Artigos do Café Brasil

Artigos Café Brasil
683 – O peixe

E aí, hein? Dar o peixe ou ensinar a pescar? Será que se você ensinar a pescar, as pessoas magicamente vão mudar? Ou é preciso ir um pouco mais longe? Olha, a mudança aparece quem a quer. E é nessa praia que vamos hoje.

Posso entrar?

| 18/09/2019 - Luciano Pires
LíderCast 169 – Marília Guimarães e Eduardo Dantas

Marilia Guimarães e Eduardo Dantas – a dupla responsável pelo canal Entendendo o iPhone que, diretamente de Aracaju, já soma quatro certificações Apple e tornou-se especialista em dispositivos IOS. Marilia tem um jeitinho todo próprio e bem-humorado de ensinar a gente as manhas dos iPhones.

| 12/09/2019 - Luciano Pires
Viva Narciso
Jota Fagner - Origens do Brasil

A nossa vaidade nos impede de construir um ambiente mais tolerável A palavra “insentão”, popularizada nos últimos anos, serve para classificar a pessoa que não se deixa iludir pelo canto da sereia da direita ou da esquerda. O grande problema é achar que todas as visões de mundo se resumem a esses dois espectros. Pior […]

| 06/09/2019 - Jota Fagner em Origens do Brasil
O hábito da leitura e seu impacto no desenvolvimento
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

O hábito da leitura e seu impacto no desenvolvimento  “A leitura é a chave para se ter um universo de ideias e uma tempestade de palavras.” Eduarda Taynara Gonçalves Pereira  (ex-aluna da EEEP Manoel Mano, em Crateús, CE) 1. O fato O recém-divulgado Anuário Brasileiro da Educação Básica, organizado pelo movimento Todos pela Educação, traz […]

| 06/09/2019 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
681 – Agrotóxicos: remédio ou veneno

Agrotóxicos surgiram na Segunda Guerra Mundial, para funcionar como armas químicas. Depois da Guerra o produto passou a ser utilizado como defensivo agrícola, também conhecido como pesticida, praguicida ou produto fitossanitário. Na legislação brasileira, o termo utilizado é agrotóxico. E acaba de ser aprovado um projeto que flexibiliza a liberação e uso dos agrotóxicos. Vixe… será que vamos todos morrer envenenados?

| 04/09/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 208 – O Mas

Preste atenção em quem usa o “mas” como desculpa ou como negação.

| 02/09/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 207 – As Tiriricas

Cerca de vinte anos atrás, Orlando Villas Boas fez uma profecia que está se tornando realidade.

| 30/08/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 205 – Agrotóxicos – melhor seria não usar V

O problema do agrotóxico no Brasil não é dos Ministérios da Agricultura ou Meio Ambiente.

| 23/08/2019 - Luciano Pires
LíderCast 166 – Juliana e Abbey Alabi

O Abbey é um imigrante africano, que chegou ao Brasil para estudar, quebrou a cara, e hoje abre oportunidades de futuro para pessoas de classes mais baixas. E a Juliana é o porto seguro, o braço direito e a esposa, que divide com ele os sonhos. 

| 22/08/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 204 – Agrotóxicos – melhor seria não usar IV

Ainda existe hoje uma cultura, muito estimulada por ONGs e pela mídia, sobre situações que muitas vezes não são embasadas cientificamente.

| 19/08/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 203 – Agrotóxicos – melhor seria não usar III

Quem é o idiota que quer deliberadamente envenenar seus clientes?

| 16/08/2019 - Luciano Pires
Homenagem aos Economistas 2019
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Homenagem aos Economistas 2019 Memoráveis citações “O Brasil é um país onde você passa quinze dias fora e muda tudo, mas passa quinze anos fora e não muda nada.” Cássio Casseb  “Quando alguém tem a vocação da riqueza, mas sem a vocação do trabalho, a resultante desses impulsos discrepantes é uma só: dívidas.” Machado de […]

| 13/08/2019 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 202 – Agrotóxicos – melhor seria não usar II

Se não bastassem as dificuldades para comprar, transportar e armazenar, como comentei no Cafezinho anterior, eles não são nada baratos.

| 12/08/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 201 – Agrotóxicos – melhor seria não usar

Agrotóxicos são a bola da vez. Da forma como é espalhada a informação, parece que defensivos agrícolas estão à disposição de qualquer cidadão, como um remédio na farmácia, não é?

| 09/08/2019 - Luciano Pires
Crescendo a passos de tartaruga
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Crescendo a passos de tartaruga  Retrocesso relativo “Liberalismo é uma forma bastante sofisticada de o Estado intervir na economia!” Marcos Lisboa Como parte da intensa programação lavada a cabo pelo Espaço Democrático, a fundação responsável por pesquisas e formação do PSD, foi realizada a palestra sobre “Desafios da Economia Brasileira” ministrada pelo economista Marcos Lisboa, […]

| 08/08/2019 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
677 – Teorias da Conspiração

Vivemos numa sociedade assolada por grandes acontecimentos. Acidentes, tragédias e guerras, dando origem a teorias da conspiração, que lidam com alguns de nossos desejos, medos e suposições mais profundos sobre o mundo. Ao acreditar que eventos são controlados por entes poderosos, as teorias da conspiração dão suporte para aquela nossa sensação de que grandes acontecimentos têm grandes causas. E ajudam a explicar o que acontece em torno de nós.
Mas tem quem exagera…

| 07/08/2019 - Luciano Pires