor no servidor, o agregador de podcasts ficará sabendo e informará ao assinante que existe um programa novo disponível. Se você tem o aplicativo do agregador em seu celular, verá ali um numerozinho indicando que existe um ou mais episódios novos para você ouvir.
  • Esse processo é automático. Quem assina o Café Brasil pelo iTunes, por exemplo, a cada vez que abrir o programa (iTunes) ou o apicativo terá o podcast baixado automaticamente em seu computador, iPad, iPhone, iPod ou qualquer smartphone.
  • Uma dica simples sobre FEEDS e RSS está aqui: http://www.iscasintelectuais.com.br/videocast/026-como-baixar-podcasts-usando-rss-e-feeds.

Podcast é portanto uma ferramenta de distribuição, mas que por suas características subverte a tradicional relação entre receptor passivo e as mídias de massa.

Quem ouve podcasts escolhe o que, quando e como quer ouvir. E isso faz toda a diferença.

Onde encontro mais informações sobre Podcasts?

Existem dezenas de publicações a respeito na web. Em vez de duplicar aqui as informações, recomendamos que você acesse sites como:
http://metacast.infohttp://www.wikicast.com.brhttp://www.teiacast.com.brhttp://www.podbr.com.br. Ohttp://www.mundopodcast.com.br tem publicado uma série de artigos interessantes que orientam quem quer criar um podcast.

Mesmo no Youtube já existem vários pequenos tutoriais comentando o assunto. Mexa-se!

Quais são os Podcasts feitos no Brasil?

É muito difícil indicar, já que toda hora nascem e morrem podcasts. Sabemos com segurança que já existem mais de 1000 podcasts ativos. Um caminho interessante para quem quiser conhecer os programas disponíveis no Brasil é acessar http://mundopodcast.com.br/teiacast/ , que conta com mais de 1.400 podcast em sua base.

Como fazer um Podcast?

Existem várias alternativas. Eduardo Salles (Papo de Gordo) e Pablo de Assis (NerdExpress) produzem o METACAST, um podcast sobre podcasts que é fundamental: http://www.metacast.info. Além disso, ohttp://www.mundopodcast.com.br tem que ser visitado.

E nosso amigo Léo Lopes produz o ALÔTENICA, um podcast com dicas preciosas sobre a produção dos programas em http://radiofobia.com.br/category/podcast/alotenica/ e também um workshop de produção de podcasts em https://www.youtube.com/user/cursodepodcast

A seguir, a série de seis vídeos nos quais Luciano Pires o Podcast como mídia, refutando algumas das principais contestações sobre o formato, que vem crescendo em todo mundo.

Neste vídeo Luciano Pires aborda a questão de volume de audiência e alcance da mídia Podcast, usando como exemplo os números de downloads de seu podcast, o Café Brasil.

Afinal, Podcasts tratam apenas de temática NERD? Neste vídeo Luciano Pires explica que podcasts abordam todos os tipos de públicos, demonstrando como é sua visão para definir os conteúdos para o Podcast Café Brasil.

Neste vídeo Luciano Pires fala da qualificação dos ouvintes de podcasts, usando as pesquisas demográficas que apontam idade média, estudo, faixa de renda e outros detalhes que deixam claro que a audiência do Podcast Café Brasil é altamente qualificada.

Neste programa Luciano Pires trata de engajamento, mostrando com exemplos interessantes como o ouvinte de podcasts é alguém que se envolve de forma autêntica, tem o desejo de contribuir, tem senso de propriedade, quer fazer acontecer e tem uma intensidade que nenhuma outra mídia consegue provocar.

No último vídeo da série, Luciano Pires fala sobre credibilidade. Podcasts são coisa de amador? Brincadeiras sem compromisso com qualidade, periodicidade e outras questões que constroem a credibilidade de um negócio? Usando como exemplo o Podcast Café Brasil, Luciano demonstra que Podcasts podem ser um negócio muito sério.

