Assine o Café Brasil
Podcast Café Brasil com Luciano Pires
Culpa e vergonha
Culpa e vergonha
Culpa e vergonha. Um artigo de 2007 revela o tamanho da ...

Ver mais

Por que eu?
Por que eu?
Ela foi a primeira mulher a assumir publicamente que ...

Ver mais

Cobertor de solteiro
Cobertor de solteiro
Cobertor de solteiro. Isca intelectual de Luciano Pires ...

Ver mais

O véinho
O véinho
Isca intelectual de Luciano Pires que pergunta: que ...

Ver mais

538 – Caçadores da verdade perdida
538 – Caçadores da verdade perdida
Podcast Café Brasil 538 - Caçadores da verdade perdida. ...

Ver mais

537 – VAMO, VAMO CHAPE
537 – VAMO, VAMO CHAPE
Podcast Café Brasil 537 - Vamo,vamo, Chape. Este é um ...

Ver mais

536 – A política da pós-verdade
536 – A política da pós-verdade
Podcast Café Brasil 536 - A política da pós-verdade. ...

Ver mais

535 – Hallelujah
535 – Hallelujah
Podcast Café Brasil 535 - Hallelujah. Poucos dias atrás ...

Ver mais

LíderCast 052 – Thiago Oliveira
LíderCast 052 – Thiago Oliveira
LiderCast 052 - Hoje vamos conversar com Thiago ...

Ver mais

LíderCast 050 – Bia Pacheco
LíderCast 050 – Bia Pacheco
LiderCast 050 - Hoje vamos conversar com Bia Pacheco, ...

Ver mais

LíderCast 051 – Edu Lyra
LíderCast 051 – Edu Lyra
LiderCast 051 - Hoje conversaremos com Edu Lyra, um ...

Ver mais

LíderCast 049 – Luciano Dias Pires
LíderCast 049 – Luciano Dias Pires
Lídercast 049 - Neste programa Luciano Pires conversa ...

Ver mais

045 – Recuperando do trauma
045 – Recuperando do trauma
Quando terminar o trauma, quando o Brasil sair deste ...

Ver mais

Vem Pra Rua!
Vem Pra Rua!
Um recado para os reacionários que NÃO vão às ruas dia ...

Ver mais

44 – Tudo bem se me convém – Palestra no Epicentro
44 – Tudo bem se me convém – Palestra no Epicentro
Apresentação de Luciano Pires no Epicentro em Campos de ...

Ver mais

43 – Gloria Alvarez – Sobre República e Populismo
43 – Gloria Alvarez – Sobre República e Populismo
Gloria Alvarez, do Movimento Cívico Nacional da ...

Ver mais

A carta que mudou a minha vida
Mauro Segura
Transformação
Mauro Segura conta em vídeo uma história pessoal, que teve origem numa carta recebida há 30 anos.

Ver mais

Tempo de escolher
Tom Coelho
Sete Vidas
“Um homem não é grande pelo que faz, mas pelo que renuncia.” (Albert Schweitzer)   Muitos amigos leitores têm solicitado minha opinião acerca de qual rumo dar às suas carreiras. Alguns ...

Ver mais

O caso é o caso
Fernando Lopes
Iscas Politicrônicas
Sobre a morte do assassino nojento, tudo já já foi dito; Fidel Castro foi tarde e deve estar devidamente instalado no caldeirão-suíte número 13, com aquecedor forte, decoração vermelha e vista ...

Ver mais

SmartCamp: as startups transformam o mundo
Mauro Segura
Transformação
Vivemos o boom das startups no Brasil e no mundo. O que está por trás disso? Mauro Segura esteve no SmartCamp, que é uma competição global de startups, e fez um vídeo contando a sua experiência.

Ver mais

534 – Labfazedores

534 – Labfazedores

Luciano Pires -

O Kaio Serrate, do podcast LABFAZEDORES me convidou para um bate papo sobre carreira, mais especificamente, sobre transição de carreira. No final, o papo acabou sendo sobre liderança, inovação, novos projetos e um pouco sobre o Brasil. Vamos ver se você gosta.

