Iscas Intelectuais
A fábrica de conteúdo
A fábrica de conteúdo
A Confraria Café Brasil dá um passo adiante e começa a ...

Ver mais

Um jeito de ver o mundo
Um jeito de ver o mundo
Isca Intelectual de Luciano Pires que tenta explicar o ...

Ver mais

LíderCast 5
LíderCast 5
Acabamos de lançar a Temporada 5 do podcast LíderCast, ...

Ver mais

O padrão
O padrão
Isca intelectual de Luciano Pires demonstrando que ...

Ver mais

553 – Exponential Talks
553 – Exponential Talks
Podcast Café Brasil 553 - Exponential Talks - Luciano ...

Ver mais

552 – LíderCast 5
552 – LíderCast 5
Podcast Café Brasil 552 - LíderCast 5 . Este programa ...

Ver mais

999 – Hotel Califórnia
999 – Hotel Califórnia
Podcast Café Brasil - Hotel Califórnia. O programa ...

Ver mais

551 – Todo mundo é deficiente
551 – Todo mundo é deficiente
Podcast Café Brasil 551 - Todo mundo é deficiente. ...

Ver mais

LíderCast 061 – Flavio Azm
LíderCast 061 – Flavio Azm
Hoje recebemos Flavio Azm que é cineasta, mas é muito ...

Ver mais

LíderCast 060 – Raiam Santos
LíderCast 060 – Raiam Santos
Hoje recebo Raiam Santos, um jovem brasileiro que não ...

Ver mais

LíderCast 059 – Geraldo Rufino
LíderCast 059 – Geraldo Rufino
Hoje recebemos Geraldo Rufino um empreendedor ...

Ver mais

LíderCast 058 – Marcelo Wajchenberg
LíderCast 058 – Marcelo Wajchenberg
Hoje recebemos Marcelo Wajchenberg, que é médico ...

Ver mais

Videocast Nakata T02 10
Videocast Nakata T02 10
Videocast Nakata Temporada 02 Episódio 10 - Hábitos ...

Ver mais

Videocast Nakata – T02 09
Videocast Nakata – T02 09
Videocast Nakata - Temporada 02 Episódio 09 Quando ...

Ver mais

Videocast Nakata T02 08
Videocast Nakata T02 08
Videocast Nakata Temporada 02 Episódio 08 Já falei ...

Ver mais

Videocast Nakata T02 07
Videocast Nakata T02 07
Videocast Nakata Temporada 02 Episódio 07 Se a sua ...

Ver mais

Diferentes olhares
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
Diferentes olhares Metade cheia e metade vazia do copo “Nós tivemos uma economia no ano passado caindo, e no ano anterior também, uma queda que se acentuou um pouco mais do que se estava ...

Ver mais

Não contrate um comunista
Raiam Santos
Só com esse título, já deve ter gente se coçando para buscar meu CPF e tentar me processar por incitação ao ódio e preconceito. Calma, meus amigos! Sou o tipo do cara que odeia discutir política, ...

Ver mais

Carta aberta aos podcasters
Mauro Segura
Transformação
Por que os podcasts não crescem como negócio no Brasil? A resposta pode estar nessa carta aberta de Mauro Segura para os podcasters.

Ver mais

Somos responsáveis pela beleza que herdamos
Bruno Garschagen
Ciência Política
Isca intelectual de Bruno Garshagen. No Brasil, basta consultar fotos antigas das cidades para verificar que o padrão de beleza urbana tradicional deu lugar a um ambiente novo, às vezes ...

Ver mais

Monólogos da Rede – O que se diz e o que se faz

Monólogos da Rede – O que se diz e o que se faz

Labi Mendonça - Iscas Anarquiscas -

É sempre bom lembrar… O efeito enganador que as redes sociais provoca nas pessoas pode ser danoso.
1-OqueSeDiz-26-638
De uma hora para outra as pessoas passam a acreditar que todos aquelas postagens, compartilhamentos, aprovações, “emoticons” anexados, são a prova concreta de que a realidade está em transformação conforme pretendem. Acham que estão vivendo aquilo…
2-ATeoria-524913
Mas é mais efeito virtual do que real. As pessoas se exibem, se expõem, replicam, multiplicam, compartilham, e aquela onda, parece que vai provocar um efeito devastador…
6-A-Onda-bbe198e
Só que não. A onda passa e como marola acaba diluída na miríade de novas postagens, novos “likes”, novos memes, e são de fato pouquíssimas as publicações na rede social que se tornam verdadeiramente impactantes a ponto de provocar efeitos concretos e reais. Milhares de estímulos por segundo…
2-A-comunicar-o-mundo
A pessoa fica ali hipnotizada pela constante renovação de mensagens, a ponto de acreditar que aquela vida virtual está mesmo provocando um efeito muito profundo nas pessoas. Não é bem assim.
4-A-original-300x214
Claro que é bastante democrático e muito entusiasmante você ter e estar presente numa sala de visitas coletiva onde pode se comunicar com o mundo e este com você. Em “real time”!
5-A-comunica
Mas justamente por ser essa grande babel alucinógena e totalmente virtual que os efeitos do que se faz ali são muito diluídos.
10-A-Virtual-52978aaacb7a1
Parece muito movimento, mas é pouco resultado.
-7-A-Morte-NaPraia
Excetuando-se casos extremos de ataques, manifestação aberta de preconceito, intolerância ou racismo, ou cenas bárbaras de violência ou crueldade, a maioria das postagens fica mesmo na espuma da onda onde flutuam e poucas chegam à praia das consequências…
8-A-tecnologia-real-e-virtual
Mas, certamente, os manipuladores, os influenciadores, formadores de opinião, profissionais da comunicação nas redes, estão trabalhando incansavelmente 24 horas por dia, para provocar estímulos, arregimentar multiplicações, conquistar apoiadores, e apreciadores.
13-A-Manipuladores-15215
No fundo é apenas para tanger as ondas. Isso torna viral alguma mensagem, e o seu efeito então fica inoculado naquela corrente por algum tempo. Não muito tempo.
12-A-time
A força de uma mensagem na rede é, salvo exceções, de efeito pouco prolongado. Se não houver o estímulo constante de novos compartilhamentos a coisa esfria e apodrece.
14-A-vitrola-perecivel-01
O próprio internauta, ao ver um post que já foi visto, em vez de buscar a pertinência de seu conteúdo, desvia dele como se fosse uma mensagem com o prazo de validade vencido.
5-A-mdias-sociais
É raro uma mensagem receber compartilhamento ou “like” depois de semanas ou meses de publicada. Vira massa perecível no passado. Ou “memória” para ser lembrada mais adiante.
9-A-mundo-virtual-no-mundo-real_1
Na vida real, a situação geralmente é distinta, a realidade é outra, e não tem a facilidade de ser manipulada como nas redes sociais. O fato incomoda e tem cheiro, sabor de carne, de vida, de sangue.
4-A-fora-todos
Por isso, sempre é bom lembrar que o que se diz e o que se faz, nem sempre estão harmônicos. Mas a maioria das pessoas nem quer saber.
1-A-MudarOmundo-1E
Na tela é tudo tão rápido, colorido, bonito, adaptável, julgável, condenável, aprovável, provável, “likável” que até parece verdade.
1-A-transformar-o-mundo-rec
Dá aquele “barato” e enquanto você está na “vibe” da ilusão, a vida passa rapidamente transitando além de você, do futuro para o passado. Mas não como você desejava.
13-A-TEMPO

Ver Todos os artigos de Labi Mendonça