Iscas Intelectuais
Silvio Santos, Zé Celso e o Oficina
Silvio Santos, Zé Celso e o Oficina
Uma reunião para ser objeto de estudo em qualquer aula ...

Ver mais

#TransgressaoEhIsso
#TransgressaoEhIsso
Transgredir é muito mais que pintar o rosto, urinar na ...

Ver mais

Vem aí o Cafezinho
Vem aí o Cafezinho
Nasce nesta segunda, 4/9 o CAFEZINHO, podcast ...

Ver mais

Educação adulta
Educação adulta
Preocupados demais com a educação de nossos filhos, ...

Ver mais

590 – O que aprendi com o câncer
590 – O que aprendi com o câncer
O programa de hoje é uma homenagem a uns amigos ...

Ver mais

589 – A cultura da reclamação
589 – A cultura da reclamação
Crianças mimadas, multiculturalismo, politicamente ...

Ver mais

588 – Escola Sem Partido
588 – Escola Sem Partido
Poucos temas têm despertado tantas paixões como a ...

Ver mais

587 – Podres de Mimados
587 – Podres de Mimados
Você já reparou como estão mudando os padrões morais, ...

Ver mais

LíderCast 90 – Marcelo Ortega
LíderCast 90 – Marcelo Ortega
Marcelo Ortega, palestrante na área de vendas, outro ...

Ver mais

LíderCast 89 – Bruno Teles
LíderCast 89 – Bruno Teles
Bruno Teles, um educador que sai de Sergipe para se ...

Ver mais

LíderCast 88 – Alfredo Rocha
LíderCast 88 – Alfredo Rocha
Alfredo Rocha, um dos pioneiros no segmento de ...

Ver mais

LíderCast 087 – Ricardo Camps
LíderCast 087 – Ricardo Camps
Ricardo Camps, empreendedor e fundador do Tocalivros, ...

Ver mais

Confraria Café Brasil
Confraria Café Brasil
A Confraria Café Brasil nasceu para conectar pessoas ...

Ver mais

Videocast Nakata T02 10
Videocast Nakata T02 10
Videocast Nakata Temporada 02 Episódio 10 - Hábitos ...

Ver mais

Videocast Nakata – T02 09
Videocast Nakata – T02 09
Videocast Nakata - Temporada 02 Episódio 09 Quando ...

Ver mais

Videocast Nakata T02 08
Videocast Nakata T02 08
Videocast Nakata Temporada 02 Episódio 08 Já falei ...

Ver mais

Tolerância? Jura?
Fernando Lopes
Iscas Politicrônicas
Engraçada essa tal “tolerância” que pregam por aí, por dois simples motivos: 1) é de mão única e 2) pretende tolher até o pensamento do indivíduo. Exagero? Não mesmo. Antes que algum ...

Ver mais

Ensaio sobre a amizade
Tom Coelho
Sete Vidas
“A gente só conhece bem as coisas que cativou. Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm ...

Ver mais

Um reino que sente orgulho de seus líderes
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
Um reino que sente orgulho de seus líderes  Victoria e Abdul   Uma vez mais, num curto espaço de tempo, o cinema nos brinda com um filme baseado na história de uma destacada liderança britânica. ...

Ver mais

O que aprendi com o câncer
Mauro Segura
Transformação
Esse é o texto mais importante que escrevi na vida. Na ponta da caneta havia um coração batendo forte. Todo o resto perto a importância perto do que vivemos ao longo desse ano.

Ver mais

Cafezinho 27 – Planos ou esperanças
Cafezinho 27 – Planos ou esperanças
Tem gente que, em vez de planos, só tem esperança.

Ver mais

Cafezinho 26 – Brasil Futebol Clube
Cafezinho 26 – Brasil Futebol Clube
Não dá para ganhar um jogo sem acreditar no time.

Ver mais

Cafezinho 25 – Podres de mimados 2
Cafezinho 25 – Podres de mimados 2
O culto do sentimento destrói a capacidade de pensar e ...

Ver mais

Cafezinho 24 – Não brinco mais
Cafezinho 24 – Não brinco mais
Pensei em não assistir mais, até perceber que só quem ...

Ver mais

Lições do porvir

Lições do porvir

Labi Mendonça - Iscas Anarquiscas -

Chegou dezembro. O ano está no fim. Todos os anos eu tenho que criar temas de calendários para as empresas clientes.

