Iscas Intelectuais
Bandidos Na TV
Bandidos Na TV
Assisti Bandidos Na Tv, nova série na NetFlix, que ...

Ver mais

1964 – O Brasil entre armas e livros
1964 – O Brasil entre armas e livros
Um documentário para ser visto como outro ângulo pelo ...

Ver mais

Os Podcasts Café Brasil Musicais
Os Podcasts Café Brasil Musicais
Música é uma de nossas grandes paixões, por isso de ...

Ver mais

#DicaNetFlix Trotsky
#DicaNetFlix Trotsky
É uma série de terror. Tem assassinos em série, ...

Ver mais

Café Brasil 671 – Antifrágil
Café Brasil 671 – Antifrágil
Um dos livros sumarizados no Café Brasil Premium foi o ...

Ver mais

670 – A nova Previdência
670 – A nova Previdência
No dia 12 de Junho fomos à Brasília e, no Ministério da ...

Ver mais

669 – Fora da Caixa 2
669 – Fora da Caixa 2
Você não precisa inventar a lâmpada para ser original. ...

Ver mais

668 – Fora da caixa
668 – Fora da caixa
Não é fácil hoje em dia ter uma ideia original, ...

Ver mais

LíderCast 157 – Marcel Van Hattem
LíderCast 157 – Marcel Van Hattem
Marcel Van Hattem é um jovem Deputado Federal pelo ...

Ver mais

LíderCast 156 – Karina Oliani e Carlos Morey
LíderCast 156 – Karina Oliani e Carlos Morey
Aproveitando que o Everest está sendo discutido na ...

Ver mais

LíderCast Temporada 12
LíderCast Temporada 12
Vem aí a Temporada 12 do LíderCast, que será lançada na ...

Ver mais

LíderCast 155 – Emilio Dantas Costa
LíderCast 155 – Emilio Dantas Costa
Servidor público de carreira, que a partir das ...

Ver mais

Cafezinho Live – Como será o Brasil com Bolsonaro
Cafezinho Live – Como será o Brasil com Bolsonaro
Um bate papo entre Adalberto Piotto, Carlos Nepomuceno ...

Ver mais

046 – Para quem vai anular o voto
046 – Para quem vai anular o voto
Fiz um vídeo desenhando claramente o que acontece com ...

Ver mais

Confraria Café Brasil
Confraria Café Brasil
A Confraria Café Brasil nasceu para conectar pessoas ...

Ver mais

Videocast Nakata T02 10
Videocast Nakata T02 10
Videocast Nakata Temporada 02 Episódio 10 - Hábitos ...

Ver mais

Por que você afirmar que é de direita ajuda a esquerda?
Carlos Nepomuceno
RESUMO DA LIVE: LIVE COMPLETA.

Ver mais

TRIVIUM: CAPITULO 2 – AMBIGUIDADE DA LINGUAGEM (parte 10)
Alexandre Gomes
Já que uma PALAVRA é um SÍMBOLO, um SIGNO ARBITRÁRIO ao qual é imposto um significado por convenção, é natural que esteja sujeita (a palavra) à AMBIGUIDADE. E isso pode surgir de alguns pontos: ...

Ver mais

O salário do professor brasileiro é um dos mais baixos do mundo
Gustavo Bertoche
É preciso lançar pontes.
Matéria de ontem no jornal O Globo nos lembra um fato que é amplamente reconhecido: os professores brasileiros estão entre os que recebem os menores salários no mundo inteiro. Em relação aos ...

Ver mais

As cigarras, as formigas e o tal do viés ideológico
Carlos Nepomuceno
RESUMO DA LIVE: LIVE COMPLETA.

Ver mais

Cafezinho 188 – O coeficiente de trouxidão
Cafezinho 188 – O coeficiente de trouxidão
É seu coeficiente de trouxidão, com a suspensão ...

Ver mais

Cafezinho 187 – Quem merece seu tempo de vida
Cafezinho 187 – Quem merece seu tempo de vida
Meu tempo de vida está sendo enriquecido ou só desperdiçado?

Ver mais

Cafezinho 186 – A disciplina intelectual
Cafezinho 186 – A disciplina intelectual
Na definição dos dicionários, disciplina é o conjunto ...

Ver mais

Cafezinho 185 – O princípio Eisenhower
Cafezinho 185 – O princípio Eisenhower
Dê uma olhada nas pautas em discussão nas mídias. Veja ...

