Assine o Café Brasil
Podcast Café Brasil com Luciano Pires
A rã e o escorpião
A rã e o escorpião
Isca intelectual de Luciano Pires, dizendo que é como ...

Ver mais

Fake News
Fake News
Isca intelectual lembrando da teoria dos Quatro Rês, ...

Ver mais

Matrizes da Violência
Matrizes da Violência
Isca intelectual lembrando que os presídios brasileiros ...

Ver mais

Mudei de ideia
Mudei de ideia
Isca intelectual de Luciano Pires incentivando que você ...

Ver mais

544 – Persuadível
544 – Persuadível
Podcast Café Brasil 544 - Persuadível. Vivemos numa ...

Ver mais

543 – Desengajamento moral
543 – Desengajamento moral
Podcast Café Brasil 543 - Desengajamento moral. Como é ...

Ver mais

542 – Tapestry
542 – Tapestry
Podcast Café Brasil 542 - Tapestry. Em 1971 uma cantora ...

Ver mais

541 – A festa do podcast
541 – A festa do podcast
Podcast Café Brasil 541 - A festa do Podcast. ...

Ver mais

LíderCast 056 – Paula Miraglia
LíderCast 056 – Paula Miraglia
LiderCast 056 - Hoje conversaremos com Paula Miraglia, ...

Ver mais

LíderCast 055 – Julia e Karine
LíderCast 055 – Julia e Karine
LiderCast 055 - Hoje vamos conversar com duas jovens ...

Ver mais

LíderCast 054 – Rodrigo Dantas
LíderCast 054 – Rodrigo Dantas
LiderCast 054 - Hoje vamos falar com o empreendedor ...

Ver mais

LíderCast 053 – Adalberto Piotto
LíderCast 053 – Adalberto Piotto
LiderCast 053 - Hoje vamos entrevistar Adalberto ...

Ver mais

045 – Recuperando do trauma
045 – Recuperando do trauma
Quando terminar o trauma, quando o Brasil sair deste ...

Ver mais

Vem Pra Rua!
Vem Pra Rua!
Um recado para os reacionários que NÃO vão às ruas dia ...

Ver mais

44 – Tudo bem se me convém – Palestra no Epicentro
44 – Tudo bem se me convém – Palestra no Epicentro
Apresentação de Luciano Pires no Epicentro em Campos de ...

Ver mais

43 – Gloria Alvarez – Sobre República e Populismo
43 – Gloria Alvarez – Sobre República e Populismo
Gloria Alvarez, do Movimento Cívico Nacional da ...

Ver mais

Metamorfose ambulante
Tom Coelho
Sete Vidas
“Se hoje eu sou estrela amanhã já se apagou. Se hoje eu te odeio amanhã lhe tenho amor.” (Raul Seixas)   Foram necessários 18 séculos para que a teoria geocêntrica, segundo a qual a Terra ...

Ver mais

A verdade inconveniente da política atual
Bruno Garschagen
Ciência Política
Isca Intelectual de Bruno Garschagen, lembrando que o risco imediato para o futuro do mundo não é a desgraça do populismo: é o casamento incestuoso entre a degradação da política de hoje com a ...

Ver mais

A força da vocação
Tom Coelho
Sete Vidas
“Eu nunca quis ser o maior ou o melhor. Queria apenas desenhar.” (Mauricio de Sousa)   Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali. É quase impossível que estes personagens de histórias em quadrinhos ...

Ver mais

O caos no Rio de Janeiro tem muitos culpados. E uma explicação
Bruno Garschagen
Ciência Política
Isca intelectual de Bruno Garschagen, lembrando que o que está acontecendo neste momento no Rio de Janeiro revela que a relação do carioca com a política não mudou muito desde o final do século 19.

Ver mais

327 – Gente que ouve a gente

327 – Gente que ouve a gente

Luciano Pires -
Gratuito!
34,6 MB

Bom dia, boa tarde, boa noite, oi gente! Meu amigo, minha amiga, ouvinte deste podcast Café Brasil…

Podcasts são processos de comunicação que eu divido em quatro partes que são interdependentes: a criação, a produção, a distribuição e… os ouvintes. Uma não existe sem a outra, e de longe, a parte mais instigante é a que envolve a interação e reação dos ouvintes. É ela que nos aponta caminhos, que mostra se estamos errando ou acertando e que nos dá motivação para ir em frente.
O programa de hoje é um exemplo de como nossos ouvintes são importantes.

