Assine o Café Brasil
Iscas Intelectuais
A rã e o escorpião
A rã e o escorpião
Isca intelectual de Luciano Pires, dizendo que é como ...

Ver mais

Fake News
Fake News
Isca intelectual lembrando da teoria dos Quatro Rês, ...

Ver mais

Matrizes da Violência
Matrizes da Violência
Isca intelectual lembrando que os presídios brasileiros ...

Ver mais

Mudei de ideia
Mudei de ideia
Isca intelectual de Luciano Pires incentivando que você ...

Ver mais

544 – Persuadível
544 – Persuadível
Podcast Café Brasil 544 - Persuadível. Vivemos numa ...

Ver mais

543 – Desengajamento moral
543 – Desengajamento moral
Podcast Café Brasil 543 - Desengajamento moral. Como é ...

Ver mais

542 – Tapestry
542 – Tapestry
Podcast Café Brasil 542 - Tapestry. Em 1971 uma cantora ...

Ver mais

541 – A festa do podcast
541 – A festa do podcast
Podcast Café Brasil 541 - A festa do Podcast. ...

Ver mais

LíderCast 056 – Paula Miraglia
LíderCast 056 – Paula Miraglia
LiderCast 056 - Hoje conversaremos com Paula Miraglia, ...

Ver mais

LíderCast 055 – Julia e Karine
LíderCast 055 – Julia e Karine
LiderCast 055 - Hoje vamos conversar com duas jovens ...

Ver mais

LíderCast 054 – Rodrigo Dantas
LíderCast 054 – Rodrigo Dantas
LiderCast 054 - Hoje vamos falar com o empreendedor ...

Ver mais

LíderCast 053 – Adalberto Piotto
LíderCast 053 – Adalberto Piotto
LiderCast 053 - Hoje vamos entrevistar Adalberto ...

Ver mais

045 – Recuperando do trauma
045 – Recuperando do trauma
Quando terminar o trauma, quando o Brasil sair deste ...

Ver mais

Vem Pra Rua!
Vem Pra Rua!
Um recado para os reacionários que NÃO vão às ruas dia ...

Ver mais

44 – Tudo bem se me convém – Palestra no Epicentro
44 – Tudo bem se me convém – Palestra no Epicentro
Apresentação de Luciano Pires no Epicentro em Campos de ...

Ver mais

43 – Gloria Alvarez – Sobre República e Populismo
43 – Gloria Alvarez – Sobre República e Populismo
Gloria Alvarez, do Movimento Cívico Nacional da ...

Ver mais

A verdade inconveniente da política atual
Bruno Garschagen
Ciência Política
Isca Intelectual de Bruno Garschagen, lembrando que o risco imediato para o futuro do mundo não é a desgraça do populismo: é o casamento incestuoso entre a degradação da política de hoje com a ...

Ver mais

A força da vocação
Tom Coelho
Sete Vidas
“Eu nunca quis ser o maior ou o melhor. Queria apenas desenhar.” (Mauricio de Sousa)   Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali. É quase impossível que estes personagens de histórias em quadrinhos ...

Ver mais

O caos no Rio de Janeiro tem muitos culpados. E uma explicação
Bruno Garschagen
Ciência Política
Isca intelectual de Bruno Garschagen, lembrando que o que está acontecendo neste momento no Rio de Janeiro revela que a relação do carioca com a política não mudou muito desde o final do século 19.

Ver mais

Que grandeza…
Fernando Lopes
Iscas Politicrônicas
Ah… nada como o amor sincero à Pátria, o dar-se pelo povo… Nada como ver políticos desprendidos, servindo à nação uma verdadeira aula de civismo, espalhando sabedoria e exemplo de ...

Ver mais

O discurso não conta

O discurso não conta

Labi Mendonça - Iscas Anarquiscas -

discurso1

Eu nem ia mais publicar este texto. Pensei que já estava ultrapassado, pois comecei a elaborar durante o período eleitoral. Acontece que a eleição passou, o horário político gratuito na TV passou, a síndrome do tudo ou nada passou, os extremistas ficaram sem quórum para movimentos golpistas ou de impeachment, e eu pensava que não havia mais motivo para eu falar sobre o que pretendia. Só que não…

Discurso-Politicamente-Correto-ou-Bla-Bla-Bla

Agora, ainda mais do que nunca vejo as pessoas crentes, iludidas, agarradas a textos, matérias, notícias, falas, discursos, pronunciamentos, promessas… Como ocorreu no período eleitoral.