Ver mais

Voice Design Coaching, construção do projeto pessoal da voz

Voice Design Coaching, construção do projeto pessoal da voz

0oyawkward -

Nota de Luciano Pires: O Jorge Cury Neto é radialista há décadas, e tem desenvolvido um trabalho instigante de estudo da voz, que acabou traduzindo para um processo de coaching. Conversei com ele algumas vezes e pude perceber a importância desse trabalho (até pela minha atividade profissional), e aprender dicas importantes sobre a importância desse instrumento que (quase) todos nós temos, e ao qual não damos muita importância: a voz. Quem acompanha meu trabalho sabe que ele é focado na LIBERDADE INDIVIDUAL, e a voz, juntamente com a capacidade de julgamento e tomada de decisão, é instrumento essencial para romper as correntes que nos prendem aos sistemas que a sociedade nos impõe. Por isso convidei o Jorge para que escrevesse a respeito nestas Iscas Intelectuais.

Você pode saber mais sobre esse trabalho fascinante em http://jorgecuryneto.com/ 

Bem-vindo, caro Jorge. Solte e a voz!

_____________________________________________________________

Com base na antropologia, sociologia e outras ciências sociais se constata  ao longo da história, estendendo-se aos dias de hoje, uma permanente ação inibidora do uso pleno do atributo da oralidade na cena pública, invariavelmente vista como uma habilidade com alto potencial de ameaça as estruturas de comando.

Assim, a escola, mantém em larga escala o predomínio de uma didática expositora de conhecimento, contestada exemplarmente por Paulo Freire como a “Educação Bancária”, papel executado atualmente também pela televisão, disciplinando o silêncio e a alienação da palavra.

Além de outras razões, esta é uma das justificativas das pesquisas que insistentemente apontam a exposição oral, o falar em público, como um dos maiores medos do ser humano, superando o medo de altura e da morte, entre tantas, como constata um levantamento em 21/11/2013 pela ABRH-PR.

Paralelamente a este cenário, as elites sociais são ensinadas a qualificar a arte da retórica, a desenvoltura verbal e a capacidade de articulação com o propósito do exercício do poder.

A cultura letrada promove benefícios inquestionáveis e imensuráveis, apesar da sua indiscutível legitimidade da contribuição do letramento, apresenta um viés de interesse de dominação social, de domesticação do pensamento estruturado, da ditadura das definições e conceituações, das delimitações da racionalidade, com o intuito de ganhar espaço apenas na memória e não no poder individual e coletivo da reflexão.

Ao passo que a oralidade permite a conquista da plena expressão do pensamento, do exercício do poder voltado ao legítimo proveito do coletivo, na formação de liderança, na manifestação da personalidade (Pessoa no grego: Por meio do som), vencer a infantilidade intelectual (Infantil do grego: Aquele que não está habilitado para o  atributo da fala), da expansão da inteligência intuitiva, da estética como meio de aquisição do conhecimento não verbal e da renovação das ideias.

Este diagnóstico aponta para a necessidade de conhecer, entender, experimentar e apreender o universo do design na voz, do desenho (sons visualizados) da voz, do projeto da voz (tradução literal do inglês para o português.

Para isso é que o Voice Design objetiva dar sua contribuição, oferecendo um conhecimento teórico e prático com propósito de ampliar a dimensão da comunicação formal e informal, interpessoal e intrapessoal , estruturada e não estruturada, envolve a lógica da linguagem e a estética da voz.

Voice Design enfatiza a essencialidade da prática de planejar, de pensar antes de falar, ganha assertividade na comunicação, aplicar similarmente na oralidade, o mesmo rigor que geralmente se dedicada a construção da escrita, evitar o conflito e o ruído e semear informação, diálogo e relacionamento humano.
Para viabilizar uma estrutura de capacitação que compreenda a construção de uma engenharia que atenta  a cada demanda específica, foi construído o Voice Design Coaching:

Numa tradução literal do inglês para o português: Treinamento do Projeto da Voz.

Sim, o projeto da voz tem pelo menos dois  sentidos. Um deles se refere a um projeto minuciosamente elaborado e outro sobre a projeção sonora da voz.

O  Voice Design Coaching está sustentado integralmente nos pressupostos consagrados internacionamente de coaching.