Posso entrar?

Amigo, amiga, não importa quem seja, bom dia, boa tarde, boa noite, este é o Café Brasil e eu sou o Luciano Pires.

Este programa chega até você com o apoio do Itaú Cultural e do Auditório Ibirapuera que, como sempre, estão aí ó, a um clique de distância. facebook.com/itaucultural e facebook.com/auditorioibirapuera.

E quem vai levar o exemplar de meu livro Me engana que eu gosto é o Tarcisio.

“E aí, pessoal! Meu nome é Tarcísio, eu sou aqui de São Paulo, sou estudante de direito, a minha área é de formação em gestão… e eu estava assim… num dia… estava feliz, porque eu faço parte da Confraria Café Brasil, ganhei a oportunidade de participar do evento Positive-se, que vai acontecer amanhã aqui na Paulista, pô estava muito feliz tal, aí chegou uma bomba da empresa hoje,problema de empresa não bateu meta no ano passado e aí eles reuniram o pessoal e demitiram gente esta semana sabe… e começaram a atribuir o problema à crise. 

E depois dessa reunião, que houve de todo esse bafafá, essa história toda, eu ouvi o podcast 495, Crise ou transformação e cara, foi revigorante assim. Eu comecei a me positivar desde cedo assim. Desde antes de ir pro evento que abre amanhã. 

Cara! Você falou tudo, cara! É bem isso. O problema da rede Globo é exatamente a Netflix. Esse é o nome da crise da rede Globo. As pessoas não se reinventam. E eu acho que nem é essa a situação real do Brasil, porque eu acho que o problema do Brasil, que a gente gosta de personificar o mal. O mal é a Dilma, outra hora foi o Lula, depois o Fernando Henrique Cardoso e Collor e meu vizinho e meu chefe. O mal sempre está nos outros, nunca tá na gente. E é terrível isso, cara! Porque eu to tentando olhar pro meu próprio umbigo pra reconhecer aonde eu estou errando pra poder ser uma pessoa melhor e fazer as coisas do jeito certo. 

E eu estou muito incomodado com essa reunião que eu tive, porque meu chefe falando e tal e querendo justificar os erros com crise, sabe. Cara! Foi erro estratégico. Foi erro de gestão. Foi escolha ruim. Eles não estão perdendo dinheiro, só estão ganhando menos, o que é ruim pra empresa claro, é uma empresa né. Só estão ganhando menos. E eles jogam a culpa em crise, sabe. 

Eu penso assim, pelo menos eu penso assim: a gente tem que… tem um gestor, ele tem que saber olhar e não atribuir culpas. Mas, falar a verdade, chegar à verdade. E se a verdade for que a culpa está em você, o gestor, então assuma essa culpa. De cabeça erguida e bola pra frente. Porque se você for demitido por causa disso, foi porque você errou. E é uma escolha difícil, mais eu acho que esse é o certo.

Esse chefe meu tem um negócio de fazer analogia com… analogias com o BOPE de Tropa de elite. Aí a gente estava conversando e tal, e ele falou: eu sou o capitão de vocês. Aí eu tava bravo, eu falei: meu! Se eu tiver que perder o emprego eu vou perder, eu virei pra ele e falei: só que eu não quero um capitão. Eu quero um líder. Por que o capitão manda. Eu quero um cara que me guie. Um cara que me sirva de exemplo. É isso que eu preciso. 

Meu nome é Tarcísio, como eu já disse, amanhã vou estar lá no evento, espero poder conhecer você, Luciano, espero que tenha mais pessoas lá da sua equipe e meu! Parabéns! É isso aí, cara!Vocês são demais, sabe? São demais e se eu puder… eu sou novo ainda, mas se eu puder chegar perto da sua idade assim, e ser como você é, cara, nossa vai ser muito pra mim, de verdade. Sou fã do Café Brasil e tudo que vocês representam. Beijão, abraço e tchau tchau.”

