Todo conteúdo do Café Brasil

Artigos Café Brasil
Cafezinho 82 – Paciência

O que uma árvore frondosa precisa para se manter firme são raízes profundas, que levam tempo para crescer.

| 22/06/2018 - Luciano Pires
LíderCast 112 – Paulo Rabello de Castro

Professor, consultor, com vasta experiência no setor privado, ex-presidente do IBGE e do BNDES e agora candidato a Presidente da República. Tempo de gravação: 01 horas, 31 minutos e 33 segundos

| 21/06/2018 - Luciano Pires
618 – No Toca Fitas Do Meu Carro – Scary Pockets

Mais um programa musical. E daqueles, cara. Você sabe que parte de meu trabalho é pesquisar músicas para os programas, não é? E nessa tarefa eu acabo encontrado cada coisa cara, muito legal, que eu vou juntando, até que um dia dá um programa. Como hoje, quando vou apresentar pra você um grupo de amigos que se junta pra curtir. E sai um funk irresistível. A turma do Scary Pockets.

| 20/06/2018 - Luciano Pires
Lições de viagem 11 – Santa Catarina
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Lições de viagem 11 Santa Catarina e seus diferenciais  Percebi que me encontrava num estado diferenciado na primeira vez que estive em Santa Catarina, em 1980, quando fui ministrar aulas em dois cursos de formação política para estudantes universitários, nas cidades de Joinville e Blumenau. Lembro-me que esta última tinha sido atingida, semanas antes, por […]

| 19/06/2018 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 81 – A Confederação

A Confederação mais eficiente do Brasil é a dos bandidos.

| 18/06/2018 - Luciano Pires
Solidão em rede: estamos cada vez mais solitários
Mauro Segura - Transformação

Vivemos a “cultura do estresse”, de não perder tempo e usar cada minuto para sermos mais produtivos. Mas isso tem um preço.

| 17/06/2018 - Mauro Segura em Transformação
Cafezinho 80 – A Copa que era nossa

Ao contrário do que acreditam coxinhas e petralhas, o mundo não gira em torno de suas fixações. Nem tudo é política.

| 15/06/2018 - Luciano Pires
617 – O Clube da Música Autoral

Uma das coisas mais fascinantes de quem se dispõe, como eu, a ser um gerador de conteúdo, é perceber que algumas pessoas se sentem tão inspiradas com nosso trabalho que partem para a ação. Mudam hábitos, mudam processos, mudam perspectivas, mudam a vida. E algumas vão ainda mais longe, partindo para também criar conteúdos e assim influenciar outras pessoas. Lembra da história da pedrinha no lago, hein? Pois é. E alguns fazem isso muito bem feito, como você verá neste programa. E de quebra, você ainda vai curtir um clássico, O portão, de Roberto e Erasmo Carlos.

Posso entrar?

| 13/06/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 79 – Desengajados Ativos

Engajamento vem do francês engager, que quer dizer “se comprometer”.

| 11/06/2018 - Luciano Pires
1936, 1984, 1918
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

A guerra civil espanhola (1936-1939) foi assustadora, cruel, mas teve seus lances tragicômicos. Um deles era a eterna bagunça entre as muitas facções que formavam as Forças Republicanas, compostas de anarquistas, comunistas, brigadas internacionais e outros aliados de pura conveniência, apoiados por uma insuspeita União Soviética, louca para expandir seu império de terror stalinista. Juntar […]

| 08/06/2018 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Cafezinho 78 – Motivação e engajamento

Motivação é uma intenção pessoal, engajamento é um compromisso.

| 08/06/2018 - Luciano Pires
616 – Na média

Num ambiente construído para que as pessoas fiquem “na média”, o resultado será esse mesmo: gente média, conformada com o médio. E, pior, com inveja dos que parecerem acima da média.

| 06/06/2018 - Luciano Pires
Região de conflito duplamente em foco
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Região de conflito duplamente em foco “Fronteiras? Nunca vi uma. Mas ouvi dizer que existem na mente de algumas pessoas.” Thor Heyerdahl Não é sempre que alguns dos focos mais controvertidos das relações internacionais – casos da relação entre Israel e Palestina, das migrações em massa e dos refugiados – chegam ao público por meio […]

| 05/06/2018 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 77 – Sobre caráter

Todo mundo tem a capacidade de saber o que é certo e o que é errado, mas nem todos têm a capacidade de agir a respeito.

| 04/06/2018 - Luciano Pires
O dia seguinte

Com o aumento considerável do mercado de palestrantes nos últimos anos, sinto que aumentou também o questionamento sobre a eficácia de palestras para alcance de resultados dentro de empresas. A relação custo x benefício tem sido cada vez mais difícil de comprovar. E o incômodo sobre o que acontece depois que o palestrante vai embora é cada vez mais persistente.

| 01/06/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 76 – Na média

Nos habituamos com a mediocridade. Com a média. E se o ambiente que nos cerca não nos desafia a usar os talentos nos quais somos ótimos, seremos o quê? Ora, cidadãos médios. Cidadãs médias…

| 01/06/2018 - Luciano Pires