Iscas Intelectuais
Síntese de indicadores sociais 2016 do IBGE
Síntese de indicadores sociais 2016 do IBGE
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - ...

Ver mais

Silvio Santos, Zé Celso e o Oficina
Silvio Santos, Zé Celso e o Oficina
Uma reunião para ser objeto de estudo em qualquer aula ...

Ver mais

#TransgressaoEhIsso
#TransgressaoEhIsso
Transgredir é muito mais que pintar o rosto, urinar na ...

Ver mais

Vem aí o Cafezinho
Vem aí o Cafezinho
Nasce nesta segunda, 4/9 o CAFEZINHO, podcast ...

Ver mais

601 – Alfabetização para a Mídia II
601 – Alfabetização para a Mídia II
Publicamos um videocast sobre Alfabetização para a ...

Ver mais

600 – God Save The Queen
600 – God Save The Queen
Café Brasil 600... Chegou a hora de comemorar outra ...

Ver mais

599 – Gastando tempo
599 – Gastando tempo
Quem ouve o Café Brasil há algum tempo sabe da minha ...

Ver mais

598 – O bovárico
598 – O bovárico
Madame Bovary é um livro clássico que nos apresenta a ...

Ver mais

LíderCast 97 – Michael Oliveira
LíderCast 97 – Michael Oliveira
Michael Oliveira, que é criador e apresentador do ...

Ver mais

LíderCast 96 – Ricardo Geromel
LíderCast 96 – Ricardo Geromel
Ricardo Geromel, que sai do Brasil para jogar futebol, ...

Ver mais

LíderCast 95 – Pascoal da Conceição
LíderCast 95 – Pascoal da Conceição
Pascoal da Conceição, que fala sobre a vida de ator no ...

Ver mais

LíderCast 94 – Marcelo e Evelyn Barbisan
LíderCast 94 – Marcelo e Evelyn Barbisan
Marcelo e Evelyn Barbisan. O Marcelo é médico, a Evelyn ...

Ver mais

Confraria Café Brasil
Confraria Café Brasil
A Confraria Café Brasil nasceu para conectar pessoas ...

Ver mais

Videocast Nakata T02 10
Videocast Nakata T02 10
Videocast Nakata Temporada 02 Episódio 10 - Hábitos ...

Ver mais

Videocast Nakata – T02 09
Videocast Nakata – T02 09
Videocast Nakata - Temporada 02 Episódio 09 Quando ...

Ver mais

Videocast Nakata T02 08
Videocast Nakata T02 08
Videocast Nakata Temporada 02 Episódio 08 Já falei ...

Ver mais

Mostrem essa coragem toda!
Fernando Lopes
Iscas Politicrônicas
Não há mais o que falar, esmiuçar ou palpitar sobre a intervenção federal na Segurança do Rio de Janeiro. Entre especialistas da área, especialistas do nada, gente se fingindo de especialista e ...

Ver mais

Como não combater a inflação
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
Como não combater a inflação  O livro que, infelizmente, poucos leram “Os controles são profunda e intrinsecamente imorais. Substituindo o governo da lei e da cooperação voluntária no mercado ...

Ver mais

Como vencer um debate tendo razão
Bruno Garschagen
Ciência Política
O estrondoso sucesso do psicólogo canadense Jordan Peterson tem mostrado coisas extremamente interessantes sobre como parte da sociedade reage diante de alguém que sabe defender corajosamente as ...

Ver mais

O oitavo círculo
Fernando Lopes
Iscas Politicrônicas
Faz uns bons anos, no departamento de trânsito de uma pequena e pacata cidade do interior paulista. Um cliente sofreu alguns danos em seu carro, devido aos quebra-molas exagerados, muito acima ...

Ver mais

Cafezinho 48 – As reformas
Cafezinho 48 – As reformas
Reformas estruturais implicam em mudanças na forma como ...

Ver mais

Cafezinho 47 – Os poblema
Cafezinho 47 – Os poblema
Como as mídias sociais revelaram o tamanho do desastre ...

Ver mais

Cafezinho 46 – Experimente
Cafezinho 46 – Experimente
Experimente abrir uma empresa. Seja o dono.

Ver mais

Cafezinho 45 – O louco
Cafezinho 45 – O louco
Na semana passada, quase sete anos após a apresentação ...

Ver mais

O dia em que a IBM Brasil vestiu bermuda e adotou o desconfiômetro

O dia em que a IBM Brasil vestiu bermuda e adotou o desconfiômetro

Mauro Segura - Transformação -

Dia 23 de fevereiro de 2017 foi um dia de grande alvoroço na firma onde trabalho… hahahaha… a firma onde trabalho é a IBM Brasil. Nesse dia a companhia publicou um vídeo muito divertido e surpreendente. Sabe aquele negócio de “queixo caído”? Foi isso que aconteceu.

