s
Iscas Intelectuais
Corrente pra trás
Corrente pra trás
O que vai a seguir é um capítulo de meu livro ...

Ver mais

O que é um “bom” número de downloads para podcasts?
O que é um “bom” número de downloads para podcasts?
A Omny Studio, plataforma global na qual publico meus ...

Ver mais

O campeão
O campeão
Morreu Zagallo. Morreu o futebol brasileiro que aprendi ...

Ver mais

O potencial dos microinfluenciadores
O potencial dos microinfluenciadores
O potencial das personalidades digitais para as marcas ...

Ver mais

Café Brasil 919 – Muito Além do Jardim
Café Brasil 919 – Muito Além do Jardim
Neste episódio, a partir de um filme delicioso, uma ...

Ver mais

Café Brasil 918 – O efeito dos Argonautas
Café Brasil 918 – O efeito dos Argonautas
Neste episódio vamos mostrar algumas reações de ...

Ver mais

Café Brasil 917 – Os Argonautas
Café Brasil 917 – Os Argonautas
Hoje partimos de uma lenda mitológica - Jasão e os ...

Ver mais

Café Brasil 916 – Um papo sobre produtividade
Café Brasil 916 – Um papo sobre produtividade
Quando em 2008 decidi empreender como criador de ...

Ver mais

LíderCast 316 – Gustavo Succi
LíderCast 316 – Gustavo Succi
No episódio de hoje temos Gustavo Succi, que é o CEO da ...

Ver mais

LíderCast 315 – Marina Helena
LíderCast 315 – Marina Helena
Hoje temos como convidada Marina Helena, pré-candidata ...

Ver mais

LíderCast 314 – William Borghetti
LíderCast 314 – William Borghetti
O convidado de hoje é William Borghetti, um ...

Ver mais

LíderCast 313 – Silas Colombo
LíderCast 313 – Silas Colombo
Hoje temos Silas Colombo, que é o CEO da Motim, a ...

Ver mais

Café² – Live com Christian Gurtner
Café² – Live com Christian Gurtner
O Café², live eventual que faço com o Christian ...

Ver mais

Café na Panela – Luciana Pires
Café na Panela – Luciana Pires
Episódio piloto do projeto Café na Panela, com Luciana ...

Ver mais

Sem treta
Sem treta
A pessoa diz que gosta, mas não compartilha.

Ver mais

O cachorro de cinco pernas
O cachorro de cinco pernas
Quantas pernas um cachorro tem se você chamar o rabo de ...

Ver mais

G20
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
Esclarecendo o que é o G20          Katherine Buso    Luiz A. Machado  Paulo Galvão Jr. 1. Considerações iniciais O presente artigo analisa os principais indicadores econômicos do Grupo dos Vinte ...

Ver mais

Talentos, tecnologia, tesouros e tolerância
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
Talentos, tecnologia, tesouros e tolerância “É a relação entre quem tem a força das ideias e quem tem o poder da força que permite progredir no tempo e no espaço na cidade, de forma ...

Ver mais

Os 30 anos do Plano Real
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
Os 30 anos do Plano Real   Paulo Galvão Júnior (*) Luiz Alberto Machado (**)   1. Considerações iniciais É preciso sempre debater os destinos econômicos, sociais e ambientais de nosso ...

Ver mais

Releituras
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
Releituras   “Quando um país é capaz de contar com as instituições preservadoras da autonomia individual (Estado de Direito e economia de mercado), de melhorar a qualificação de seus ...

Ver mais

Cafezinho 616 –  Bem-vindo, seu Caos
Cafezinho 616 –  Bem-vindo, seu Caos
Vivemos numa era de caos. Não se trata mais de planejar ...

Ver mais

Cafezinho 615 – Esquerda e direita
Cafezinho 615 – Esquerda e direita
Ser verdadeiramente racional significa estar aberto a ...

