Iscas Intelectuais
#TransgressaoEhIsso
#TransgressaoEhIsso
Transgredir é muito mais que pintar o rosto, urinar na ...

Ver mais

Vem aí o Cafezinho
Vem aí o Cafezinho
Nasce nesta segunda, 4/9 o CAFEZINHO, podcast ...

Ver mais

Educação adulta
Educação adulta
Preocupados demais com a educação de nossos filhos, ...

Ver mais

É tudo soda
É tudo soda
Isca intelectual de Luciano Pires lembrando que ...

Ver mais

583 – A regra dos dois desvios
583 – A regra dos dois desvios
Nunca brigue se o adversário estiver a mais de dois ...

Ver mais

582 – Sobre transgressão
582 – Sobre transgressão
Alguns fatos recentes trouxeram à tona a discussão ...

Ver mais

581 – Carta aos jornalistas
581 – Carta aos jornalistas
Advogados erram. Treinadores erram. Mecânicos erram. ...

Ver mais

580 – O esquecimento do bem
580 – O esquecimento do bem
O Brasil continua de pé, apesar de todos os tropeços e ...

Ver mais

LíderCast 085 William Polis
LíderCast 085 William Polis
William é um daqueles empreendedores que a gente gosta: ...

Ver mais

LíderCast 084 Rodrigo Azevedo
LíderCast 084 Rodrigo Azevedo
LiderCast 084 – Rodrigo Azevedo – Rodrigo Azevedo é ...

Ver mais

LíderCast 083 Itamar Linhares
LíderCast 083 Itamar Linhares
Itamar Linhares é médico-cirurgião na cidade de ...

Ver mais

LíderCast 082 Bruno Soalheiro
LíderCast 082 Bruno Soalheiro
LiderCast 082 – Bruno Soalheiro – Bruno criou a ...

Ver mais

Confraria Café Brasil
Confraria Café Brasil
A Confraria Café Brasil nasceu para conectar pessoas ...

Ver mais

Videocast Nakata T02 10
Videocast Nakata T02 10
Videocast Nakata Temporada 02 Episódio 10 - Hábitos ...

Ver mais

Videocast Nakata – T02 09
Videocast Nakata – T02 09
Videocast Nakata - Temporada 02 Episódio 09 Quando ...

Ver mais

Videocast Nakata T02 08
Videocast Nakata T02 08
Videocast Nakata Temporada 02 Episódio 08 Já falei ...

Ver mais

Mudança, inovação e o espírito conservador
Bruno Garschagen
Ciência Política
Mudei de casa recentemente. Muito mais do que necessário, mudei porque quis, porque considerei que seria melhor. Mudar é sempre, porém, um tormento. Embalar os pertences, transportá-los para ...

Ver mais

O pior dos pecados
Tom Coelho
Sete Vidas
“A conduta é um espelho no qual todos exibem sua imagem.” (Goethe)   Um renomado palestrante é contratado para fazer uma apresentação em um evento de uma multinacional. Porém, apenas uma ...

Ver mais

Gênese da corrupção
Tom Coelho
Sete Vidas
“(…) que os criminosos fiquem em terra de meus senhorios e vivam e morram nela, especialmente na capitania do Brasil que ora fiz mercê a Vasco Fernandes Coutinho (…) e indo-se para ...

Ver mais

Analfabetismo funcional
Tom Coelho
Sete Vidas
“Só a educação liberta.” (Epicteto)   O índice de reprovação no exame anual da Ordem dos Advogados do Brasil, em São Paulo, tem atingido a impressionante marca de 90%. Realizado em duas ...

Ver mais

Cafezinho 14 – A sala, o piano e a partitura
Cafezinho 14 – A sala, o piano e a partitura
Mesmo uma obra de arte, só tem utilidade de houver uma ...

Ver mais

Cafezinho 13 – A sociedade da confiança
Cafezinho 13 – A sociedade da confiança
Quem confia nas leis não precisa quebrá-las.

Ver mais

Cafezinho 12 – Os tortos e os direitos
Cafezinho 12 – Os tortos e os direitos
Eu sou direito. Quero tratamento diferente dos tortos.

