Iscas Intelectuais
Tá chegando o Podcast Café Brasil 700!
Tá chegando o Podcast Café Brasil 700!
Tá chegando a hora do Podcast Café Brasil 700!

Ver mais

Aplicativos IOS e Android para o Café Brasil Premium!
Aplicativos IOS e Android para o Café Brasil Premium!
MUDANÇAS IMPORTANTES NO CAFÉ BRASIL PREMIUM A você que ...

Ver mais

Café Brasil no Top 10 Podbean
Café Brasil no Top 10 Podbean
O Café Brasil está entre os Top 10 numa das maiores ...

Ver mais

O Irlandês
O Irlandês
O Irlandês é um PUTA filme, para ser degustado. Se você ...

Ver mais

700 – Girl Power
700 – Girl Power
Bem, você sabe que sempre que chegamos num programa ...

Ver mais

699- Um brasileiro
699- Um brasileiro
Como sabemos que muitos ouvintes do Café Brasil não ...

Ver mais

698 – A Mente Moralista
698 – A Mente Moralista
Somos criaturas profundamente intuitivas cujas ...

Ver mais

697 – O isentão
697 – O isentão
Quando você não tem político de estimação é muito bom ...

Ver mais

LíderCast 183 – Antonio Mamede
LíderCast 183 – Antonio Mamede
Ex-executivo de grandes empresas, hoje consultor e ...

Ver mais

LíderCast 182 – Alexis Fontaine
LíderCast 182 – Alexis Fontaine
Segunda participação do Deputado Federal do partido ...

Ver mais

LíderCast 181 – Christian Gurtner
LíderCast 181 – Christian Gurtner
Christian Gurtner – O homem que leva a gente para ...

Ver mais

LíderCast 180 – Marco Aurélio Mammute
LíderCast 180 – Marco Aurélio Mammute
Luciano Pires: Bom dia, boa tarde, boa noite. ...

Ver mais

Cafezinho Live – Como será o Brasil com Bolsonaro
Cafezinho Live – Como será o Brasil com Bolsonaro
Um bate papo entre Adalberto Piotto, Carlos Nepomuceno ...

Ver mais

046 – Para quem vai anular o voto
046 – Para quem vai anular o voto
Fiz um vídeo desenhando claramente o que acontece com ...

Ver mais

Confraria Café Brasil
Confraria Café Brasil
A Confraria Café Brasil nasceu para conectar pessoas ...

Ver mais

Videocast Nakata T02 10
Videocast Nakata T02 10
Videocast Nakata Temporada 02 Episódio 10 - Hábitos ...

Ver mais

A harpa elétrica
Chiquinho Rodrigues
Valdenir era um cara que acreditava piamente em reencarnação. Mas não era só isso… Acreditava também em vidas passadas, ufos e astrologia. Flertava com o candomblé, o budismo e era também ...

Ver mais

Trivium: Capítulo 3 – Classificação dos Termos (parte 9)
Alexandre Gomes
Continuando os resumos depois de um belo fim de ano, vou continuar detalhando mais sobre os o que são os termos e suas variedades. Perceba que isso é muito mais uma base de compreensão lógica das ...

Ver mais

Primeiras impressões de 2020
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
Primeiras impressões de 2020 “A economia compreende todas as atividades do país, mas nenhuma atividade do país compreende a economia.” Millôr Fernandes O ano está apenas começando, mas algumas ...

Ver mais

Lendas urbanas volume um
Chiquinho Rodrigues
Ademar e Ademir eram gêmeos siameses isquiópagos. Gêmeos siameses xifópagos (E não XiPófagos como alguns entendem) são aqueles unidos por um segmento físico. A nomenclatura provém de xifóide que ...

Ver mais

Cafezinho 247 – Compartilhe!
Cafezinho 247 – Compartilhe!
Sobre o hábito de compartilhar aquilo que vale a pena.

Ver mais

Cafezinho 246 – Setecentos
Cafezinho 246 – Setecentos
São 74 minutos de puro deleite.

Ver mais

Cafezinho 245 – Como censurar o Porta dos Fundos
Cafezinho 245 – Como censurar o Porta dos Fundos
Democracia é a liberdade de dizer “não”, mesmo que você ...

Ver mais

Cafezinho 244 – A bomba
Cafezinho 244 – A bomba
Os mais bobinhos vão acreditar na intenção que a ...