Pra começar, uma frase do médico otorrinolaringologista francês Alfred Tomatis

A voz não produz o que o ouvido não ouve.

Este programa chega até você com o apoio do Itaú Cultural, que sabe muito bem que recebe retorno de seu público na medida da qualidade dos programas que patrocina. Pra você ter uma ideia da riqueza que o Itaú Cultural proporciona, acesse www.itaucultural.org.br e clique no link ENCICLOPÉDIAS. Só pra ter um gostinho, um mundo fantástico ao alcance de um clique…

E hoje a promoção Nakata, a marca dos componentes de suspensão e direção para o seu carro aparece mais cedo no programa!

Acesse a página da Nakata no Facebook, clique no post da promoção e siga as regras! Você concorrerá ao segundo iPad da promoção! Tem mais cinco iPads, um por mês. Acesse www.facebook.com/componentesnakata, Nakata sempre com K, e boa sorte!

Arriscado é não usar Nakata. Exija a tecnologia original líder em componentes de suspensão e também as bombas d´água e óleo Nakata! Tudo azul. Tudo Nakata.

[showhide title=”Continue lendo o roteiro” template=”rounded-box” changetitle=”Fechar o roteiro” closeonclick=true]

E o exemplar do meu livro NÓIS…QUI INVERTEMO AS COISA da semana vai para uma ouvinte que mandou um email que me quebrou as pernas…  E quer saber? Lalá, eu acho que este email merece uma trilha especial…

Oi Luciano, ou melhor: Bom dia, Boa tarde, Boa noite .

Me chamo Carolina Carol, exatamente assim! Tenho 21 anos, moro em uma cidade chamada Jandira e me formo agorinha em Pedagogia. Tive o prazer de lhe conhecer por intermédio do meu namorado, que só por escutar você, já tem seus pontinhos. Fiquei completamente transformada. E é apalavra mais cabível, sim!

Preciso lhe contar como seu podcast transformou – e olha a palavra aqui novamente – minha vida e da Dona Lúcia, minha mãe.

Moro com minha mãezinha de 52 anos, uma mulher amável, sábia e assim como nossos ancestrais guerreira. Por já ter tido depressão, ser diagnosticada com transtorno bipolar e tomar remédios fortíssimos para a “cabeça” (como ela costuma dizer), eu sempre procuro uma forma de animá-la. Comprei uma cachorra, dica da própria psicóloga, fiz inscrição em curso de pintura, para melhor ocupar o tempo, quando posso vou junto fazer uma caminhada com ela, incentivo a leitura, a escrever poemas, enfim. Mas é difícil. Agora ainda, que minha irmã casou, o mais velho já vai se casar, ficamos eu a caçulinha, ela e uma casa.

Um dia resolvi apresentar o seu programa. Logo o episódio Gastando tempo. Sinceramente, não era uma das minhas estratégias para tirar um sorriso. Mais é que ela vive dizendo que eu só fico com o fone, mesmo dentro de casa, que não saio desse computador e então pensei, por que não mostrar o que eu tanto escuto.

Sentamos no sofá, o laptop no meu colo e play …. A cena foi fantástica, ela ao mesmo tempo em que escutava, balançava a cabeça em sinal de afirmação, em outros momentos de negação, cantava as músicas, respirou fundo em alguns momentos, não olhava para mim, só para o chão. Já estava ficando assustada, são sempre delicadas as coisas com ela. E na sala nós duas sentadas no sofá, quietas, com “Bom dia, Boa tarde, Boa noite” falando conosco.

Essa mulher maravilhosa (que tenho o privilégio de ter como mãe), ligeiramente secou uma lagrima que começa a cair, insistiu em dizer: “é uma irritação, menina”.

Conversamos por horas após escutar o podcast e fazia tempo. Falamos sobre o tempo dela, sobre a vida dela, sobre as coisas dela, depois sobre as nossas, um pouco sobre as minhas. Ela teve a certeza que precisa viver e usar o tempo a seu favor. Disse que eu sempre fui muito diferente dos meus irmãos, sempre escutando músicas e coisas que me faziam diferente – deu uma risada – pediu para lhe ensinar a escutar esse tal de Luciano Pires, no computador. No computador ela agora está até acessando sites.

E eu que já lhe escuto, nunca havia contado pra ninguém da minha família, sobre a beleza do seu podcast. Sempre me chamam de revolucionária, rebelde sem causa, então, para quê? Mais ela, Ah! Saiu espalhando para a família inteira, para meus tios com seus 60 anos, para minhas primas de 30. Até que um dia, em uma almoço de família em uma churrascaria ela lançou assim: “Eu vou comer coisas diferentes, porque ouvi no café brasil, que precisamos experimentar coisas novas”. Eu e meu namorado rimos gostosamente.

