Iscas Intelectuais
Síntese de indicadores sociais 2016 do IBGE
Síntese de indicadores sociais 2016 do IBGE
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - ...

Ver mais

Silvio Santos, Zé Celso e o Oficina
Silvio Santos, Zé Celso e o Oficina
Uma reunião para ser objeto de estudo em qualquer aula ...

Ver mais

#TransgressaoEhIsso
#TransgressaoEhIsso
Transgredir é muito mais que pintar o rosto, urinar na ...

Ver mais

Vem aí o Cafezinho
Vem aí o Cafezinho
Nasce nesta segunda, 4/9 o CAFEZINHO, podcast ...

Ver mais

610 – Abre-te Sésamo
610 – Abre-te Sésamo
Abre-te Sésamo é a frase mágica do conto de Ali-Babá e ...

Ver mais

609 – As leis
609 – As leis
No Fórum da Liberdade que aconteceu em abril de 2018 em ...

Ver mais

608 – As 12 Regras
608 – As 12 Regras
Jordan Peterson é psicólogo clínico, crítico cultural e ...

Ver mais

607 – Uma Guerreira
607 – Uma Guerreira
Este programa reproduz na íntegra o LíderCast 100, pois ...

Ver mais

LíderCast 105 – Jeison Arenhardt
LíderCast 105 – Jeison Arenhardt
LíderCast 105 - Hoje conversamos com Jeison Arenhardt, ...

Ver mais

LíderCast 104 – Odayr Baptista
LíderCast 104 – Odayr Baptista
LíderCast 104 - Hoje conversamos com Odayr Baptista, ...

Ver mais

LíderCast 103 – Ivan Witt
LíderCast 103 – Ivan Witt
Hoje conversamos com Ivan Witt, um executivo brasileiro ...

Ver mais

LíderCast 102 – Paulo Cruz
LíderCast 102 – Paulo Cruz
Com Paulo Cruz, professor, pensador, voz dissonante da ...

Ver mais

Confraria Café Brasil
Confraria Café Brasil
A Confraria Café Brasil nasceu para conectar pessoas ...

Ver mais

Videocast Nakata T02 10
Videocast Nakata T02 10
Videocast Nakata Temporada 02 Episódio 10 - Hábitos ...

Ver mais

Videocast Nakata – T02 09
Videocast Nakata – T02 09
Videocast Nakata - Temporada 02 Episódio 09 Quando ...

Ver mais

Videocast Nakata T02 08
Videocast Nakata T02 08
Videocast Nakata Temporada 02 Episódio 08 Já falei ...

Ver mais

O Ibope e a caricatura do conservadorismo
Bruno Garschagen
Ciência Política
Essa pesquisa que mede o grau de conservadorismo da sociedade brasileira é das coisas mais estúpidas que o Ibope já fez.

Ver mais

A nova onda
Fernando Lopes
Iscas Politicrônicas
A vitrine acima é um quadro de uma animação de Mauricio Ricardo em https://www.youtube.com/watch?v=j7GJT3jALx4 A moda agora é “ter lado” sobre o vídeo de Gleisi Hoffman – que só é senadora ...

Ver mais

A Copa do Mundo Socioeconômica
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
A Copa do Mundo Socioeconômica[1] Considerações preliminares No próximo dia 14 de junho terá início a 21ª edição da Copa do Mundo da FIFA (Fedération Internationale de Football Association), um ...

Ver mais

As 50 empresas mais inovadoras do mundo
Mauro Segura
Transformação
Saiu a edição 2018 do estudo "As 50 empresas mais inovadoras do mundo" do BCG, que apresenta os principais movimentos que grandes organizações estão fazendo para inovar e impactar a sociedade.

Ver mais

Cafezinho 65 – A burrice
Cafezinho 65 – A burrice
Qualquer semelhança com gente que você conhece é pura ...

Ver mais

Cafezinho 64 – Outra piada
Cafezinho 64 – Outra piada
O caso do triplex no Guarujá começou em setembro de ...

Ver mais

Cafezinho 63 – Sai fora
Cafezinho 63 – Sai fora
As pessoas com as quais você anda, as fontes das quais ...