Geralmente elejo um tema e desdobro em doze reflexões, uma para cada mês. Para o meu calendário, se fosse produzir um, escolho o tema Lições do Porvir. Estive observando o comportamento das pessoas conectadas nas redes sociais, refletindo no que ali vejo, e cheguei a algumas conclusões que acredito que possam ser transmitidas como lições. Tudo bem que não se pode generalizar, mas ajuda. Vejam só as doze dicas para 2014:

1 – IMAGEM E CONTEÚDO – Hoje em dia as pessoas estão mais preocupadas em enfeitar sua página do Facebook do que em analisar o que lhes falta para melhorar a competência profissional. Em vez de investir em novos cursos e aperfeiçoamento eles gastam horas postando abobrinhas no “Face”.

2 – VIDA NO FUTURO – Se a pessoa está muito preocupada com a saúde, boa alimentação, receitas, e qualidade de vida, pode ter certeza que deve ter mais de 50 anos. Os jovens não estão nem aí pra isso.

3 – CRENÇA E UNIÃO – Se religião fosse realmente a solução para os problemas de harmonia entre os homens, não haveria tantos conflitos na face da terra entre diversos povos. Acredito hoje que religião (que vem de religar) é uma das causas mais agudas de separatismo.

4 – EGOÍSMO E NARCISISMO – Se só a sua mãe está do seu lado, não tenha dúvidas, você está errado. A maioria dos casos de gente que não respeita os outros é por culpa de uma mãe que sempre dá cobertura ao espaçoso. E um espaçoso causa muito mal a muita gente sem se tocar com isso.

5 – O VALOR DA SORTE – Dinheiro é muito bom, compra muita coisa, e já é metade da solução. Mas mesmo assim você vai precisar de sorte. Tem coisas que o dinheiro não pode comprar de jeito nenhum.

6 – O PROBLEMA NÃO É COM ELE – A maioria das pessoas reclama do governo, põe a culpa nos políticos, fala mal de leis e normas, mas não se envolvem em nada político, não obedecem as leis e normas, e nem se preocupam em quem votar nas eleições.

7 – A VERDADE NUA – Todo mundo acha que é errado ter preconceito, mas a maioria das pessoas nunca se preocupou em verificar o grau de preconceito que alimenta nos seus princípios e padrões de conduta. Diante da situação real é que se revela a verdade.

8 – MACHISMO DAS MULHERES – As mulheres acusam os homens de machistas, mas não percebem que são elas que criam e educam os meninos de zero a sete anos, passando a eles todo o seu próprio pacote de conceitos machistas desde o princípio. E de homofobia também.

9 – DINHEIRO É SEXY – Num levantamento feito com as respostas da maioria das mulheres que estrelam as páginas da Play Boy, percebe-se que elas dão muito valor aos homens que tem pegada, barriga de tanquinho, usam cueca boxer, são sensíveis , carinhosos e educados. Mas todas namoram mesmo o cara que tem mais grana e carro mais caro, e se for celebridade melhor ainda, mesmo que sejam feiosos, dentuços, carecas, usem tanguinha e pareçam uns tijolos de sensibilidade.

10 – O RABO DE FORA – Se a mulher começa a postar muitos comentários ou imagens que fazem críticas aos homens, se ela publica muitos pensamentos que enaltecem a mulher em detrimento da imagem masculina e se ficam muito tempo à noite no Facebook publicando coisas, algumas conclusões são óbvias. Está solteira ou se separou, está precisando muito, seu parceiro não lhe dá muita atenção, enfrenta uma tremenda crise de autoestima. Batata. Com raras exceções.

11 – CUIDADO COM O QUE É SEU – Se o homem fica tempo demais no Facebook, publica muitas críticas ao governo, se envolve demais em política, reclama demais das leis e da economia, quer reformar o mundo, a sociedade e os indivíduos, e depois compartilha muitas piadas contra mulheres, recomendo que a mulher dele lhe dê mais atenção. É sinal de que está insatisfeito em casa.

12 – VIRTUAL NÃO É REAL Se tudo o que é postado no Facebook tais como bons pensamentos, reflexões, ditados, filosofias e princípios provocassem de fato grandes mudanças na sociedade, acredito que estaríamos muito melhores, mais conscientes, mais solidários, mas politizados, mais mobilizados, mais coerentes e mais justos. Acontece que é só no virtual. No real é outro espaço.

Agora, espero a contribuição de vocês.

Ver Todos os artigos de Labi Mendonça