Podcasts pelo ouvinte de podcast

Pedimos aos ouvintes que nos escrevessem explicando a razão de sua paixão por podcasts. Nada melhor que saber de quem ouve, não é?

“Podcast é perfeito para ouvir excelente conteúdo sobre assuntos que realmente lhe interessam. Você pode escolher quando e onde, em qual dispositivo vai ouvir, seja no computador, tablet ou celular. A variedade de temas é infinita e certamente tem algo que lhe agrade. Dá pra aprender línguas, ouvir notícias, mix especiais de músicas, entrevistas inteligentes e exposição de temas instigantes como faz o Café Brasil. O único problema do podcast é que depois que você descobre não tem mais volta e não se pode mais viver sem.”

Cláudio Soares

 

“Você lembra do dia que provou chocolate pela primeira vez?  Se alguém te dissesse que era tão legal você com certeza não acreditaria, mas depois de provar… você não escapa mais. Assim são os podcasts, explicar muito não resolve, só tire um tempo e ouça, de preferência de alguém ou de algum assunto que faça sentido pra você. E assim como aconteceu com os chocolates você vai querer um pouco todos os dias.”

Nérisson Leonhart

 

“Sabe aquela magia que existia, antes da popularização da televisão, ao ouvir um jogo pelo rádio, toda aquela vibração, emoção e o maravilhoso exercício de imaginação que aquela mídia te proporcionava. Agora imagina essa magia, sobre qualquer assunto, em qualquer lugar, a qualquer momento que desejar ouvir e com a possibilidade de parar, pausar e continuar quando você quiser. O nome dessa mídia é PODCAST! Se você ainda não conhece, está perdendo um mundo novo e completamente fascinante.”

Renato Paiva

 

“Não sei exatamente quando comecei a ouvir podcasts. Me lembro de ter descoberto sozinho, quando comprei um iPod Shuffle, se não me engano em 2008. Tenho 20 feeds assinados no momento. O que me atrai nos podcasts é a variedade de assuntos tratados. Se quero aprender, questionar, conhecer novos produtos ou apenas me divertir enquanto lavo a louça, basta procurar nos feeds que algum podcast me atenderá. Gosto muito de cinema, séries, vídeo-games e livros, mas nenhuma dessas mídias podem me acompanhar em qualquer lugar como o podcast.”

Alex Leal

 

“Para mim o podcast é, hoje em dia, a ‘nova rádio’, pois com ele, conseguimos ouvir o assunto que mais nos interessa, a qualquer momento, em qualquer lugar. A diferença é que escolhemos o que ouvir, assim como hoje escolhemos um filme que queremos ver, na hora que quisermos. O tempo que perdemos na locomoção casa x trabalho x escola x casa é precioso, e o podcast o torna ainda mais produtivo, nos trazendo conhecimento.”

Erik Kogikoski

 

“Podcasts me possibilitam fazer outras coisas (trabalhar, dirigir, caminhar, etc) enquanto ouço! Nele podemos nos informar com notícias, temas diversos, tecnologia, filmes, jogos, polêmicas, e muito mais! E o melhor, quando eu quero e quantas vezes eu quiser, pois é sob demanda! E é grátis!!”

Rodolfo Pignaton

 

“Sou ouvinte recente do cafézinho (uns 10 episódios), mas ouço outros podcasts a mais de 3 anos. O que me leva a essa mídia é justamente a liberdade de poder falar sobre assuntos de forma mais genuína, por parte dos participantes. Tenho o cuidado de tentar ouvir coisas que me agradam (tem mesma visão de mundo) e que também me confrontam (opinião que não sou a favor). Assim tento fazer uma evolução mental de meus valores como cristão.”