Ver mais

Cafezinho 11 – Vergulho e Orgonha
Cafezinho 11 – Vergulho e Orgonha
Se tenho orgulho de meu país? Sim. Mas também tenho vergonha.

Ver mais

Monólogos da Rede – O que se diz e o que se faz

Monólogos da Rede – O que se diz e o que se faz

Labi Mendonça - Iscas Anarquiscas -

É sempre bom lembrar… O efeito enganador que as redes sociais provoca nas pessoas pode ser danoso.
1-OqueSeDiz-26-638
De uma hora para outra as pessoas passam a acreditar que todos aquelas postagens, compartilhamentos, aprovações, “emoticons” anexados, são a prova concreta de que a realidade está em transformação conforme pretendem. Acham que estão vivendo aquilo…
2-ATeoria-524913
Mas é mais efeito virtual do que real. As pessoas se exibem, se expõem, replicam, multiplicam, compartilham, e aquela onda, parece que vai provocar um efeito devastador…
6-A-Onda-bbe198e
Só que não. A onda passa e como marola acaba diluída na miríade de novas postagens, novos “likes”, novos memes, e são de fato pouquíssimas as publicações na rede social que se tornam verdadeiramente impactantes a ponto de provocar efeitos concretos e reais. Milhares de estímulos por segundo…
2-A-comunicar-o-mundo
A pessoa fica ali hipnotizada pela constante renovação de mensagens, a ponto de acreditar que aquela vida virtual está mesmo provocando um efeito muito profundo nas pessoas. Não é bem assim.
4-A-original-300x214
Claro que é bastante democrático e muito entusiasmante você ter e estar presente numa sala de visitas coletiva onde pode se comunicar com o mundo e este com você. Em “real time”!
5-A-comunica
Mas justamente por ser essa grande babel alucinógena e totalmente virtual que os efeitos do que se faz ali são muito diluídos.
10-A-Virtual-52978aaacb7a1
Parece muito movimento, mas é pouco resultado.
-7-A-Morte-NaPraia
Excetuando-se casos extremos de ataques, manifestação aberta de preconceito, intolerância ou racismo, ou cenas bárbaras de violência ou crueldade, a maioria das postagens fica mesmo na espuma da onda onde flutuam e poucas chegam à praia das consequências…
8-A-tecnologia-real-e-virtual
Mas, certamente, os manipuladores, os influenciadores, formadores de opinião, profissionais da comunicação nas redes, estão trabalhando incansavelmente 24 horas por dia, para provocar estímulos, arregimentar multiplicações, conquistar apoiadores, e apreciadores.
13-A-Manipuladores-15215
No fundo é apenas para tanger as ondas. Isso torna viral alguma mensagem, e o seu efeito então fica inoculado naquela corrente por algum tempo. Não muito tempo.
12-A-time
A força de uma mensagem na rede é, salvo exceções, de efeito pouco prolongado. Se não houver o estímulo constante de novos compartilhamentos a coisa esfria e apodrece.
14-A-vitrola-perecivel-01
O próprio internauta, ao ver um post que já foi visto, em vez de buscar a pertinência de seu conteúdo, desvia dele como se fosse uma mensagem com o prazo de validade vencido.
5-A-mdias-sociais
É raro uma mensagem receber compartilhamento ou “like” depois de semanas ou meses de publicada. Vira massa perecível no passado. Ou “memória” para ser lembrada mais adiante.
9-A-mundo-virtual-no-mundo-real_1
Na vida real, a situação geralmente é distinta, a realidade é outra, e não tem a facilidade de ser manipulada como nas redes sociais. O fato incomoda e tem cheiro, sabor de carne, de vida, de sangue.
4-A-fora-todos
Por isso, sempre é bom lembrar que o que se diz e o que se faz, nem sempre estão harmônicos. Mas a maioria das pessoas nem quer saber.
1-A-MudarOmundo-1E
Na tela é tudo tão rápido, colorido, bonito, adaptável, julgável, condenável, aprovável, provável, “likável” que até parece verdade.
1-A-transformar-o-mundo-rec
Dá aquele “barato” e enquanto você está na “vibe” da ilusão, a vida passa rapidamente transitando além de você, do futuro para o passado. Mas não como você desejava.
13-A-TEMPO

Ver Todos os artigos de Labi Mendonça