Iscas Intelectuais
O Guia do Anunciante em Podcasts
O Guia do Anunciante em Podcasts
O Guia do Anunciante em Podcasts traz informações ...

Ver mais

Bandidos Na TV
Bandidos Na TV
Assisti Bandidos Na Tv, nova série na NetFlix, que ...

Ver mais

1964 – O Brasil entre armas e livros
1964 – O Brasil entre armas e livros
Um documentário para ser visto como outro ângulo pelo ...

Ver mais

Os Podcasts Café Brasil Musicais
Os Podcasts Café Brasil Musicais
Música é uma de nossas grandes paixões, por isso de ...

Ver mais

674 – Balde de Caranguejos
674 – Balde de Caranguejos
O termo “mentalidade de caranguejo” é utilizado em ...

Ver mais

673 – LíderCast 12
673 – LíderCast 12
Mais uma temporada do LíderCast, agora é a 12. Mais um ...

Ver mais

672 – A mão invisível do mercado
672 – A mão invisível do mercado
Você certamente já ouviu falar de livre mercado, aquele ...

Ver mais

Café Brasil 671 – Antifrágil
Café Brasil 671 – Antifrágil
Um dos livros sumarizados no Café Brasil Premium foi o ...

Ver mais

LíderCast 161 – Murilo Gun
LíderCast 161 – Murilo Gun
Criador, inovador, pensador, provocador. Uma figura ...

Ver mais

LíderCast 160 – Parker Treacy
LíderCast 160 – Parker Treacy
Norte americano do setor automotivo ­financeiro, ...

Ver mais

LíderCast 159 – Paulo Ganime
LíderCast 159 – Paulo Ganime
Jovem deputado federal pelo partido Novo, engenheiro e ...

Ver mais

LíderCast 158 – Georgios Frangulis
LíderCast 158 – Georgios Frangulis
Fundador e CEO da Oakberry Açaí Bows, que está ...

Ver mais

Cafezinho Live – Como será o Brasil com Bolsonaro
Cafezinho Live – Como será o Brasil com Bolsonaro
Um bate papo entre Adalberto Piotto, Carlos Nepomuceno ...

Ver mais

046 – Para quem vai anular o voto
046 – Para quem vai anular o voto
Fiz um vídeo desenhando claramente o que acontece com ...

Ver mais

Confraria Café Brasil
Confraria Café Brasil
A Confraria Café Brasil nasceu para conectar pessoas ...

Ver mais

Videocast Nakata T02 10
Videocast Nakata T02 10
Videocast Nakata Temporada 02 Episódio 10 - Hábitos ...

Ver mais

Resumos das aulas do COF e temas diversos
Eduardo Ferrari
Resumos de aulas do COF
Bom dia, Boa Tarde, Boa noite! Vida longa ao Café Brasil e à Confraria! Em primeiro lugar, gostaria de agradecer ao Luciano Pires pelo espaço e a oportunidade de publicar alguns dos meus resumos. ...

Ver mais

Não se sai do campo de concentração de ônibus com ar condicionado….
Carlos Nepomuceno
LIVE COMPLETA.

Ver mais

Velhos amigos
Chiquinho Rodrigues
Como é que pôde um simples pedaço de pau, preso em seis cordas, mexer tanto  com a vida de uma pessoa?

Ver mais

A análise do discurso histórico do Paulo Guedes na XP
Carlos Nepomuceno
LIVE COMPLETA: https://web.facebook.com/carlos.nepomuceno/videos/10157462927933631

Ver mais

Cafezinho 195 – No mundo da lua
Cafezinho 195 – No mundo da lua
Colocar o homem na lua custou mais de 20 bilhões de ...

Ver mais

Cafezinho 194 – O banco
Cafezinho 194 – O banco
E aquele monte de dinheiro à minha disposição? Esqueça. ...

Ver mais

Cafezinho 193 – A zona do equilíbrio
Cafezinho 193 – A zona do equilíbrio
Quer saber? Antes de ser do meretrício, as zonas eram ...

Ver mais

Cafezinho 192 – A arte de comer picanha
Cafezinho 192 – A arte de comer picanha
Antes de dizer “não comi e não gostei” ou “não leio ...

Ver mais

De Marceline para o mundo

De Marceline para o mundo

Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas -

De Marceline para o mundo

 Encantamento como objetivo

 Capa_Marceline_FINAL.indd

“Gosto do impossível porque lá a concorrência é menor”.

Walt Disney

O título deste artigo integra o título completo de um livro lançado em 2016 pela Editora Senac, que conta a história de um dos maiores ícones do mundo do entretenimento.

Walt Disney: de Marceline para o mundo – o palco de sonhos, este o título completo, foi escrito por um empresário brasileiro que atua no ramo da educação corporativa, onde aplica muitos dos ensinamentos adquiridos nos anos em que trabalhou no Grupo Disney, no qual chegou, inclusive, a ser professor regular da Disney University, além de ministrar palestras no Disney Institute.

Embora o autor, Claudemir Oliveira, afirme não se tratar de uma biografia de Walt Disney – por existirem disponíveis algumas bem mais completas –, a leitura do livro permite ter uma boa noção da trajetória pessoal de Disney.

O que o autor afirma pretender, obtendo pleno êxito em sua pretensão, é mostrar como se deu a construção de um dos mais bem sucedidos grupos empresariais de todo o mundo, chamando atenção para as enormes dificuldades enfrentadas ao longo dessa trajetória.

A Marceline do título é o nome de uma pequena cidade norte-americana, próxima de Kansas City, na qual Walt Disney viveu por cinco anos na sua infância. Esses anos são considerados por Walt Disney como os mais felizes de sua vida, razão pela qual ele se utilizou de lembranças dessa época e partes da cidade como inspiração para várias atrações de seus parques temáticos.

Mesmo se declarando ardoroso admirador de Walt Disney, o autor tem o grande mérito de não se limitar a indicar apenas os aspectos favoráveis da personalidade de Disney, mencionando também alguns traços questionáveis e dificuldades que ele possuía, como, por exemplo, o de fazer elogios públicos a seus colaboradores.

Dos inúmeros pontos que me agradaram no livro, gostaria de encerrar este pequeno artigo mencionando três deles: o primeiro diz respeito à obsessão de Walt Disney com a busca da perfeição em todos os seus projetos, começando pela produção de seus filmes e chegando à construção e manutenção dos parques e hotéis; o segundo reside na sua capacidade de ser criativo, mesmo que para isso fosse necessário correr riscos na busca do aparentemente impossível; o terceiro, por fim, refere-se a seu incrível poder de antecipação, pois teve a clara percepção – que muitos não têm até hoje – de que o objetivo a ser buscado por qualquer empresa não deve se limitar a oferecer bens ou serviços de qualidade para atender as expectativas de seus clientes, mas sim de superá-las.

A meu juízo, isso implica em “encantar” os clientes, única forma de garantir a fidelização dos mesmos num mundo altamente competitivo. De minha parte, sendo bastante rigoroso, quando penso em produtos ou marcas que têm esse poder de me encantar, apenas dois me vêm imediatamente à cabeça, o Cirque du Soleil e o mundo de sonhos criado por Walt Disney.

Ver Todos os artigos de Luiz Alberto Machado