Rafael Correia

 

“Eu escuto podcasts pelo mesmo motivo que assino o Netflix: eu escolho o conteúdo que quero ter acesso, na hora que quero. Eu acompanho basicamente 4 podcasts: a BBC World Service, Improve Photography, TED Radio Hour from NPR e o Café Brasil. Em nenhuma outra mídia eu teria conteúdo com essa qualidade para aproveitar nos meus trajetos diários.”

Tiago Lacerda

 

“A mídia podcast foi apresentada para mim há uns dois anos por um amigo. Não vou me lembrar exatamente qual foi o episódio, mas esse primeiro podcast foi um do Café Brasil. Depois de conhecê-lo, todo um mundo se abriu para mim, pois descobri que havia tantos outros sites que produziam, com temas bastante variados, e de diferentes partes do mundo. Faço referência à questão geográfica pelo fato de eu ser professor de Língua Espanhola, e por causa de morar no interior, raras são as vezes que posso praticar o idioma com falantes nativos. Assim, o podcast me proporcionou esse contato com pessoas de várias partes do mundo que utilizam essa língua, com as suas variantes, e isso me tem servido grandemente. Além da questão profissional, com o podcast tenho informação, lazer, deleite, etc., em casa, no ônibus a caminho do trabalho ou em qualquer lugar.”

 Francisco Carlos de Souza Corrêa

 

“Podcast é a minha melhor companhia em atividades que não exige atenção exclusiva, com por exemplo: lavando louça, dirigindo, na fila do banco, varrendo a casa, etc, etc, etc… Além de poder escolher a hora e o local que vou ouvir, também escolho os temas que mais curto. No meu caso: empreendedorismo, cinema, séries, política, tecnologia e humor, não necessariamente nesta ordem. E a cada dia descubro coisas novas.. Daí vou correndo no meu player para assinar. Outra coisa muito interessante é a proximidade e interação que vc consegue com o podcaster e seus outros ouvintes através dos foruns e feedbacks. É sempre emocionante, por mais bobo que seja, quando vc ouve sua ‘cartinha’ sendo lida pelo seu podcaster favorito… “

Enfim, só alerto do perigo de você começar a ouvir podcast: nunca mais vai parar… É viciante!”

 Gustavo Shiota

 

“Ouço (e no momento estou viciado) podcast por 3 motivos:  pela praticidade em poder escolher o tema do meu entretenimento, pelo potencial educativo e pela possibilidade de ouvir em conjunto com outras atividades. ”

Luiz Balduino Jr

 

“Seria redundante falar do ganho cultural que um bom bate-papo com especialistas em um tema pode, por si só, proporcionar. No caso do Podcast esse ganho se intensifica por dois fatores; a possibilidade de ouvir enquanto executo outra tarefa – principalmente no trânsito, onde é um santo remédio para o stress – e ainda a constante exposição a temas que dificilmente buscaria por iniciativa própria. São incontáveis as vezes que fui atrás de um livro, filme ou banda que foram citados ou deram causa a um programa. Outras tantas foram as vezes que me peguntei “Como não tinha lido isso ante?”, como se acabasse de ter levado um puxão de orelha pelo fone. Enfim, definitivamente os Podcast’s são minha fonte diária de serendipidade e indignação.”

Andrey Albuquerque

 

“Gosto de Podcasts e explico: Podcast é interessante para mim pois estou sempre ocupado, no trabalho, escrevendo e em reuniões, e posso acessar quando tenho tempo. É áudio, o que me permite ouvir no meu smartphone, enquanto faço outras atividades, cozinho, caminho, estou no metrô, etc… É uma informação diferenciada, que não se restringe a apenas notícias, mas geralmente oferece conteúdos mais ricos, textos, músicas, crônicas e outros, incluindo entrevistas selecionadas. Os benefícios são muitos quando se tem acesso a um conteúdo qualificado, bem elaborado, que nos informa, estimula e faz pensar, além de entreter. E não é concorrente com nenhuma atividade visual o que permite ser desfrutado no carro, dirigindo ou no trânsito dentro de transportes públicos, tornando horas menos úteis em momentos de enriquecimento e distração.”