Me achava culta por escutá-lo. Hoje escutando quase sempre com minha mãe me acho simplesmente feliz.

Obrigada, Luciano. Espero que um dia ela mesma, lhe escreva algo.

Pois é… o que é que eu vou dizer pra Carolina Carol? Bem, eu nem sei direito o que dizer. Lalá, o que você diz quando escuta uma carta dessa hein?

Lalá – Olha, é de ficar sem palavras, né Luciano. É uma emoção você poder ter a capacidade de mexer com as pessoas, de motivar e transformar as pessoas. Tocar as pessoas, na verdade. É bem emocionante né, Ciça

Ciça –  É bastante. Eu só queria dizer pra Carol, que quem tem que agradecer é a gente , por ela estar dando essa chance da gente ajudar a Dona Lúcia. Obrigada, Carol.

É isso aí, olha só. Quem ganhou o livro hoje foi a Carolina Carol que emocionou a todos nós aqui com a sua história. Quem sabe que você também se anima?

LA CANTADORA
(homenaje a Petrona Martínez)
Autor: Juan Pablo Acosta

La cantadora, tu eres la cantadora hombe (bis)

Tóqueme ese bullerengue
quiero escuchar el tambor
Como lo hacían en mi pueblo
Yo me lleno de emoción ay ve

La cantadora, tu eres la cantadora hombe (bis)

En el pueblo se comenta
que algo bonito acontece
que cuando petrona canta
la sabana se estremece.

Yo herede este bullerengue
de Carmen y de Orfelina
lo mas lindo que les dejo
a alvarito joselina

La cantadora, tu eres la cantadora hombe (bis)

A ti Petrona Martinez
yo te canto este homenaje
ay con mucho sentimiento
como tu nos enseñaste ay ve

La cantadora, tu eres la cantadora hombe (bis)

Você está ouvindo sabe o quê? Música colombiana… é sim, colombiana! Esse é o grupo TIERRADENTRO com LA CANTADORA. O Tierradentro nasceu em 1996 como grupo musical do Ballet Folclorico de Antioquia. Antioquia é um dos 32 departamentos, que aqui no Brasil chamamos de estados, da Colômbia, cuja capital é Medellín. O TIERRADENTRO hoje combina elementos da musica folclórica colombiana com ingredientes da música cubana e do jazz. Uma delícia…

Muito bem, mas o que é que música colombiana está fazendo aqui? Bem, é uma homenagem aos nossos ouvintes.

Tenho recebido seguidos comentários, especialmente pelo facebook, de diversos ouvintes da Colômbia. Colômbia. Uma turma que curte o Café Brasil e divide conosco suas percepções. E alguns deles são verdadeiros fãs, tanto que um deles veio parar aqui… Marlon Cortéz.

Como sempre, quando é um programa de entrevistas, não teremos a íntegra do texto.

Você ouve MÁS DE LO MISMO, BAMBUCO, com o grupo Carrera Quinta, uma composição de Javier Perez Sandoval. Mais Colômbia fazendo um som pra gente.

Você ouve agora um ícone da música colombiana, Totó La Momposina, com Tembandumba, uma composição de La Bodega. (Infelizmente não conseguimos a letra)

Muito bem, tá curtindo o programa de hoje? Agora imagina ouvir a partir de um iPad… É, a Pellegrino Distribuidora está comemorando o lançamento de sua página no Facebook com uma promoção que dá todo mês um iPad, um GPS e alguns MP3 players pra quem acessar www.facebook.com/pellegrinodistribuidora o Pellegrino com dois eles e clicar no link da promoção. É muito fácil.

A Pellegrino quer saber o que você sugere para melhorar o trânsito nas cidades! Participe! www.facebook.com/pellegrinodistribuidora. Conte com a nossa gente.

E é assim então, ao som de Colômbia com CONTIGO YO VOY con el grupo Tierradentro y Camilo Patiño que vamos salir…como se dice de mansinho em portunhol? Ah, si, deve ser despacito…. (Infelizmente não conseguimos a letra)

Con el dançante Lalá Moreira na técnica, la cumbria Ciça Camargo na produção e yo, el globalisado Luciano Pires em la dirección y presentacción.

