Iscas Intelectuais
Cafezinho Live
Cafezinho Live
Luciano Pires, criador e apresentador dos podcasts Café ...

Ver mais

Me Engana Que Eu Gosto
Me Engana Que Eu Gosto
Me engana que eu gosto: dois meio brasis jamais somarão ...

Ver mais

Tá chegando o Podcast Café Brasil 700!
Tá chegando o Podcast Café Brasil 700!
Tá chegando a hora do Podcast Café Brasil 700!

Ver mais

Aplicativos IOS e Android para o Café Brasil Premium!
Aplicativos IOS e Android para o Café Brasil Premium!
MUDANÇAS IMPORTANTES NO CAFÉ BRASIL PREMIUM A você que ...

Ver mais

710 – Todo mundo junto
710 – Todo mundo junto
Cara... que tempo louco estamos vivendo, não é? E no ...

Ver mais

709 – Sobre perguntas
709 – Sobre perguntas
O Sandro Magaldi e o José Salibi Neto são dois ...

Ver mais

708 – Manifesto do Educador Honesto
708 – Manifesto do Educador Honesto
Afinal de contas, o que é um educador? É uma professora ...

Ver mais

707 – O benefício da dúvida – Revisitado
707 – O benefício da dúvida – Revisitado
O programa de hoje é a revisita a um episódio publicado ...

Ver mais

LíderCast 192 – Eduardo Villela
LíderCast 192 – Eduardo Villela
Homem dos livros, mas de fazer livros. Com extensa ...

Ver mais

LíderCast 191 – Giovani Colacicco
LíderCast 191 – Giovani Colacicco
Professor do Departamento de Ciências Contábeis da ...

Ver mais

LíderCast 190 – Alcides Braga
LíderCast 190 – Alcides Braga
De office boy a dono da Truckvan, uma história ...

Ver mais

LíderCast 189 – Deborah Alves
LíderCast 189 – Deborah Alves
Jovem empreendedora, formada em Ciência da Computação e ...

Ver mais

Cafezinho Live – Como será o Brasil com Bolsonaro
Cafezinho Live – Como será o Brasil com Bolsonaro
Um bate papo entre Adalberto Piotto, Carlos Nepomuceno ...

Ver mais

046 – Para quem vai anular o voto
046 – Para quem vai anular o voto
Fiz um vídeo desenhando claramente o que acontece com ...

Ver mais

Confraria Café Brasil
Confraria Café Brasil
A Confraria Café Brasil nasceu para conectar pessoas ...

Ver mais

Videocast Nakata T02 10
Videocast Nakata T02 10
Videocast Nakata Temporada 02 Episódio 10 - Hábitos ...

Ver mais

Aprenderemos algo?
Fernando Lopes
Iscas Politicrônicas
Sim… afinal, não é possível que atravessemos esse inferno “coronário” sem tirar algum ensinamento, alguma aprendizagem, disso tudo. No caso do brasileiro, alguma disciplina e respeito, e já ...

Ver mais

Liga e desliga
Chiquinho Rodrigues
Ela disse pra mim que gostar e desgostar eram coisas simples! Que existia dentro dela um botão de “liga e desliga”. Quando esse botão estava no “liga” era porque ela ...

Ver mais

Vivendo e aprendendo
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
Vivendo e aprendendo  Lições da quarentena “Vivendo e aprendendo a jogar Vivendo e aprendendo a jogar Nem sempre ganhando Nem sempre perdendo Mas, aprendendo a jogar.” Guilherme Arantes O mundo ...

Ver mais

Analogias inusuais
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
Analogias inusuais  Para desenvolver a criatividade… e para entender as crises econômicas “Para os historiadores cada evento é único. Os economistas, entretanto, sustentam que as forças da ...

Ver mais

Cafezinho 268 – Skin In The Game
Cafezinho 268 – Skin In The Game
Faça o exercício de imaginar que decisão você tomaria ...

Ver mais

Cafezinho 267 – Cafezinho.Live
Cafezinho 267 – Cafezinho.Live
Escolha bem suas conexões para não infectar também a mente.

Ver mais

CAFEZINHO 266 – O QUE NÃO SE VÊ
CAFEZINHO 266 – O QUE NÃO SE VÊ
Neste momento em que para deter uma epidemia os ...