Labi Mendonça

 

“Numa época em que o bem mais escasso que temos é tempo, consigo aproveitar o trânsito, o passeio com o cachorro ou qualquer fila interminável que enfrentamos vez ou outra para ouvir programas com informação e diversão, com o tema e conteúdo que eu quero consumido quando e onde eu posso.”

Alexandre Gorgulho

 

“Creio que o principal fundamento para utilização da mídia Podcast seja a otimização do tempo ocioso com algo relevante e que possibilite aprendizado, crescimento e reflexão! Já imaginou,  enquanto usa o vaso sanitário, dirige, caminha ou espera aquela fila chata andar, poder ouvir um bom papo, ou um assunto interessante, que proporcione via transmissão de  conhecimento uma real mudança na sua vida?  Isso existe: Chama-se Podcast!”

Marcio Pires

 

Gosto de podcasts porque tratam de assuntos específicos de meu interesse, atualmente assino 38. Não é como TV que pulveriza diversos assuntos afim de atingir o maior número de telespectadores. Podcast vai ao ponto. Ouço no banheiro e no trânsito – comprei um caixinha de som bluetooth resistente à água para evitar exposição do celular à umidade do banheiro.”

Francisco Almeida

 

“Ouço podcasts pois é uma excelente forma de potencializar o conhecimento aproveitando melhor o tempo. Ouço enquanto dirijo, enquanto estou em vôo, enquanto pedalo e até enquanto lavo louça. Escolho conteúdos que me provocam, motivam e que me façam “sair da inércia” (sabe onde aprendi esse termo né?). Entendo que o podcast se tornará uma ferramenta de educação cada vez mais útil no processo de evolução do ensino. Para eu, que hoje sou da área comercial de um bancão, isso é munição para eu conversar com clientes e formar opiniões consistentes. Agora entre nós, eu não consigo imaginar o quão ignorante/pocotó eu seria se não tivesse descoberto o Café Brasil lá em 2007 pelo Primeiro Programa. E como consequência do cafezinho, hoje sigo outros como o LiderCast, Mises Brasil, GV Cast, GunCast, Freakonomics, CBN, etc.”

Luciano Mattos

 

“Bom dia, boa tarde, boa noite, sou Alex Ferreira 48 anos, empresário e artista plástico, pai, moro em Fortaleza-Ce e acho que a mídia Podcast é um divisor de águas em minha vida, já que me permite acessar conteúdo de qualidade, seja entretenimento ou educacional, e levá-lo comigo no trânsito (adoro engarrafamentos), em salas de espera, suprindo meus horários ociosos com informação. Me permitiu conhecer assuntos e pessoas, me abriu e abre diariamente os olhos e amente para o mundo. Obrigado podcasters  .”

Alex Ferreira

 

“Para mim, o podcast tem funcionado como uma espécie de Netflix do rádio. Eu ouço programas sobre o assunto que eu quiser, na hora em que mais me convém. Existe podcast sobre qualquer assunto e não precisa procurar muito para encontrar opiniões isentas e independentes, já que a grande maioria dos podcasts não está vinculado a nenhuma corporação. Tem também uma grande variedade de abordagens diferentes. Muitas vezes o mesmo assunto, quando abordado em podcasts diferentes, pode ter uma pegada mais séria ou mais leve e engraçada, sem prejuízo do conteúdo em si. Você pode escolher o que casa mais com sua personalidade, seu humor no momento, ou ouvir mais de um  para escutar os diferentes pontos de vista.

 Ultimamente, os conteúdos que mais tem feito com que eu reflita e reveja meus conceitos tem vindos dos podcasts que escuto. E tem aqueles podcasts que só ouço para me divertir mesmo. Acredito que essa seja uma mídia que vai crescer bastante no futuro. Além de toda a variedade de conteúdo, é uma mídia bastante inclusiva, com baixa barreira de entrada. Basta ter acesso à internet para baixar os episódios e depois ouvir, seja do seu telefone, mp3 player, computador, som do carro, etc.”