370-jabor020602050618_ED

Muito admirado, me surpreendo quando vejo um Arnaldo Jabor do alto do seu vocabulário articulado e mordaz, tentar passar um discurso, um pensamento, uma reflexão, (não importa se certa ou errada) para o seleto público da noite do Jornal Nacional, construindo uma opinião (seria?), sobre algum assunto, geralmente político. Retórico.

meninas-do-jo05

Outro susto ao ver o Jo Soares, no meio do seu Talk Show, no dia em que rodeado das  “Meninas do Jo”, jornalistas e comentaristas, tomar a palavra e construir um texto que buscava justificar Evo Morales. Valeu pelo susto estampado no rosto das suas parceiras de mesa. Poucos entenderam o que significava aquilo.

Aecio-C_9b41203c2b

Do mesmo modo que eu via e ouvia na campanha um Aécio Neves candidato prometendo “mudar o Brasil” com uma desfaçatez que me apavorou demais. Como se fosse fácil, possível e exequível. Todos podem falar e prometer è vontade, não faz a menor diferença se é ou não é… O que interessa é ganhar.

discursos-de-dilma

A candidata do Governo, não prometeu tanto, mas também entrou na dança do discurso, do vai fazer e acontecer, do vai mudar e vamos ter… Como se fosse acontecer… Apavorado, eu vejo que a maioria das pessoas ainda acredita no papo falado, nas promessas, nos discursos, no bla-bla-bla, que não se concretiza nunca, nas matérias de jornal, nas reportagens das publicações vendidas aos interesses dos que jogam o jogo do poder.

23_papa_discursoRec

O que me surpreende, é que isso revela por parte de todos eles, uma visão equivocada do Brasil e de como as coisas são no mundo. Faz muito tempo que nada do que se fala é o que acontece. Por décadas eu vejo essa situação se agravando. Pouco do que se fala se torna verdade e acontece como foi dito. É assim no governo, é assim na (in)justiça, é assim na imprensa, é assim nas empresas, é assim na economia, é assim nas relações internacionais, é assim no processo de disputas de poder no mundo global.

promessas_m1

Até contratos, selados com cláusulas rigorosamente elaboradas, são desconsiderados e aviltados, obrigando que as partes prejudicadas tenham que arcar com longos, custosos, demorados e complicados litígios legais, para tentar defender direitos e salvar processos não levados a sério. Cláusulas são retiradas de minutas, outras são capciosas e dão direito e interpretações errôneas, e com isso, mais bla-bla-bla, que revela que o ser humano está perdendo a honradez, a seriedade e a decência, fazendo qualquer coisa para se defender e alcançar seus objetivos, mesmo quando prejudica a outros. Que se fodam os outros. Esse é o “padrão” que estão gestando no Brasil faz muito tempo! E também no mundo. E vai ficando normal. As pessoas acreditam no papo, e quando nada daquilo se cumpre elas já se esqueceram de tudo ou se sentem impotentes para lutar contra. Assim, fica tudo pelo não dito…

frase-os-homens-sao-parecidos-em-suas-promessasREC

Querem fazer um exercício de memória? Eu não faço porque me deixa deprimido… O que interessa é o que é feito. Isso sim tem que ser considerado. O discurso não interessa mais… Quase ninguém lê, nem ouve, nem pensa, nem questiona, nem mesmo entende o que está sendo dito e não dito.

frases-facebook-eu-nao-quero-promessasRecAté eu, pensando bem, estou perdendo tempo aqui… Escrevendo… Acham que alguém vai se preocupar com a minha admiração, colocação, questionamento? Vamos pro baile e vamos torcer para que a parte pior do problema não venha bater na minha praia. Tem lixo demais nesse papo todo!

Ver Todos os artigos de Labi Mendonça