Ver mais

Cafezinho 62 – Dona Terezinha
Cafezinho 62 – Dona Terezinha
Aos domingos à tarde, a companhia da dona Terezinha de ...

Ver mais

Monólogos da Rede – O que se diz e o que se faz

Monólogos da Rede – O que se diz e o que se faz

Labi Mendonça - Iscas Anarquiscas -

É sempre bom lembrar… O efeito enganador que as redes sociais provoca nas pessoas pode ser danoso.
1-OqueSeDiz-26-638
De uma hora para outra as pessoas passam a acreditar que todos aquelas postagens, compartilhamentos, aprovações, “emoticons” anexados, são a prova concreta de que a realidade está em transformação conforme pretendem. Acham que estão vivendo aquilo…
2-ATeoria-524913
Mas é mais efeito virtual do que real. As pessoas se exibem, se expõem, replicam, multiplicam, compartilham, e aquela onda, parece que vai provocar um efeito devastador…
6-A-Onda-bbe198e
Só que não. A onda passa e como marola acaba diluída na miríade de novas postagens, novos “likes”, novos memes, e são de fato pouquíssimas as publicações na rede social que se tornam verdadeiramente impactantes a ponto de provocar efeitos concretos e reais. Milhares de estímulos por segundo…
2-A-comunicar-o-mundo
A pessoa fica ali hipnotizada pela constante renovação de mensagens, a ponto de acreditar que aquela vida virtual está mesmo provocando um efeito muito profundo nas pessoas. Não é bem assim.
4-A-original-300x214
Claro que é bastante democrático e muito entusiasmante você ter e estar presente numa sala de visitas coletiva onde pode se comunicar com o mundo e este com você. Em “real time”!
5-A-comunica
Mas justamente por ser essa grande babel alucinógena e totalmente virtual que os efeitos do que se faz ali são muito diluídos.
10-A-Virtual-52978aaacb7a1
Parece muito movimento, mas é pouco resultado.
-7-A-Morte-NaPraia
Excetuando-se casos extremos de ataques, manifestação aberta de preconceito, intolerância ou racismo, ou cenas bárbaras de violência ou crueldade, a maioria das postagens fica mesmo na espuma da onda onde flutuam e poucas chegam à praia das consequências…
8-A-tecnologia-real-e-virtual
Mas, certamente, os manipuladores, os influenciadores, formadores de opinião, profissionais da comunicação nas redes, estão trabalhando incansavelmente 24 horas por dia, para provocar estímulos, arregimentar multiplicações, conquistar apoiadores, e apreciadores.
13-A-Manipuladores-15215
No fundo é apenas para tanger as ondas. Isso torna viral alguma mensagem, e o seu efeito então fica inoculado naquela corrente por algum tempo. Não muito tempo.
12-A-time
A força de uma mensagem na rede é, salvo exceções, de efeito pouco prolongado. Se não houver o estímulo constante de novos compartilhamentos a coisa esfria e apodrece.
14-A-vitrola-perecivel-01
O próprio internauta, ao ver um post que já foi visto, em vez de buscar a pertinência de seu conteúdo, desvia dele como se fosse uma mensagem com o prazo de validade vencido.
5-A-mdias-sociais
É raro uma mensagem receber compartilhamento ou “like” depois de semanas ou meses de publicada. Vira massa perecível no passado. Ou “memória” para ser lembrada mais adiante.
9-A-mundo-virtual-no-mundo-real_1
Na vida real, a situação geralmente é distinta, a realidade é outra, e não tem a facilidade de ser manipulada como nas redes sociais. O fato incomoda e tem cheiro, sabor de carne, de vida, de sangue.
4-A-fora-todos
Por isso, sempre é bom lembrar que o que se diz e o que se faz, nem sempre estão harmônicos. Mas a maioria das pessoas nem quer saber.
1-A-MudarOmundo-1E
Na tela é tudo tão rápido, colorido, bonito, adaptável, julgável, condenável, aprovável, provável, “likável” que até parece verdade.
1-A-transformar-o-mundo-rec
Dá aquele “barato” e enquanto você está na “vibe” da ilusão, a vida passa rapidamente transitando além de você, do futuro para o passado. Mas não como você desejava.
13-A-TEMPO

Ver Todos os artigos de Labi Mendonça