Todo conteúdo do Café Brasil

Portal Café Brasil
Cafezinho 81 – A Confederação

A Confederação mais eficiente do Brasil é a dos bandidos.

| 18/06/2018 - Luciano Pires
Solidão em rede: estamos cada vez mais solitários
Mauro Segura - Transformação

Vivemos a “cultura do estresse”, de não perder tempo e usar cada minuto para sermos mais produtivos. Mas isso tem um preço.

| 17/06/2018 - Mauro Segura em Transformação
Cafezinho 80 – A Copa que era nossa

Ao contrário do que acreditam coxinhas e petralhas, o mundo não gira em torno de suas fixações. Nem tudo é política.

| 15/06/2018 - Luciano Pires
617 – O Clube da Música Autoral

Uma das coisas mais fascinantes de quem se dispõe, como eu, a ser um gerador de conteúdo, é perceber que algumas pessoas se sentem tão inspiradas com nosso trabalho que partem para a ação. Mudam hábitos, mudam processos, mudam perspectivas, mudam a vida. E algumas vão ainda mais longe, partindo para também criar conteúdos e assim influenciar outras pessoas. Lembra da história da pedrinha no lago, hein? Pois é. E alguns fazem isso muito bem feito, como você verá neste programa. E de quebra, você ainda vai curtir um clássico, O portão, de Roberto e Erasmo Carlos.

Posso entrar?

| 13/06/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 79 – Desengajados Ativos

Engajamento vem do francês engager, que quer dizer “se comprometer”.

| 11/06/2018 - Luciano Pires
1936, 1984, 1918
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

A guerra civil espanhola (1936-1939) foi assustadora, cruel, mas teve seus lances tragicômicos. Um deles era a eterna bagunça entre as muitas facções que formavam as Forças Republicanas, compostas de anarquistas, comunistas, brigadas internacionais e outros aliados de pura conveniência, apoiados por uma insuspeita União Soviética, louca para expandir seu império de terror stalinista. Juntar […]

| 08/06/2018 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Cafezinho 78 – Motivação e engajamento

Motivação é uma intenção pessoal, engajamento é um compromisso.

| 08/06/2018 - Luciano Pires
616 – Na média

Num ambiente construído para que as pessoas fiquem “na média”, o resultado será esse mesmo: gente média, conformada com o médio. E, pior, com inveja dos que parecerem acima da média.

| 06/06/2018 - Luciano Pires
Região de conflito duplamente em foco
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Região de conflito duplamente em foco “Fronteiras? Nunca vi uma. Mas ouvi dizer que existem na mente de algumas pessoas.” Thor Heyerdahl Não é sempre que alguns dos focos mais controvertidos das relações internacionais – casos da relação entre Israel e Palestina, das migrações em massa e dos refugiados – chegam ao público por meio […]

| 05/06/2018 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 77 – Sobre caráter

Todo mundo tem a capacidade de saber o que é certo e o que é errado, mas nem todos têm a capacidade de agir a respeito.

| 04/06/2018 - Luciano Pires
O dia seguinte

Com o aumento considerável do mercado de palestrantes nos últimos anos, sinto que aumentou também o questionamento sobre a eficácia de palestras para alcance de resultados dentro de empresas. A relação custo x benefício tem sido cada vez mais difícil de comprovar. E o incômodo sobre o que acontece depois que o palestrante vai embora é cada vez mais persistente.

| 01/06/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 76 – Na média

Nos habituamos com a mediocridade. Com a média. E se o ambiente que nos cerca não nos desafia a usar os talentos nos quais somos ótimos, seremos o quê? Ora, cidadãos médios. Cidadãs médias…

| 01/06/2018 - Luciano Pires
LíderCast 111 – Tiemi Yamashita

LíderCast 111 – Hoje conversamos com Tiemi Yamashita, uma brasileira que se achava japonesa e, no Japão, descobriu que era brasileira. E volta para disseminar o conceito do Mottainai, a eliminação do desperdício, que nos ensina uma forma diferente de encarar o mundo.

| 01/06/2018 - Ciça Camargo
O Brasil rumo à OCDE em 2021
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

O Brasil rumo à OCDE em 2021[1] Introdução Em 30 de maio de 2017, o Brasil formalizou a solicitação de entrada na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com sede em Paris e composta por 37 países membros na atualidade: 1. Áustria; 2. Bélgica; 3. Dinamarca; 4. França; 5. Islândia; 6. Grécia; 7. […]

| 31/05/2018 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
615 – Fake News? Procure o viés

Nova Iorque, madrugada de março de 1964. No bairro do Queens, a mais ou menos 20 minutos de trem de Manhattan, uma moça de 28 anos chamada Kitty Genovese, voltava do trabalho caminhando para casa pela rua escura. De repente, um homem salta sobre ela e a esfaqueia nas costas. Genovese grita! O ataque acontece num intervalo de 30 minutos e 38 testemunhas moradoras do prédio em frente ouviram, mas ninguém apareceu para ajudar. O impacto daquele caso provocou profundas mudanças na sociedade norte-americana, com o surgimento do serviço de chamados de emergência 911, serviços de prevenção a estupros e socorro às vítimas, grupos de ajuda, serviços de monitoramento em bairros e uma discussão gigantesca sobre comportamento humano. centenas de livros, artigos de jornais, revistas….

Mas… e se a história for falsa?

| 30/05/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 75 – Os exemplos

O mundo está repleto de exemplos de empresas e pessoas extraordinárias, que contam suas ideias inovadoras. Mas parece que a gente não aprende.

| 28/05/2018 - Luciano Pires