Numa primeira configuração o Voice Design Coaching está assim disposto:

Processo coaching:

  1. Especificar as metas comunicacionais a serem alcançadas (pessoal e/ou profissional);
  2. Compreender as contextos e circunstâncias comunicacionais que envolvem o coachee;
  3. Avaliar e identificar as opções existentes;
  4. Escolher as alternativas desejadas para atingir as metas de comunicação;
  5. Definir os passos, eliminar as resistências e decidir quando e onde agir;
  6. Estruturar um planejamento de comunicação que conduza as metas estabelecidas;
  7. Valorizar as conquistas parciais das metas;
  8. Reconhecer a necessidade de aprendizagem continuada;
  9. Registrar a voz em mídia para conhecê-la e reconhecê-la;
  10. Explorar as multiformes possibilidades da voz, mantendo o padrão atual e experimentando novas performances.
  11. Análise do resultado da construção do projeto da voz;
  12. Apresentação do projeto da voz;
  13. Auto-avaliação do coachee;

Metas para o Coachee:

  1. Construir o projeto pessoal da voz;
  2. Adquirir consciência plena do ato comunicativo e do processo comunicacional;
  3. Atingir o potencial de confiança o uso da voz;
  4. Ganhar consistente clareza da comunicação;
  5. Sentir, pensar, expressar o potencial do comunicador;
  6. Desenvolver competências comunicacionais próprias;
  7. Aumentar o nível da comunicabilidade interpessoal e intrapessoal;
  8. Internalizar conteúdos chave para serem transformados em convicção;
  9. Externalizar o conhecimento adquirido, o repertório existencial;
  10. Distinguir o que é interessante, importante e essencial;
  11. Otimizar do tempo de exposição e  a eliminação de excessos;
  12. Priorizar o foco no ouvinte, identificando os sinais emitidos;
  13. Entender a intencionalidade dos códigos sonoros emitidos;
  14. Fornecer feedback regular e de alta qualidade, resultado de uma escuta plena e estruturada;
  15. Usufruir da capacidade de persuasão propositiva;
  16. Aplicar adequadamente o poder da pausa estratégica;
  17. Dar significados aos intervalos entre as palavra para viabilizar a compreensão;
  18. Construir relação saudável com o interlocutor;
  19. Respirar no mesmo ritmo do seu interlocutor para ganhar empatia;
  20. Redução do nível de ruído de comunicação;
  21. Criar indicadores de melhoria da qualidade comunicativa ao longo do processo;
  22. Estar preparado para resolver conflitos;
  23. Compartilhar conhecimentos e experiências;
  24. Focar e envolver-se no contexto do ouvinte;
  25. Perceber a comunicação verbal e não verbal do seu interlocutor;
  26. Promover uma sinergia criativa com o interlocutor;
  27. Elaborar perguntas usando os 5Ws – What (o Quê), Why (Por quê), Where (Onde), Who (Quem), When (Quando)  e os 2Hs – How (Como) e How Many (Quanto);
  28. Encorajar o interlocutor a falar com autenticidade;
  29. Clarificar o que o interlocutor exatamente quer dizer;
  30. Deixar seu interlocutor falar as frases até o fim, atendo o seu raciocínio;
  31. Respeitar o silêncio do interlocutor;
  32. Aprimorar o planejamento de aula, definindo sequenciadamente os temas, sub-temas e a elaboração dos respectivos roteiros;
  33. Comunicar o que é tão relevância para uma significância maior, do que simplesmente uma comunicação apenas espontânea e natural;

Aprendizagem para o Coachee:

  1. Compreender a dimensão perceptiva, cognitiva e estética da voz;
  2. Conhecer os aspectos existenciais do uso da voz;
  3. Entender a voz como manifestação reveladora da identidade do individuo;
  4. Planejar tática e tecnicamente a comunicação;
  5. Elaborar um plano mental de conversação;
  6. Distinguir o que é interessante, importante e essencial;
  7. Aprimorar a habilidade de ouvir e arte de escutar;
  8. Valorizar a atenção dada pelo seu interlocutor;
  9. Entender a intencionalidade dos códigos sonoros emitidos;
  10. Fazer a leitura dos contextos e circunstâncias da comunicação;
  11. Qualificar discurso adequado a linguagem do público;
  12. Compreender o funcionamento cerebral da linguagem;
  13. Entender o papel comunicador do profissional de sucesso;
  14. Compreender a voz como meio de auto-conhecimento e auto-desenvolvimento;
  15. Usar adequadamente a inteligência emocional da voz;
  16. Conhecer os segredos da contação de história (storytelling);
  17. Sintetizar e refletir sobre o que o interlocutor diz;

Ver Todos os artigos de 0oyawkward