Paulo Souza

 

“Uso podcast para me distrair e principalmente me instruir, geralmente ouço no trânsito, já cheguei até dar umas voltas a mais no quarterão apenas para encerrar um episódio que estava ouvindo. É incrivel o que essa mídia pode proporcionar, já me peguei rindo em voz alta por diversas vezes e até cheguei a chorar em algumas poucas ocasiões ( o mais marcante foi o episodio 192 – mães que se foram ). Já realizei várias compras basedas nas indicações que recebi nos podcasts, livros, dvds, cinema, softwares, etc.

Hoje não consigo viver mais sem essa mídia e para conseguir ouvir todos os programas que aprecio faço uso de um software que aumenta a velocidade de execução em até 2 vezes e meia, assim consigo ouvir mais episódios no mesmo trajeto de carro.”

Rogério Missio.

 

“A mídia podcast é extremamente relevante no mundo de hoje, pois com o acesso à internet o acesso às informações é abundante. Isto é excelente, contudo podemos nos perder neste mar de informações! Ao selecionar um podcast recebemos informações direcionadas ao tipo de mídia que nos interessa! Outra facilidade é o áudio, muito útil para otimizar nosso tempo de aprendizado ao realizarmos atividades mecânicas ou no transporte. Ou seja, os podcasts tem alavancado meu conhecimento há pelo menos 2 anos!!!”

Edson Teixeira

 

“Podcast é a diversificação do conhecimento, pode ser o assunto certo no momento exato, pode representar a sua mudança de vida, pode ser a antena para diversos assuntos desconhecidos, pode e quase sempre é um dos melhores momentos de lazer. Podcast é com certeza o nosso futuro e pode ser uma das melhores formas de se conhecer, aproveitar e curtir todos os momentos presentes e passados. Podcast, pode ser um cafezinho ou qualquer assunto do seu interesse, desde que seja produzido com o amor, seriedade e a inteligência do Café Brasil!”

 Ernani Vilachan

 

“Imagina se existisse um programa de rádio sobre o assunto que você quiser, um assunto que você adora. O Radialista pode ser qualquer um, qualquer pessoa mesmo, disposta a compartilhar e discutir qualquer conhecimento sobre qualquer assunto. E esse programa não nem hora marcada, você escuta quando tem tempo! Você pode ouvi-lo no seu smartphone, computador, tablet, tv, e até no rádio do carro! Não seria maravilhoso? Pois então, esse programa existe e se chama Podcast.”

Tiago Leitão

 

“O que me faz ficar nesta mídia hoje é a praticidade de escolher os programas que quero (ouvir ou assistir, pois tem alguns em vídeo também) e salvar para ouvir quando e onde eu tiver disponibilidade. Hoje ouço enquanto dirijo, enquanto tomo banho e algumas vezes enquanto estou trabalhando. Para mim não só o podcast veio para ficar como o streaming em geral.”

Raphael

 

“Podcasts são arquivos de áudio, geralmente no formato mp3, que podemos baixar no site do produtor do conteúdo ou através de aplicativos próprios para smartphones e tablets.Eu gosto de ouvir podcasts no trajeto casa/trabalho ou trabalho/casa porque é uma boa maneira de utilizar este tempo livre para agregar conhecimento e abrir novas perspectivas de entender o mundo.”

Anderson Silveira

 

“Duas vantagens dos podcasts:

– salvar a mídia e poder ouvir/ver quando for conveniente.

– você vai direto ao ponto. Procura um podcast sobre assuntos do seu interesse e lá está, sem enrolação, aquilo que você procurava.

