Podcast Café Brasil com Luciano Pires
Vem aí o Cafezinho
Vem aí o Cafezinho
Nasce nesta segunda, 4/9 o CAFEZINHO, podcast ...

Ver mais

Educação adulta
Educação adulta
Preocupados demais com a educação de nossos filhos, ...

Ver mais

É tudo soda
É tudo soda
Isca intelectual de Luciano Pires lembrando que ...

Ver mais

A selhófrica da pleita
A selhófrica da pleita
Isca intelectual de Luciano Pires tratando do nonsense ...

Ver mais

578 – O Círculo de ouro
578 – O Círculo de ouro
Você já parou para pensar que talvez ninguém faça ...

Ver mais

577 – Dois pra lá, dois pra cá
577 – Dois pra lá, dois pra cá
Existe uma divisão política, social e cultural no ...

Ver mais

576 – Gratitude
576 – Gratitude
Gratitude vem do inglês e francês e significa que ...

Ver mais

Café Brasil Curto 23 – Ideias românticas
Café Brasil Curto 23 – Ideias românticas
Quando a dureza dos números é insuficiente para dar um ...

Ver mais

LíderCast 081 Lucia Helena Galvão Maya
LíderCast 081 Lucia Helena Galvão Maya
LíderCast 081 – Lúcia Helena Galvão Maya é diretora da ...

Ver mais

LíderCast 080 Tito Gusmão
LíderCast 080 Tito Gusmão
LíderCast 080 – Tito Gusmão – Tito Gusmão é um jovem ...

Ver mais

LíderCast 079 Marcio Appel
LíderCast 079 Marcio Appel
LíderCast 079 –Marcio Appel executivo à frente da ...

Ver mais

LíderCast 078 Leo Lopes
LíderCast 078 Leo Lopes
LíderCast 078 – Leo Lopes – Leo Lopes é uma referência ...

Ver mais

Confraria Café Brasil
Confraria Café Brasil
A Confraria Café Brasil nasceu para conectar pessoas ...

Ver mais

Videocast Nakata T02 10
Videocast Nakata T02 10
Videocast Nakata Temporada 02 Episódio 10 - Hábitos ...

Ver mais

Videocast Nakata – T02 09
Videocast Nakata – T02 09
Videocast Nakata - Temporada 02 Episódio 09 Quando ...

Ver mais

Videocast Nakata T02 08
Videocast Nakata T02 08
Videocast Nakata Temporada 02 Episódio 08 Já falei ...

Ver mais

A hora e a vez da criatividade
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
A hora e a vez da criatividade  Por que não no Brasil? “Eu olho para as coisas como elas sempre foram e pergunto: Por quê? Eu olho para as coisas como elas poderão vir a ser e pergunto: Por que ...

Ver mais

Cala a boca, Magdo!
Fernando Lopes
Iscas Politicrônicas
Quem não se lembra do “Cala a boca, Magda”, repetido por Caco Antibes no Sai de Baixo? Magda, sua esposa, era de uma estupidez oceânica, e o bordão era gritado a cada asneira dita pela bela ...

Ver mais

Síndrome de Deus
Tom Coelho
Sete Vidas
“Existe uma força vital curativa com a qual o médico tem de contar. Afinal, não é o médico quem cura doenças: ele deve ser o seu intérprete.” (Hipócrates)   Dediquei-me nas últimas semanas ...

Ver mais

Tá tudo invertido
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
Tá tudo invertido Quem diria? “A nova ordem mundial não é explicada pelo declínio dos Estados Unidos da América, mas sim pela ascensão de todos os outros países”. Fareed Zakaria Desde 2009, ...

Ver mais

Cafezinho 5 – Pimenta Azteca
Cafezinho 5 – Pimenta Azteca
O nome disso é livre mercado, goste você de Pimenta ...

Ver mais

Cafezinho 4 – A intolerância
Cafezinho 4 – A intolerância
Uma organização conhecida por investir em cultura ...

Ver mais

Cafezinho 3 – A inércia
Cafezinho 3 – A inércia
Issac Newton escreveu que “um objeto que está em ...

Ver mais

Cafezinho 2 – O bobageiro
Cafezinho 2 – O bobageiro
Quando se trata de falar bobagem, pesquisas já ...