Ver mais

Uma discussão sobre inteligência artificial na educação

Uma discussão sobre inteligência artificial na educação

Mauro Segura - Transformação -

Esse texto foi gerado a partir de um evento da IBM que participei. No meio de um do painéis do evento, o meu amigo Fabio Gandour, que estava na plateia, fez uma pergunta sobre o desafio de educação no Brasil. Imediatamente Emílio Munaro, diretor de Desenvolvimento Global do Instituto Ayrton Senna, que era um dos painelistas, tomou a frente para responder. Foi aí que ele deu um soco no estômago em todos.

Emílio disse que existem aproximadamente 60 milhões de estudantes no universo da população brasileira de 207 milhões. Segundo ele, temos uma França dentro do nosso país em número de estudantes!! Dentro dos 60 milhões de estudantes, identificamos o incrível número de 53 milhões de alunos que estão na educação básica – que vai desde a educação infantil até o ensino médio. Desse total na educação básica, 88% estão na educação pública.

Aí ele fez uma pergunta para plateia, que era formada por pessoas bem formadas e de bom nível social econômico. E ele mesmo deu a resposta em seguida: “De dez amigos seus que estudaram com você na escola, quantos deles se formaram no ensino médio? Provavelmente a sua resposta será: todos!!”

Nesse instante ele apresentou o dado que deixou todos alarmados… e tristes. De cada 10 estudantes que entram na educação pública brasileira, apenas 5 se formam na educação básica, ou seja, 50% deles deixam de estudar no meio do caminho. E daqueles que se formam, somente 30% deles têm conhecimento adequado em língua portuguesa. E apenas 10% têm conhecimento adequado em matemática.

No Brasil, de cada 10 estudantes que entram na educação pública brasileira, apenas 5 se formam na educação básica

Emílio seguiu em seu raciocínio. A tecnologia pode ter um papel transformador na educação, porque ela pode fazer a aula ficar diferente e ajudar os estudantes a não desistirem de estudar. Por exemplo, a aula de matemática passa a ter outra dinâmica e significado. E no momento que damos significado, o estudante quer continuar aprendendo. E se ele continua aprendendo, a evasão escolar diminui, afetando uma série de outros índices que atualmente são perversos, como por exemplo, a distorção idade-série que temos no país. Hoje é acima de 40%. Existem alunos de 14 anos que estão na 5a. série. Infelizmente essa é a realidade em nosso país.

Em resumo. No momento que usamos a tecnologia para transformar a educação, criamos um estímulo para fazer o estudante se motivar e seguir o seu caminho.

Foi assim, com essa simples narrativa, que Emílio Munaro deixou a plateia boquiaberta. Foi um soco no peito descobrir que apenas 5 entre cada 10 estudantes no ensino público se formam na educação básica no Brasil, e apenas 10% têm conhecimento adequado em matemática. Eu não sabia disso. Os números deram a cara do principal problema do país e mostram o abismo gigantesco no sistema público brasileiro.

A situação que vivemos no país é de difícil solução. A menção de que a tecnologia pode ajudar a educação esbarra em uma outra realidade assustadora. Uma excelente matéria na revista Você SA, edição 241, cita uma pesquisa do Inep, instituto de pesquisa governamental ligado à educação. Em 2014, apenas 42% das escolas do ensino fundamental no país tinham rede de esgoto, e a média salarial dos professores era apenas um pouco acima de 3 mil reais – e foi pouco alterado de lá para cá. Sem saneamento básico, nem reconhecimento dos professores, parece esquizofrênico falarmos em novas tecnologias e inteligência artificial ajudando na revolução educacional.

Convido você a assistir o vídeo desse debate de especialistas sobre possíveis alternativas para sairmos dessa armadilha. Mas vai além disso, assista todo o evento “IBM School”, vai na playlist do evento e dá o play. São quase 3 horas com substanciosas discussões sobre a reinvenção da educação através da tecnologia. Se desejar algo mais resumido, o post publicado pela Alcely Barroso apresenta um resumo de insights bacanas que surgiram no evento.

Saí de lá convencido que, ao mesmo tempo que temos que introduzir novas tecnologias e inteligência artificial na educação, a gente também precisa investir e cuidar mais da educação “natural” do estudante brasileiro.

 

 

Ver Todos os artigos de Mauro Segura