Resumos do Café Brasil

Lidercast
681 – Agrotóxicos: remédio ou veneno

Agrotóxicos surgiram na Segunda Guerra Mundial, para funcionar como armas químicas. Depois da Guerra o produto passou a ser utilizado como defensivo agrícola, também conhecido como pesticida, praguicida ou produto fitossanitário. Na legislação brasileira, o termo utilizado é agrotóxico. E acaba de ser aprovado um projeto que flexibiliza a liberação e uso dos agrotóxicos. Vixe… será que vamos todos morrer envenenados?

| 04/09/2019 - Luciano Pires
LíderCast 166 – Juliana e Abbey Alabi

O Abbey é um imigrante africano, que chegou ao Brasil para estudar, quebrou a cara, e hoje abre oportunidades de futuro para pessoas de classes mais baixas. E a Juliana é o porto seguro, o braço direito e a esposa, que divide com ele os sonhos. 

| 22/08/2019 - Luciano Pires
677 – Teorias da Conspiração

Vivemos numa sociedade assolada por grandes acontecimentos. Acidentes, tragédias e guerras, dando origem a teorias da conspiração, que lidam com alguns de nossos desejos, medos e suposições mais profundos sobre o mundo. Ao acreditar que eventos são controlados por entes poderosos, as teorias da conspiração dão suporte para aquela nossa sensação de que grandes acontecimentos têm grandes causas. E ajudam a explicar o que acontece em torno de nós.
Mas tem quem exagera…

| 07/08/2019 - Luciano Pires
LíderCast 163 – Amanda Sindman

Profissional de comunicação, jornalista e mulher trans. Um papo sobre comunicação, desafios, sair do armário e… conservadorismo.

| 01/08/2019 - Luciano Pires
676 – Homem na Lua 2

Cinquenta anos atrás o homem pousou na Lua. Mas parece que cada vez mais gente não acredita nisso. Enquanto eram os anciãos da antiga, era só uma piada. Mas agora é uma molecada, a maioria nascida depois do pouso do homem na Lua, espalhando suas teorias por centenas de blogs, páginas e vídeos…
Que dureza…

| 31/07/2019 - Luciano Pires
675 – Homem na lua

Em 20 de Julho de 1969 uma nave feita pelo homem pousou na Lua. E de dentro dela dois seres humanos saíram, para realizar talvez o maior feito da história da humanidade. Um pequeno passo para o homem, um gigantesco salto para a humanidade, foram as palavras de Neil Armstrong.

E lá se vão 50 anos…

| 24/07/2019 - Luciano Pires
672 – A mão invisível do mercado

Você certamente já ouviu falar de livre mercado, aquele lugar mágico onde as trocas voluntárias e as leis de oferta e procura são a base da economia. A característica mais importante é a ausência da coerção nas transações. O que acontece é por livre e espontânea vontade, sem a mão peluda do estado.
E um dia alguém disse que o mercado tinha uma mão invisível…

| 03/07/2019 - Luciano Pires
662 – A importância da cultura

Qual a importância da cultura? Que baita pergunta do ouvinte Wagner. Cultura são todas aquelas manifestações materiais, espirituais e ideológicas que representam uma ou várias pessoas e que as identificam como parte de um conjunto maior de indivíduos. Essa é a definição dos dicionários, Wagner. Mas entendo que sua pergunta está focada mais nas representações culturais como a arte, certo? Vou tratar delas, sim, mas preciso antes dar uma olhada no todo.
Posso entrar?

| 24/04/2019 - Luciano Pires
LíderCast 149 – Ronaldo Tenório

Empreendedor, que vem lá do nordeste para mudar a vida de milhões de pessoas com um aplicativo, o Hands Talk, que ganha prêmios em todo o mundo e está só começando a fazer acontecer. É uma conversa sobre como uma ideia e um grupo de jovens com vontade e habilidade pode mudar vidas. No mundo todo.

| 18/04/2019 - Luciano Pires
661 – A teoria do valor subjetivo

O mercado é o resultado da interação entre milhões de pessoas. Acontece em qualquer lugar onde existir liberdade.

| 17/04/2019 - Luciano Pires
660 – Na esquina da sua casa

Não espere que o Estado se preocupe com o indivíduo. O Estado age pensando em grupos, no atacado, sem coração, sem empatia. É você quem pode causar um impacto imediato, poderoso e duradouro agindo na esquina da sua casa. Entendeu? Na esquina da sua casa.

| 10/04/2019 - Luciano Pires
659 – Empreendedorismo no Palco

Muitos anos atrás, acho que uns 20, fui convidado para participar de um programa matinal de televisão. Um daqueles programas femininos, onde eu falaria sobre liderança. Chegando lá eu soube que dividiria o espaço com uma pessoa que eu não conhecia, que me foi apresentado como um palestrante. O programa rodou normalmente, respondi às perguntas sobre o mundo dos negócios. Quando chegou a vez do meu parceiro de entrevistas, o sujeito se modificou. Foi como se uma entidade tivesse baixado nele. Mudou o tom de voz, começou a discursar um texto evidentemente decorado, com o tom da voz acima do normal e uma postura de agressividade que chamava atenção.
De repente, ele se põe em pé e vai realizar a dinâmica da madeira. Aquela em que pega uma placa de madeira para alguém quebrar com a mão. Você já deve ter visto… Ele fez isso com um dos ajudantes da apresentadora.
Quando o rapaz quebrou a placa, o sujeito começou a gritar:
“Viu só? Você pode! Você tem a força! Você pode conseguir o que quiser…”
Meu, que vergonha, cara… Será que é só querer pra fazer?
Bom dia, boa tarde, boa noite. Você está no Café Brasil e eu sou o Luciano Pires.
Posso entrar?

| 03/04/2019 - Luciano Pires
LíderCast 146 – Cândido Pessoa

Um intelectual, professor no Paradigma centro de Ciências do Comportamento. Olha! É um papo delicioso sobre o comportamento das pessoas em sociedade. Cara! É fascinante!

| 28/03/2019 - Luciano Pires
657 – Brumadinho e a Challenger

A tragédia da explosão da Challenger em 1986 marcou toda uma geração. E o que fez daquela tragédia algo ainda mais aterrorizante é que ela poderia ter sido evitada. Assim como Brumadinho.

| 20/03/2019 - Luciano Pires
644 – Apresentação da PodPesquisa 2018

No dia 7 de dezembro de 2018 a ABPOD – Associação Brasileira de Podcasters, em conjunto com a rádio CBN, realizou um evento para apresentar ao mercado a PodPesquisa 2018. No programa de hoje reproduziremos o áudio desse evento.
Posso entrar?

| 19/12/2018 - Luciano Pires
LíderCast 135 – Thalis Antunes

Gestor de Conteúdo da Campus Party, que tinha tudo para ser apenas um nerd mas voou alto e hoje coordena o conteúdo do principal acontecimento tecnológico realizado no Brasil.

| 06/12/2018 - Luciano Pires