Ah, mas isso você consegue em outras fontes… É verdade.Mas o podcast tem uma característica que não sei nomear com um adjetivo ou explicar em um exemplo direto… Então lá vai:

Acredito que a pessoa que ouve podcast tem o mesmo benefício que um chef de cozinha tem ao ir escolher seus ingredientes direto na fonte, ao invés de compra-los no mercado ou pedir ao assistente pra escolher. Não existem intermediários, está tudo lá a disposição, você pega o que te agrada, acaba encontrando coisas que não estava buscando, amplia suas opções… Mas é preciso ir lá.
O podcast é assim. A pessoa tem que dar uma chance a ele para conhecer os benefícios…”

Ana Paula Maia

 

“Utilizo a mídia podcast como complemento de minhas leituras e estudos. Podcast é um formato que me é muito útil por sua portabilidade. Ouço no caminho para o trabalho e de volta para casa. Uma das coisas que mais gosto é o público específico que a mídia alcança. Eu, por exemplo, utilizo para saber das novidades de cinema e literatura, estar sempre com o inglês em dia, para aprender italiano, sobre empreendedorismo e liderança, política, economia e filosofia. Ou seja, ouço para aprender e aprimorar conhecimentos.”

Eduardo Carvalho

 

“Comecei utilizando a mídia para matar o tempo durante longas viagens de carro ou quando vou a academia. Como sou curioso por natureza, acabei encontrando um universo imenso de possibilidades a descobrir. Há podcasts sobre praticamente todos os assuntos possíveis, tratados por gente com as mais diversas opiniões, alguns elaborados com um nível de profissionalismo e qualidade destacados. Além de aprender muito e matar o tempo (meu objetivo inicial, que ficou há muito para trás), uso o podcast para praticar outras línguas.”

Giovanni Ribeiro

 

“Imagine um universo onde existam “estações de rádio” onde o conteúdo é feito por pessoas que gostam de um determinado assunto para pessoas que gostam de ouvir falar deste assunto, este é o Podcast. Dentro dele você pode escolher sobre que assunto irá escutar, a hora que irá escutar e o dia que irá escutar.”. Este foi o resumo de um amigo ao tentar explicar o que era o Podcast, após este resumo ele me indicou alguns Podcasts seguindo o que ele conhecia sobre mim, e assim eu fui “abduzido” por esta nova mídia. 
Desde então minhas viagens de carro a trabalho, meu deslocamento dentro da cidade e minhas faxinas tem sido mais enriquecedoras de cultura e conhecimento.”

Christian Lugarini

 

“Eu primeiro conheci café Brasil e graças a este pude entrar no universo dos podcasts, foi incrível, e vou dizer por quê… Eu cresci com muitas certezas que me convertiam numa pessoa chata, sabe aquela pessoa que leu livros demais e viveu experiências de menos? Eu era alguém que defendia teorias nunca vividas nem vistas por mim na prática. Daí você pode me perguntar qual a relação disso com podcast, com Café Brasil? É simples, o Luciano Pires entrou na minha cabeça com uma marreta e quebrou todas as paredes que eu havia criado! Como é bom escutar alguém com conhecimento de causa, que sabe se expressar e que sabe daquilo que expressa. É bom ter alguém que toda semana faz questão (e isso implica um esforço enorme) de implicar com a nossa mente, com as nossas certezas, nosso raciocínio, enfim, como é bom ser levado à reflexão de uma maneira tão gostosa e bem elaborado, como é a do café Brasil por exemplo. Enfim, ao universo do Podcast eu só tenho a agradecer.”

Dyefersson Richter

 

“Até 4 anos atrás eu não sabia da existência dos podcasts, e o primeiro que conheci através de indicação da minha irmã, foi justamente o Café Brasil. Gostei muito e me interessei por outros. Hoje, sigo semanalmente algo em torno de 7 podcasts dos mais diversos temas. O que tenho a dizer sobre o assunto é o seguinte:  O que mais gosto é a versatilidade da mídia. Posso acompanhar enquanto estou no trânsito, em casa, no trabalho, nas pescarias, em qualquer lugar. Além disso, posso utilizar os temas mais pertinentes na minha empresa para passar alguma mensagem e fazer meu pessoal pensar melhor. Podcasts são gradientes de aprendizado.”