Bem, confesso que meu queixo não caiu nesse dia porque eu fiz parte da criação e produção do vídeo, portanto eu já sabia do que seria veiculado. Mas meu queixo e o corpo todo já haviam caído bem antes, quando o pessoal veio falar comigo sobre o que estavam planejando. Inicialmente achei muito ousado, mas depois divertido. Fiquei realmente surpreso quando entendi todo o projeto.

O vídeo tem uma mensagem simples: o código de vestimenta, ou “dress code”, foi implodido na IBM Brasil. Não existe mais! Que descanse em paz! Agora o que vale é bom senso… vale cada funcionário com sua individualidade, seus critérios, seus gostos, suas preferências, sua sensatez e com seu respectivo desconfiômetro ligado em nível máximo.

Reconheço que o antigo dress code já estava morto há muitos anos. Ele falava em uso de jeans somente nas sexta-feiras. Dá até vergonha de lembrar.

A abolição da escrav… ooopps, do dress code, não foi a única surpresa. Claro que a decisão de abolir o dress code foi o grande lance, mas o pacote completo foi uma espécie de combo, ele veio com três super surpresas. A empresa poderia ter comunicado a novidade mandando um email simples para todos, com um texto bonito, bem escrito, atéinstitucional, mas fez diferente escolhendo um caminho nada tradicional.

A primeira surpresa foi a forma bem humorada, inovadora, de comunicar a decisão da empresa. O vídeo não foi apenas criativo e fora de padrão, mas também surpreendeu ao colocar os funcionários como os porta-vozes da notícia, de um jeito informal, natural e engajador. Certamente a linguagem usada não foi usual e veio carregada de mensagens simbólicas. Se o dress code foi abolido e a autonomia e responsabilidade estão delegadas aos funcionários, então nada mais natural que a comunicação dessa novidade fosse dada pelos próprios funcionários.

A segunda surpresa foi o canal de comunicação. O vídeo foi publicado no blog interno da Diretora de RH da IBM Brasil, Chris Berlinck, por ela própria, incentivando as pessoas a se pronunciarem sobre a novidade. Ao fazer isso, ela ligou o para-raios para coletar as reações de toda a organização, composta de milhares de funcionários, com todos os riscos e benefícios de levar um tema polêmico ao escrutínio público. No mesmo dia da publicação, o post já tinha alcançado mais de 10 mil views e mais de 500 comentários, registrando um nível de entusiasmo, engajamento e energia que transformou esse dia 23 num dia mágico.

A terceira surpresa foi a transparência e a assertividade da mensagem. As bermudas estão liberadas. O conforto está autorizado. Os gostos pessoais e individuais serão respeitados. Não tem meio termo e bola dividida. Teve dúvida? Veja o vídeo, siga as Dicas da Camis, que é uma parte do vídeo onde uma funcionária dá dicas no estilo Glória Kalil. O Dicas da Camis, que dura 50 segundos no vídeo, deu tão certo que a empresa está analisando se vale a penar criar um programa a partir dessa ideia ao longo do ano, funcionando como um canal bem humorado para abordar as eventuais dúvidas e dilemas que certamente vão aparecer nas próximas semanas e meses.

A adoção do “NO DRESS CODE” foi imediata. No dia seguinte à comunicação, os escritórios da IBM foram inundados de pessoas felizes, muitas de bermudas, de roupas leves, sapatos confortáveis, mostrando seu individualismo, seus gostos… e até algumas camisas de Super Homem. Um amigo sugeriu chamar o dia 23 de “Bermuda Day”. Achei divertido. Apesar do “NO DRESS CODE” ir muito além da liberação do uso de bermudas, não tem como não admitir que a bermuda virou o símbolo de tudo isso.

Isso não é pegadinha, não é jogar pra torcida e não tem nenhuma segunda intenção por trás dessa decisão. A empresa sabe que excessos vão acontecer, sabe que vai ter que gerenciar situações complexas, dilemas onde a razão estará no fio da navalha, percepções diferentes sobre o que são bom gosto e bom senso. Mas essa atitude e decisão foram pensadas, discutidas, vistas como algo intimamente conectadas à jornada de transformação cultural da companhia. O time executivo, especialmente a liderança de RH, não tomou a decisão olhando o dia de hoje, mas abraçou a causa olhando a linha de chegada, o futuro.

O dia do lançamento do “NO DRESS CODE” foi inesquecível, foi daqueles dias emblemáticos que lembraremos no futuro como um dia de mudanças. Uma decisão, aparentemente simples, que terá impacto no clima e que evidencia a transformação real de uma empresa que se propõe a mudar o tempo todo. Me lembrou Neil Armstrong ao pisar pela primeira vez na Lua: “Um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade”.

Abaixo você encontra uma versão reduzida do vídeo com 2min e 6seg, sendo que o vídeo original bem mais divertido tem 4min e 40seg. O Dicas da Camis, citado anteriormente, não está incluído, mesmo assim essa versão reduzida dá uma boa ideia do espírito e da forma da comunicação. O vídeo original, com todas as suas nuances, particularidades e bom humor, está reservado para ser veiculado somente dentro da companhia.

Ver Todos os artigos de Mauro Segura