Ver mais

534 – Labfazedores

534 – Labfazedores

Luciano Pires -

O Kaio Serrate, do podcast LABFAZEDORES me convidou para um bate papo sobre carreira, mais especificamente, sobre transição de carreira. No final, o papo acabou sendo sobre liderança, inovação, novos projetos e um pouco sobre o Brasil. Vamos ver se você gosta.

Posso entrar?

Amigo, amiga, não importa quem seja, bom dia, boa tarde, boa noite, este é o Café Brasil e eu sou o Luciano Pires.

Este programa chega até você com o apoio do Itaú Cultural e do Auditório Ibirapuera que, como sempre, estão aí ó, a um clique de distância. facebook.com/itaucultural e facebook.com/auditorioibirapuera.

E quem vai levar o exemplar de meu livro Me engana que eu gosto é o Tarcisio.

“E aí, pessoal! Meu nome é Tarcísio, eu sou aqui de São Paulo, sou estudante de direito, a minha área é de formação em gestão… e eu estava assim… num dia… estava feliz, porque eu faço parte da Confraria Café Brasil, ganhei a oportunidade de participar do evento Positive-se, que vai acontecer amanhã aqui na Paulista, pô estava muito feliz tal, aí chegou uma bomba da empresa hoje,problema de empresa não bateu meta no ano passado e aí eles reuniram o pessoal e demitiram gente esta semana sabe… e começaram a atribuir o problema à crise. 

E depois dessa reunião, que houve de todo esse bafafá, essa história toda, eu ouvi o podcast 495, Crise ou transformação e cara, foi revigorante assim. Eu comecei a me positivar desde cedo assim. Desde antes de ir pro evento que abre amanhã. 

Cara! Você falou tudo, cara! É bem isso. O problema da rede Globo é exatamente a Netflix. Esse é o nome da crise da rede Globo. As pessoas não se reinventam. E eu acho que nem é essa a situação real do Brasil, porque eu acho que o problema do Brasil, que a gente gosta de personificar o mal. O mal é a Dilma, outra hora foi o Lula, depois o Fernando Henrique Cardoso e Collor e meu vizinho e meu chefe. O mal sempre está nos outros, nunca tá na gente. E é terrível isso, cara! Porque eu to tentando olhar pro meu próprio umbigo pra reconhecer aonde eu estou errando pra poder ser uma pessoa melhor e fazer as coisas do jeito certo. 

E eu estou muito incomodado com essa reunião que eu tive, porque meu chefe falando e tal e querendo justificar os erros com crise, sabe. Cara! Foi erro estratégico. Foi erro de gestão. Foi escolha ruim. Eles não estão perdendo dinheiro, só estão ganhando menos, o que é ruim pra empresa claro, é uma empresa né. Só estão ganhando menos. E eles jogam a culpa em crise, sabe. 

Eu penso assim, pelo menos eu penso assim: a gente tem que… tem um gestor, ele tem que saber olhar e não atribuir culpas. Mas, falar a verdade, chegar à verdade. E se a verdade for que a culpa está em você, o gestor, então assuma essa culpa. De cabeça erguida e bola pra frente. Porque se você for demitido por causa disso, foi porque você errou. E é uma escolha difícil, mais eu acho que esse é o certo.

Esse chefe meu tem um negócio de fazer analogia com… analogias com o BOPE de Tropa de elite. Aí a gente estava conversando e tal, e ele falou: eu sou o capitão de vocês. Aí eu tava bravo, eu falei: meu! Se eu tiver que perder o emprego eu vou perder, eu virei pra ele e falei: só que eu não quero um capitão. Eu quero um líder. Por que o capitão manda. Eu quero um cara que me guie. Um cara que me sirva de exemplo. É isso que eu preciso. 

Meu nome é Tarcísio, como eu já disse, amanhã vou estar lá no evento, espero poder conhecer você, Luciano, espero que tenha mais pessoas lá da sua equipe e meu! Parabéns! É isso aí, cara!Vocês são demais, sabe? São demais e se eu puder… eu sou novo ainda, mas se eu puder chegar perto da sua idade assim, e ser como você é, cara, nossa vai ser muito pra mim, de verdade. Sou fã do Café Brasil e tudo que vocês representam. Beijão, abraço e tchau tchau.”

