Iscas Intelectuais
A fábrica de conteúdo
A fábrica de conteúdo
A Confraria Café Brasil dá um passo adiante e começa a ...

Ver mais

Um jeito de ver o mundo
Um jeito de ver o mundo
Isca Intelectual de Luciano Pires que tenta explicar o ...

Ver mais

LíderCast 5
LíderCast 5
Acabamos de lançar a Temporada 5 do podcast LíderCast, ...

Ver mais

O padrão
O padrão
Isca intelectual de Luciano Pires demonstrando que ...

Ver mais

553 – Exponential Talks
553 – Exponential Talks
Podcast Café Brasil 553 - Exponential Talks - Luciano ...

Ver mais

552 – LíderCast 5
552 – LíderCast 5
Podcast Café Brasil 552 - LíderCast 5 . Este programa ...

Ver mais

999 – Hotel Califórnia
999 – Hotel Califórnia
Podcast Café Brasil - Hotel Califórnia. O programa ...

Ver mais

551 – Todo mundo é deficiente
551 – Todo mundo é deficiente
Podcast Café Brasil 551 - Todo mundo é deficiente. ...

Ver mais

LíderCast 061 – Flavio Azm
LíderCast 061 – Flavio Azm
Hoje recebemos Flavio Azm que é cineasta, mas é muito ...

Ver mais

LíderCast 060 – Raiam Santos
LíderCast 060 – Raiam Santos
Hoje recebo Raiam Santos, um jovem brasileiro que não ...

Ver mais

LíderCast 059 – Geraldo Rufino
LíderCast 059 – Geraldo Rufino
Hoje recebemos Geraldo Rufino um empreendedor ...

Ver mais

LíderCast 058 – Marcelo Wajchenberg
LíderCast 058 – Marcelo Wajchenberg
Hoje recebemos Marcelo Wajchenberg, que é médico ...

Ver mais

Videocast Nakata T02 10
Videocast Nakata T02 10
Videocast Nakata Temporada 02 Episódio 10 - Hábitos ...

Ver mais

Videocast Nakata – T02 09
Videocast Nakata – T02 09
Videocast Nakata - Temporada 02 Episódio 09 Quando ...

Ver mais

Videocast Nakata T02 08
Videocast Nakata T02 08
Videocast Nakata Temporada 02 Episódio 08 Já falei ...

Ver mais

Videocast Nakata T02 07
Videocast Nakata T02 07
Videocast Nakata Temporada 02 Episódio 07 Se a sua ...

Ver mais

Diferentes olhares
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
Diferentes olhares Metade cheia e metade vazia do copo “Nós tivemos uma economia no ano passado caindo, e no ano anterior também, uma queda que se acentuou um pouco mais do que se estava ...

Ver mais

Não contrate um comunista
Raiam Santos
Só com esse título, já deve ter gente se coçando para buscar meu CPF e tentar me processar por incitação ao ódio e preconceito. Calma, meus amigos! Sou o tipo do cara que odeia discutir política, ...

Ver mais

Carta aberta aos podcasters
Mauro Segura
Transformação
Por que os podcasts não crescem como negócio no Brasil? A resposta pode estar nessa carta aberta de Mauro Segura para os podcasters.

Ver mais

Somos responsáveis pela beleza que herdamos
Bruno Garschagen
Ciência Política
Isca intelectual de Bruno Garshagen. No Brasil, basta consultar fotos antigas das cidades para verificar que o padrão de beleza urbana tradicional deu lugar a um ambiente novo, às vezes ...

Ver mais

O discurso não conta

O discurso não conta

Labi Mendonça - Iscas Anarquiscas -

discurso1

Eu nem ia mais publicar este texto. Pensei que já estava ultrapassado, pois comecei a elaborar durante o período eleitoral. Acontece que a eleição passou, o horário político gratuito na TV passou, a síndrome do tudo ou nada passou, os extremistas ficaram sem quórum para movimentos golpistas ou de impeachment, e eu pensava que não havia mais motivo para eu falar sobre o que pretendia. Só que não…

Discurso-Politicamente-Correto-ou-Bla-Bla-Bla

Agora, ainda mais do que nunca vejo as pessoas crentes, iludidas, agarradas a textos, matérias, notícias, falas, discursos, pronunciamentos, promessas… Como ocorreu no período eleitoral.