Ver mais

Cafezinho 265 – O Lado Cheio do Copo
Cafezinho 265 – O Lado Cheio do Copo
Vamos combater o novo Coronavirus com Fitness Intelectual.

Ver mais

Bolsonaro e Transformação Digital

Bolsonaro e Transformação Digital

Carlos Nepomuceno -

A eleição de Bolsonaro terá forte impacto no mercado de Transformação Digital brasileiro, pois a campanha dele lembra muito uma startup: tudo para dar errado pelas velhas fórmulas e deu certo.

Parece cada vez mais evidente, que mudanças estão ocorrendo e quem não se mexer vai ficar “com poucos pontos percentuais no final da eleição”.

É evidente que a sociedade está promovendo mudanças em todas as áreas e que políticos tradicionais – e organizações tradicionais – precisam se reinventar para não perder o bonde da história.

As organizações vão aumentar alguns graus o investimento em Transformação Digital.

Se imaginava gastar X vai passar a 2X.

Além de querer gastar mais, as organizações vão começar a desconfiar dos “velhos marqueteiros”.

Não adianta querer ser inovador em Transformação Digital e contratar antigas empresas de consultoria para aconselhá-lo.

Está se abrindo campo para novos players no mercado de Transformação Digital.

E vou te dizer qual será o grande diferencial: teorias consistentes, que permitam definir cenário mais plausível do que ficar apresentando filme de passarinho voando em bando.

Vejamos.

Quando uma empresa tradicional imagina investir em planejamento estratégico, o que precisa é de cenário bem definido para que se tenha “a tampa do quebra cabeças” para juntar as peças.

Um planejamento estratégico é basicamente equação matemática:

  • A = situação atual;
  • B = nova situação para se manter competitivo;
  • C = ações necessárias para levar à organização de A para B.

O problema é que “B” – o cenário de onde estamos e para onde vamos é mais muito mais complexo, pois vivemos hoje o que podemos chamar de FUTURO DISRUPTIVO.

Vivemos o início de Revolução Civilizacional na qual ao se plantar um “pé de cooperativa de táxi” por mais que se tome litros de Design Thinking não nasce nunca um Uber.

O Uber tem DNA administrativo diferente e exige “plantação do novo modelo” em um “solo” separado, o que nos leva a ter que imaginar um PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO BIMODAL.

Parte da empresa tem que atender o cliente que já nasceu e ficou mais velho. E outra parte imaginar produtos e serviços para um bebê que ainda está na barriga da mãe.

Organizações se acostumaram desenvolver estratégias para FUTUROS INCREMENTAIS, ou no máximo FUTUROS RADICAIS, mas não disruptivos. As teorias aqui não são tão importantes como agora.

Todo o esforço que a COMUNIDADE DOS BIMODAIS tem feito é justamente este: apostar em bases conceituais/teóricas sólidas para tentar reduzir a incerteza da disrupção futura.

É um caminho que vai contra a lógica do mercado, mas parece que o mercado está cada vez mais ilógico, o que reforça a tese do Gil Giardelli de que “não se pode ir para um novo continente com os velhos mapas”.

Prevejo, assim, o início de movimento de guinada no mercado de Transformação Digital com a perda gradual de valor dos atuais players com bases conceituais de baixa qualidade.

Há forte carência por teorias consistentes que possam embasar os Planejamentos Estratégicos de longo prazo.

Portanto, organizações tradicionais que tiverem visão de cenário mais consistente – o que só pode ser obtida com teorias eficazes – serão mais competitivas hoje, amanhã e depois.

O trabalho da COMUNIDADE DOS BIMODAIS – mais um destes fenômenos fora de padrão deste novo cenário – vai nessa direção.

Nosso lema é:

É isso, que dizes?

O artigo é inspirado na dúvida dos alunos do curso “Conceitos básicos da Bimodalidade”.

Nosso movimento debate livros em temporadas no projeto “Leituras Compartilhadas sobre best sellers sobre Transformação Digital”.

Áudio com o resumo dos artigos? Por aqui.

E tem “Programa de Capacitação para ajudar Profissionais a terem visão Bimodal”.

Quer fazer parte? Clique aqui.

Ver Todos os artigos de Carlos Nepomuceno