Um abrazo a los hermanos de Colômbia y a todos los que dedicam alguns minutos de suas vidas pra ajudar a gente a fazer o Café Brasil.

Estiveram conosco a ouvinte Carolina Carol e Dona Lúcia, sua mãe, pra quem a gente manda um abraço do tamanho do mundo e diretamente da Colômbia o ouvinte Marlón Cortez, y los grupos Tierradentro, Carrera Quinta e ninguém menos que Totó La Momposina.

Este programa chega até você com o apoio de quem sabe que o que une os povos, mesmo que não falem a mesma língua, é a música. Auditório Ibirapuera, um templo dedicado àquilo que não tem fronteiras, não tem limites, não tem cor, idade, sexo ou nacionalidade: a arte. Acesse o www.auditorioibirapuera.com.br  e experimente!

Pra terminar, uma frase de um colombiano. Gabriel García Márquez, que eu acho que escreveu isto pensando na gente…

Não passes o tempo com alguém que não esteja disposto a passá-lo contigo.

E olha só. Hoje tem uma surpresa. Um brinde do Café Brasil. Três músicas colombianas pra você curtir um pouco mais.

Primeiro vem Dulce Derrota, com o grupo La Toma, de Medellin

Dulce derrota
La Toma

La Toma – Dulce derrota
no quiero mentirte
no quiero tampoco que marches
despues de una noche azul
te pido que hables
no quiero que mueras con migo
no quiero que veas a un lobo a morir
en el olvido
si aullo en las noches lo hago por ti..
solo quiero sentirte en mis manos
woo oooo..
me quema tu fuego al hablar woooo
me mientes una vez mas
deseo tus labios
sueño con tu magica luna
solo escucharas esta voz
que grita que vueles sin temor
si fueras la sombra de mis pasos
woooooo..
has puesto fronteras
y araño tus muros
que son de papel
te pido que vvuelvas
dibuja tu suelo
te doy mi pincel
ignora la esfera
cubre tu silencio
te brindo mi piel
no importa que muera
si esto comprara tus besos de miel….
solo quiero sentirte en mis manos
woo oooo..
me quema tu fuego al hablar woooo
me mientes una vez mas
no eres mi derrota
no muero en silencio y partir
no eres el principio
no eres tampoco mi finno eres mi derrota
no muero en silencio y partir
no eres el principio
no eres tampoco mi fin
me quiero embriagar con tu calor
dame tu amor
te quiero poner sobre tu piel mi voz
dame tu amor
y abrazame con tigo ire

Agora vamos ouvir uma cumbia: Entre Rejas, com Lizando Meza

Entre rejas
Lisandro Meza

Me has olvidado
me has engañado

hoy que me encuentro
aqui entre rejas

cuando me cuentas tus aventuras
con otros hombres alla en mi hogar

yo no lo creo
ni lo creeré

me es imposible
que esto sea cierto

si tu lo has hecho
mejor te vas

porque si salgo
te va a pesar

si has engañado
a otros hombres

de mi
no te burlaras

(coro)

si el mono sabe que en palo trepa
te equivocaste de palo petra…ya voy

guindame de palo petra
pa que no sea sin verguenza(bis)

cuando yo me enamore de ti
yo no pensaba que eras asi mama

guindame de palo petra
pa que no sea sin verguenza

eres tan fea y coqueta
vacilas mas que mi orquesta

guindame de palo petra
pa que no sea sin verguenza(bis)

E por fim, um hino colombiano: Soy Colombiano com Silva e Villalba, composição de Rafael Godoy.

Soy colombiano
Rafael Godoy

A mi deme un aguardiente,
un aguardiente de caña,
de las cañas de mis valles
y el anís de mis montañas.
No me de trago extranjero
que es caro y no sabe a bueno,
porque yo quiero siempre
lo de mi tierra primero.
Ay! que orgullosos me siento
de haber nacido en mi pueblo.
A mi canteme un bambuco
de esos que llegan al alma,
cantos que ya me alegraban
cuando apenas decia mama.
Lo demas sera bonito
pero el corazón no salta,
como cuando a mi me cantan
una canción colombiana.
Ay! que orgullosos me siento
de haber nacido en mi patria.
Y para mi una muchacha
aperladita, morena,
o una rubia de ojos claros
de suave piel montadora.
Muchachas, musica y trago
de la sierra o de mi llano.
Ay! que orgulloso me siento
de ser un buen colombiano.
Ay! que orgulloso me siento
de ser un buen colombiano.

[/showhide]