370-jabor020602050618_ED

Muito admirado, me surpreendo quando vejo um Arnaldo Jabor do alto do seu vocabulário articulado e mordaz, tentar passar um discurso, um pensamento, uma reflexão, (não importa se certa ou errada) para o seleto público da noite do Jornal Nacional, construindo uma opinião (seria?), sobre algum assunto, geralmente político. Retórico.

meninas-do-jo05

Outro susto ao ver o Jo Soares, no meio do seu Talk Show, no dia em que rodeado das  “Meninas do Jo”, jornalistas e comentaristas, tomar a palavra e construir um texto que buscava justificar Evo Morales. Valeu pelo susto estampado no rosto das suas parceiras de mesa. Poucos entenderam o que significava aquilo.

Aecio-C_9b41203c2b

Do mesmo modo que eu via e ouvia na campanha um Aécio Neves candidato prometendo “mudar o Brasil” com uma desfaçatez que me apavorou demais. Como se fosse fácil, possível e exequível. Todos podem falar e prometer è vontade, não faz a menor diferença se é ou não é… O que interessa é ganhar.

discursos-de-dilma

A candidata do Governo, não prometeu tanto, mas também entrou na dança do discurso, do vai fazer e acontecer, do vai mudar e vamos ter… Como se fosse acontecer… Apavorado, eu vejo que a maioria das pessoas ainda acredita no papo falado, nas promessas, nos discursos, no bla-bla-bla, que não se concretiza nunca, nas matérias de jornal, nas reportagens das publicações vendidas aos interesses dos que jogam o jogo do poder.

23_papa_discursoRec

O que me surpreende, é que isso revela por parte de todos eles, uma visão equivocada do Brasil e de como as coisas são no mundo. Faz muito tempo que nada do que se fala é o que acontece. Por décadas eu vejo essa situação se agravando. Pouco do que se fala se torna verdade e acontece como foi dito. É assim no governo, é assim na (in)justiça, é assim na imprensa, é assim nas empresas, é assim na economia, é assim nas relações internacionais, é assim no processo de disputas de poder no mundo global.

promessas_m1

Até contratos, selados com cláusulas rigorosamente elaboradas, são desconsiderados e aviltados, obrigando que as partes prejudicadas tenham que arcar com longos, custosos, demorados e complicados litígios legais, para tentar defender direitos e salvar processos não levados a sério. Cláusulas são retiradas de minutas, outras são capciosas e dão direito e interpretações errôneas, e com isso, mais bla-bla-bla, que revela que o ser humano está perdendo a honradez, a seriedade e a decência, fazendo qualquer coisa para se defender e alcançar seus objetivos, mesmo quando prejudica a outros. Que se fodam os outros. Esse é o “padrão” que estão gestando no Brasil faz muito tempo! E também no mundo. E vai ficando normal. As pessoas acreditam no papo, e quando nada daquilo se cumpre elas já se esqueceram de tudo ou se sentem impotentes para lutar contra. Assim, fica tudo pelo não dito…

frase-os-homens-sao-parecidos-em-suas-promessasREC

Querem fazer um exercício de memória? Eu não faço porque me deixa deprimido… O que interessa é o que é feito. Isso sim tem que ser considerado. O discurso não interessa mais… Quase ninguém lê, nem ouve, nem pensa, nem questiona, nem mesmo entende o que está sendo dito e não dito.

frases-facebook-eu-nao-quero-promessasRecAté eu, pensando bem, estou perdendo tempo aqui… Escrevendo… Acham que alguém vai se preocupar com a minha admiração, colocação, questionamento? Vamos pro baile e vamos torcer para que a parte pior do problema não venha bater na minha praia. Tem lixo demais nesse papo todo!

Ver Todos os artigos de Labi Mendonça