Artigos do Café Brasil

Cafezinho 194 – O banco

E aquele monte de dinheiro à minha disposição? Esqueça. Não é para meu bico.

| 15/07/2019 - Luciano Pires
LíderCast 160 – Parker Treacy

Norte americano do setor automotivo ­financeiro, graduado pelas Universidades Duke e Harvard e  que decide empreender no Brasil no ramo de tecnologia de comunicações.

| 11/07/2019 - Luciano Pires
673 – LíderCast 12

Mais uma temporada do LíderCast, agora é a 12. Mais um elenco de primeira linha, com histórias da vida real, de vitórias, fracassos, medos e coragem. Tudo aquilo que a gente encontra no dia a dia, com aquela pegada que você só encontra no LiderCast. Hoje apresentamos o elenco.

| 10/07/2019 - Luciano Pires
Empolgados com a China
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

Amigos, acho impressionante como alguns brasileiros voltam extraordinariamente empolgados de suas viagens à China. Eles voltam encantados com a quase ausência da circulação de moeda física nas grandes cidades (e a impossibilidade de transações privadas), o reconhecimento facial onipresente (a realidade bruta e simples do Grande Irmão), a Huawei e a sua tecnologia 5g (que […]

| 03/07/2019 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
672 – A mão invisível do mercado

Você certamente já ouviu falar de livre mercado, aquele lugar mágico onde as trocas voluntárias e as leis de oferta e procura são a base da economia. A característica mais importante é a ausência da coerção nas transações. O que acontece é por livre e espontânea vontade, sem a mão peluda do estado.
E um dia alguém disse que o mercado tinha uma mão invisível…

| 03/07/2019 - Luciano Pires
670 – A nova Previdência

No dia 12 de Junho fomos à Brasília e, no Ministério da Economia pudemos conversar livremente com uma das vozes da Nova Previdência. E que voz. Conversamos com o Bruno Bianco Leal, secretário especial adjunto de Previdência e Trabalho. Bruno é um dos arquitetos da Nova Previdência.

| 19/06/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 185 – O princípio Eisenhower

Dê uma olhada nas pautas em discussão nas mídias. Veja o que ocupa espaço e você verá nossa dificuldade em separar o urgente do importante.

| 14/06/2019 - Luciano Pires
Teste de memória
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Teste de memória Coisas de um país chamado Brasil “No Brasil até o passado é incerto.” Pedro Malan Peço a você, amigo internauta, que leia atentamente os dois textos que se seguem e procure lembrar onde foi que os viu: Primeiro texto “… o sistema de previdência social volta a enfrentar uma nova crise financeira. […]

| 27/05/2019 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
LíderCast 149 – Ronaldo Tenório

Empreendedor, que vem lá do nordeste para mudar a vida de milhões de pessoas com um aplicativo, o Hands Talk, que ganha prêmios em todo o mundo e está só começando a fazer acontecer. É uma conversa sobre como uma ideia e um grupo de jovens com vontade e habilidade pode mudar vidas. No mundo todo.

| 18/04/2019 - Luciano Pires
661 – A teoria do valor subjetivo

O mercado é o resultado da interação entre milhões de pessoas. Acontece em qualquer lugar onde existir liberdade.

| 17/04/2019 - Luciano Pires
659 – Empreendedorismo no Palco

Muitos anos atrás, acho que uns 20, fui convidado para participar de um programa matinal de televisão. Um daqueles programas femininos, onde eu falaria sobre liderança. Chegando lá eu soube que dividiria o espaço com uma pessoa que eu não conhecia, que me foi apresentado como um palestrante. O programa rodou normalmente, respondi às perguntas sobre o mundo dos negócios. Quando chegou a vez do meu parceiro de entrevistas, o sujeito se modificou. Foi como se uma entidade tivesse baixado nele. Mudou o tom de voz, começou a discursar um texto evidentemente decorado, com o tom da voz acima do normal e uma postura de agressividade que chamava atenção.
De repente, ele se põe em pé e vai realizar a dinâmica da madeira. Aquela em que pega uma placa de madeira para alguém quebrar com a mão. Você já deve ter visto… Ele fez isso com um dos ajudantes da apresentadora.
Quando o rapaz quebrou a placa, o sujeito começou a gritar:
“Viu só? Você pode! Você tem a força! Você pode conseguir o que quiser…”
Meu, que vergonha, cara… Será que é só querer pra fazer?
Bom dia, boa tarde, boa noite. Você está no Café Brasil e eu sou o Luciano Pires.
Posso entrar?

| 03/04/2019 - Luciano Pires
653 – LíderCast 11

Mais uma temporada do LíderCast. Esta aqui é a décima primeira! Desta vez são 16 episódios, mais de 24 horas de conteúdo sobre empreendedorismo e liderança, com quem coloca a mão na massa. Prepare-se para conhecer o elenco.
Posso entrar?

| 20/02/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 139 – O que não se vê

Se o IVA passar pelo Inferno de Dante do Congresso, Paulo Guedes e Bolsonaro terão feito mais pelo Brasil do que todos os mercadantes da pátria dos últimos 200 anos, somados.

| 04/01/2019 - Luciano Pires
Sucesso, Miséria e Capitalismo
Alessandro Loiola

A Liberdade Econômica está realmente associada à melhor qualidade de vida e mais dinheiro no bolso dos cidadãos? Ou o discurso da Esquerda está certo e tudo que o capitalismo faz é oprimir os pobres e aumentar a miséria? O sucesso no capitalismo não reflete exatamente a inteligência e o trabalho duro per se, mas […]

| 21/11/2018 - Alessandro Loiola
Moralidade e Capitalismo 7: O Pragmatismo
Alessandro Loiola

Em essência, o capitalismo é indiferente quanto a raça, classe, cor, religião, sexo, nacionalidade, credo, bom ou mau. É impessoal e não-humano como um programa de computador. E tem suas neuroses conflitantes, como a escolha entre “liberdade com dispersão de poder versus efetividade com concentração das tomadas de decisões”. Defender o capitalismo como sendo o sistema o menos […]

| 08/11/2018 - Alessandro Loiola
Moralidade e Capitalismo 6: A Dispersão do Poder
Alessandro Loiola

Os defensores do capitalismo que utilizam esta linha de argumentação afirmam que, ao dispersar o controle da economia entre vários detentores de capital, o poder seria igualmente dispersado. Eles parecem esquecer que a concentração de capital também resulta na concentração de poder por meio da concentração de riqueza, que pode então se reverter em influência […]

| 08/11/2018 - Alessandro Loiola