Ver mais

Cafezinho 614 – Um abismo cultural
Cafezinho 614 – Um abismo cultural
Uma reflexão a partir de uma experiência pessoal nos ...

Ver mais

Cafezinho 613 – Baixe a bola? Eu não!
Cafezinho 613 – Baixe a bola? Eu não!
Pô, Luciano, nessa idade você já devia ter baixado a ...

Ver mais

“Você não é meu cliente!” – Luciano Pires

“Você não é meu cliente!” – Luciano Pires

Carlos Nepomuceno -
Esta frase foi uma das melhores de Luciano Pires, na entrevista que fiz com ele este mês. O assunto volta, pois é bem comum que haja debate intenso sobre que tipo de concessão você fará no seu projeto, seja ele qual for, para conquistar clientes. Quando Luciano fala em Meiostream traz à baila conceito de teto de ganho, pois a medição do sucesso do projeto não é mais medida – como é o padrão no mainstream – pelos números financeiros apenas, mas também pelo critério da Felicidade Estrutural do fornecedor. Quando Luciano diz que fulano não é cliente dele, está afirmando que dentro dos Conceitos Estruturantes do Negócio dele, da aposta que faz no mercado futuro, aquilo é importante para o cliente, digamos mais consciente dos valores que ele apresenta – e para ele. Na verdade, está se falando de uma troca de valores subjetivos que estão acima dos valores objetivos. Podemos dizer várias coisas sobre isso. 1 – o cliente nem sempre tem razão, pois há emoções que jogam contra, tais como receio, medo, teimosia, arrogância; 2- há diferentes tipos de perfis de clientes para diferentes tipos de perfis de fornecedor, que têm que se encontrar; 3 – hoje, há uma valorização maior da autenticidade, num mercado que sai de um certo padrão, pasteurização, o que é algo que tem valor. Assim, o conceito “você não é meu cliente” é uma mensagem que está muito inserida neste novo ambiente de nichos, de cauda longa, na qual a Taxa de Diversidade está aumentando.
  • No Mainstream – fazemos tudo pelo cliente, mesmo que amanhã isso não seja interessante para ele;
  • No Nãostream (aqueles que não conseguem entrar no mercado) – não há clientes;
  • E no Meiostream – há conceitos estruturantes, apostas, que vão contra até mesmo determinados segmentos do mercado.
Por fim, estamos aqui falando não de produtos, mas de serviços do que podemos chamar de Mercado de Mentalidades, que trabalham basicamente com narrativas e conceitos. Vejamos:
  • Quando falamos em um Mercado de Mentalidade Mainstream, imagina-se que há certa intoxicação, pois o fornecedor tentará oferecer ao cliente os conceitos que deseja consumir, com preocupação menor na construção de valores;
  • Quando falamos em um Mercado de Mentalidade Meiostream, imagina-se que há menos intoxicação, pois o fornecedor tentará oferecer ao cliente os conceitos que acredita ser melhor para o cliente, com preocupação maior na construção de valores.
No Meiostream, estaríamos falando, no Mercado de Mentalidades, de Conceitos Orgânicos e Conceitos com Agrotóxico – volto a falar disso depois. É isso, que dizes? Quer ser um Futurista Bimodal? Me mande um zap: 21-99608-6422 Conheça nosso Programa de Formação de Futuristas Bimodais. Veja aqui o depoimento completo dos nossos formandos! RESSALVA Os Conceitos Estruturantes criados ou utilizados neste texto serão grafados com caixa alta no início da palavra, tal como Futurismo. Ao final do texto do livro “Futurismo Competitivo Digital Bimodal – Teoria e Prática” temos o Glossário Completo com a definição de todos eles para que sirva de suporte aos que querem se aprofundar no tema. E referência para que se possa entender com a máxima precisão o que estamos propondo aqui em termos de pensar e agir. Veja abaixo o depoimento de um dos nossos participantes:

Ver Todos os artigos de Carlos Nepomuceno