Gustavo Benites

 

“Eu comecei a escutar podcast porque um amigo me mostrou e eu achei excelente! É uma mídia autêntica, espontânea, eclética e muito educativa. Adoro ouvir nos trajetos de carro, faz o tempo passar mais rápido e a sensação de perder tempo deixa de existir. Algumas vezes eu até demoro alguns minutinhos no carro só pra ouvir o final do podcast. Os podcasts que escuto oferecem-me um conteúdo do qual eu não tive ou não tenho acesso em outras mídias ou na escola ou na faculdade. É algo que completa meu intelecto e me diverte na mesma medida!”

Lana Mesquita

 

“Bom, pra você que ainda não sabe o que é PodCast. Podcast é um universo audível, um mar profundo feito de ondas sonoras onde os pescadores perspicazes podem achar por entre as redes muitos risos, sabedoria, reflexão, paixão, história, ficção, cinema, empreendedorismo, games, fofocas, notícias, culinária, besteirol, enfim, acha-se de tudo e mais um pouco.

Você torna aquele momento improdutivo, aquela viagem longa, aquela fila de banco, aquela espera de consultório, aquele metrô lotado, aquela caminhada matutina em um momento especial somente seu, que você escolheu passar ouvindo algo que te agrega, que te tira da solidão, que te agrada em meio os momentos de tédio do nosso cotidiano.

Não espere mais para fazer parte desse mundo, bote seus fones de ouvido e boa viagem!”

Luiz Filipi Souza

 

“Sou gerente de vendas e passo grande parte de meu tempo viajando. Gosto de escutar rádio para me manter informado e por que acho nela programas que não estão corrompidos pelo PT e pela esquerda como o restante de nossos meios de comunicação. Não aguentava mais uma bandeirantes, globo, UOL, band News e CBN apresentando a notícia distorcida segundo seus filtros ideológicos. Achei na Jovem Pan algo mais aberto e com possibilidade de pensamento crítico. Lá existem os dois lados. Porém as rádios tem um pequeno problema. Nem sempre vc consegue escutar. Várias vezes tive de interromper uma transmissão que estava gostando por falta de sinal de internet (durante o voo por exemplo).

É ai que os podcasts caíram como uma luva para mim. Eu posso escuta-los a qualquer hora. Está liberdade é fundamental para mim que preciso gerenciar muito bem meu escasso tempo. (PS: tá ai um tema maneiro para o líder cast : gestão de tempo). E o mais legal, existe uma infinidade de temas que posso escutar. Posso estudar francês, inglese, fotografia, política, besteiras pra rir, etc.

Esta liberdade que os podcasts nos dão é fundamental para mim. Assim eles passaram a ser uma ferramenta de aprimoramento, entretenimento e de relaxamento.

Espero que tenha sido útil, como vc é para mim. Já te considero um amigo, apesar de não conhece-lo pessoalmente.”

Luiz Moreira

 

“Para mim o podcast é melhor forma de atualização, como não gosto de assistir jornais televisivos, acompanhar sites de notícias, pois acho que nenhumas das informações veiculadas nesses lugares me ajudarão a atingir meus objetivos, busco no podcast essas informações, pois lá você tem diversos assuntos (economia, comédia, liderança, empreendedorismo, etc), de diversas visões diferentes e de diversas épocas (podemos ver um que o economista falava há uns 5 anos atrás pelo menos).

Além de poder baixar e escutar no metro e em outros lugares. Para quem tem Iphone não existe desculpa para utilizar o app Podcast.”

Adam Menegoli