Muito bom Tarcisio… ó meu! Espero que você ainda esteja empregado viu… Olha, você acertou na mosca: a gente coloca a culpa em fatores externos, mas não se reinventa. Eu tenho visto isso ao longo de minha vida, pra falar a verdade, eu mesmo me pego agindo assim de vez em quando, e por isso escolhi, de alguma forma, provocar as pessoas para que se mexam! E parece que tá dando certo…

Muito bem. O Tarcisio receberá um KIT DKT, recheado de produtos PRUDENCE, como géis lubrificantes e preservativos masculino e feminino.  PRUDENCE é a marca dos produtos que a DKT distribui como parte de sua missão para conter as doenças sexualmente transmissíveis e contribuir para o controle da natalidade.  O que a DKT faz é marketing social e você contribui quando usa produtos Prudence. facebook.com/dktbrasil.

Vamos lá então! Hoje a Ciça está aqui, ó.

Na hora do amor, use…

Ciça – Pud….Prudê…

Luciano – Prudence, Ciça!

Ciça-  Ah! A culpa é sua que me deixa nervosa, viu!

Vamos lá então? O Kaio Serrate trabalha com estratégia e marketing em um grande banco. É graduado em Administração, com especializações em Marketing e Estratégia/Inovação e atualmente encara um mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação.

Mas ele fez aquilo que nem todos fazem, resolveu ampliar o seu alcance, criando seu site, inventando moda e um podcast… o Labfazedores, (kaioserrate.com/category/podcast-labfazedores)onde fala das coisas que tem descoberto por aí. Aqui vai nosso papo.

(Como em todos os programas especiais não teremos a íntegra do texto).

[tec] a slow boat to china [/tec]

Muito bem, você ouviu eu e o Kaio Serrate no Podcast  Labfazedores, que você encontra em kaioserrate.com. Tem coisas muito legais lá!

E é assim então, ao som de  A SLOW BOAT TO CHINA, com João Donato e Paulo Moura, que este Café Brasil vai saindo de mansinho.

Com o atento Lalá Moreira na técnica, a profissional Ciça Camargo na produção e eu, que nunca sei se sou aluno ou professor, Luciano Pires, na direção e apresentação.

Estiveram conosco o ouvinte Tarcisio, o Kaio Serrate e Paulo Mora com João Donato.

O Café Brasil só chega até você porque a Nakata, também resolveu investir nele.

A Nakata, você sabe, é uma das mais importantes marcas de componentes de suspensão do Brasil, fabricando os tradicionais amortecedores HG. E tem um canal no Youtube que repleto de informações interessantes, até mesmo os videocasts que eu fiz pra eles. Dê uma olhada lá que vale a pena. youtube.com/componentesnakata.

Tudo azul? Tudo Nakata!

Este é o Café Brasil. Que chega a você graças ao apoio do Itaú Cultural e do Auditório Ibirapuera. De onde veio este programa tem muito mais. Visite para ler artigos, para acessar o conteúdo deste podcast, para visitar nossa lojinha no … portalcafebrasil.com.br.

Mande um comentário de voz pelo WhatSapp no 11 96429 4746. E se você está fora do país: 55 11 96429 4746. E também estamos no Telegram, com o grupo Podcast Café Brasil.

Quero convidar você para o Encontro Nacional do Podcast que vai acontecer durante a ComicCom Experience 2016, entre 1 e 4 de dezembro em São Paulo. Será uma grande oportunidade para você conhecer ao vivo os donos das vozes que agitam a podosfera. Procure pela hashtag  #EncontroPodcast para saber mais detalhes.

E se você acha que vale a pena ouvir o Café Brasil e quer contribuir… aliás: quer fazer parte de um grupo muito especial? Tem altas discussões rolando ali, no grupo Telegram da Confraria Café Brasil. Acesse o portalcafebrasil.com.br e clique no banner “cérebro tanquinho”  e vem pra cá! Tua vida vai mudar, bicho!

E para terminar, o mestre Rubem Alves:

Na profissão, além de amar tem de saber. E o saber leva tempo pra crescer.