Artigos do Café Brasil

Podcast Café Brasil com Luciano Pires
Café Brasil 671 – Antifrágil

Um dos livros sumarizados no Café Brasil Premium foi o Antifrágil, de Nassim Nicholas Taleb, um daqueles raros livros que, quando surgem, causam um impacto capaz de mudar a visão de mundo de muitas pessoas. Além disso, foi um livro muito solicitado por assinantes do Café Brasil Premium, e me proporcionou a oportunidade para uma releitura. No fim, como sempre, quem mais sai ganhando sou eu. Neste Café Brasil especial, muito oportuno para o momento que vivemos, você vai receber a íntegra do Podsumário Antifrágil.

| 26/06/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 188 – O coeficiente de trouxidão

É seu coeficiente de trouxidão, com a suspensão voluntária da incredulidade, que deixa você à mercê dos psicopatas.

| 24/06/2019 - Luciano Pires
TRIVIUM: CAPITULO 2 – AMBIGUIDADE DA LINGUAGEM (parte 10)
Alexandre Gomes

Já que uma PALAVRA é um SÍMBOLO, um SIGNO ARBITRÁRIO ao qual é imposto um significado por convenção, é natural que esteja sujeita (a palavra) à AMBIGUIDADE. E isso pode surgir de alguns pontos: DO TEMPO: no curso do tempo, vários significados foram impostos à palavra. E essa ambiguidade pode ser tanto pelo som, como […]

| 21/06/2019 - Alexandre Gomes
O salário do professor brasileiro é um dos mais baixos do mundo
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

Matéria de ontem no jornal O Globo nos lembra um fato que é amplamente reconhecido: os professores brasileiros estão entre os que recebem os menores salários no mundo inteiro. Em relação aos membros da OCDE, ficamos em último lugar. Os salários dos professores brasileiros no topo da carreira correspondem à metade dos salários dos professores […]

| 21/06/2019 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
Cafezinho 187 – Quem merece seu tempo de vida

Meu tempo de vida está sendo enriquecido ou só desperdiçado?

| 21/06/2019 - Luciano Pires
LíderCast 157 – Marcel Van Hattem

Marcel Van Hattem é um jovem Deputado Federal pelo partido Novo, cuja atuação tem chamado atenção pela garra na defesa das ideias liberais. Neste LíderCast, um pouco de sua história e visão para a construção de um Brasil melhor.

| 20/06/2019 - Luciano Pires
670 – A nova Previdência

No dia 12 de Junho fomos à Brasília e, no Ministério da Economia pudemos conversar livremente com uma das vozes da Nova Previdência. E que voz. Conversamos com o Bruno Bianco Leal, secretário especial adjunto de Previdência e Trabalho. Bruno é um dos arquitetos da Nova Previdência.

| 19/06/2019 - Luciano Pires
As cigarras, as formigas e o tal do viés ideológico
Carlos Nepomuceno

RESUMO DA LIVE: LIVE COMPLETA.

| 18/06/2019 - Carlos Nepomuceno
Cafezinho 186 – A disciplina intelectual

Na definição dos dicionários, disciplina é o conjunto de regras ou ordens que regem o comportamento de uma pessoa ou coletividade. Mas aí aparece a disciplina intelectual.

| 17/06/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 185 – O princípio Eisenhower

Dê uma olhada nas pautas em discussão nas mídias. Veja o que ocupa espaço e você verá nossa dificuldade em separar o urgente do importante.

| 14/06/2019 - Luciano Pires
Komsomol brasileiro
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

Um dos métodos mais eficazes para garantir a lavagem cerebral nos jovens de tenra idade (muitas vezes órfãos, vítimas da guerra ou dos pavorosos assassinatos em massa ordenados por Stalin) na ex-União Soviética era o Komsomol, uma organização juvenil do partido comunista que dirigiu o País de 1917 (em termos) até a derrocada em 1991. […]

| 13/06/2019 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
O terrorismo do país da mesada
Carlos Nepomuceno

LIVE COMPLETA.

| 13/06/2019 - Carlos Nepomuceno
LíderCast 156 – Karina Oliani e Carlos Morey

Aproveitando que o Everest está sendo discutido na sociedade, por conta de um congestionamento próximo do topo, recupero um papo sensacional que bati com dois montanhistas queridos em 2014. Talvez ajude você a compreender o que faz um louco ir até lá.

| 13/06/2019 - Luciano Pires
Música por quilo

Cara… tive um sonho muito maluco esta semana! Mas antes de te contar o sonho, vou te falar do estado de espírito em que eu me encontrava um pouco antes de me deitar nessa noite. Eram umas onze horas e o telefone tocou. Era meu amigo Laércio (músico) me contando que estava dando graças pelo […]

| 13/06/2019 - Chiquinho Rodrigues
669 – Fora da Caixa 2

Você não precisa inventar a lâmpada para ser original. Dá para ser original combinando ideias já existentes e expressando a sua verdade. E a única coisa que você perde no esforço de ser criativo e original é… o esforço. Que pode trazer recompensas inimagináveis, se der certo.

Posso entrar?

| 12/06/2019 - Luciano Pires