Muito bom Tarcisio… ó meu! Espero que você ainda esteja empregado viu… Olha, você acertou na mosca: a gente coloca a culpa em fatores externos, mas não se reinventa. Eu tenho visto isso ao longo de minha vida, pra falar a verdade, eu mesmo me pego agindo assim de vez em quando, e por isso escolhi, de alguma forma, provocar as pessoas para que se mexam! E parece que tá dando certo…

Muito bem. O Tarcisio receberá um KIT DKT, recheado de produtos PRUDENCE, como géis lubrificantes e preservativos masculino e feminino.  PRUDENCE é a marca dos produtos que a DKT distribui como parte de sua missão para conter as doenças sexualmente transmissíveis e contribuir para o controle da natalidade.  O que a DKT faz é marketing social e você contribui quando usa produtos Prudence. facebook.com/dktbrasil.

Vamos lá então! Hoje a Ciça está aqui, ó.

Na hora do amor, use…

Ciça – Pud….Prudê…

Luciano – Prudence, Ciça!

Ciça-  Ah! A culpa é sua que me deixa nervosa, viu!

Vamos lá então? O Kaio Serrate trabalha com estratégia e marketing em um grande banco. É graduado em Administração, com especializações em Marketing e Estratégia/Inovação e atualmente encara um mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação.

Mas ele fez aquilo que nem todos fazem, resolveu ampliar o seu alcance, criando seu site, inventando moda e um podcast… o Labfazedores, (kaioserrate.com/category/podcast-labfazedores)onde fala das coisas que tem descoberto por aí. Aqui vai nosso papo.

(Como em todos os programas especiais não teremos a íntegra do texto).

[tec] a slow boat to china [/tec]

Muito bem, você ouviu eu e o Kaio Serrate no Podcast  Labfazedores, que você encontra em kaioserrate.com. Tem coisas muito legais lá!

E é assim então, ao som de  A SLOW BOAT TO CHINA, com João Donato e Paulo Moura, que este Café Brasil vai saindo de mansinho.

Com o atento Lalá Moreira na técnica, a profissional Ciça Camargo na produção e eu, que nunca sei se sou aluno ou professor, Luciano Pires, na direção e apresentação.

Estiveram conosco o ouvinte Tarcisio, o Kaio Serrate e Paulo Mora com João Donato.

O Café Brasil só chega até você porque a Nakata, também resolveu investir nele.

A Nakata, você sabe, é uma das mais importantes marcas de componentes de suspensão do Brasil, fabricando os tradicionais amortecedores HG. E tem um canal no Youtube que repleto de informações interessantes, até mesmo os videocasts que eu fiz pra eles. Dê uma olhada lá que vale a pena. youtube.com/componentesnakata.

Tudo azul? Tudo Nakata!

Este é o Café Brasil. Que chega a você graças ao apoio do Itaú Cultural e do Auditório Ibirapuera. De onde veio este programa tem muito mais. Visite para ler artigos, para acessar o conteúdo deste podcast, para visitar nossa lojinha no … portalcafebrasil.com.br.

Mande um comentário de voz pelo WhatSapp no 11 96429 4746. E se você está fora do país: 55 11 96429 4746. E também estamos no Telegram, com o grupo Podcast Café Brasil.

Quero convidar você para o Encontro Nacional do Podcast que vai acontecer durante a ComicCom Experience 2016, entre 1 e 4 de dezembro em São Paulo. Será uma grande oportunidade para você conhecer ao vivo os donos das vozes que agitam a podosfera. Procure pela hashtag  #EncontroPodcast para saber mais detalhes.

E se você acha que vale a pena ouvir o Café Brasil e quer contribuir… aliás: quer fazer parte de um grupo muito especial? Tem altas discussões rolando ali, no grupo Telegram da Confraria Café Brasil. Acesse o portalcafebrasil.com.br e clique no banner “cérebro tanquinho”  e vem pra cá! Tua vida vai mudar, bicho!

E para terminar, o mestre Rubem Alves:

Na profissão, além de amar tem de saber. E o saber leva tempo pra crescer.