Portal Café Brasil
Brazilian Rhapsody
Brazilian Rhapsody
O pessoal da Chinchila fez uma paródia de Bohemian ...

Ver mais

O Guia do Anunciante em Podcasts
O Guia do Anunciante em Podcasts
O Guia do Anunciante em Podcasts traz informações ...

Ver mais

Bandidos Na TV
Bandidos Na TV
Assisti Bandidos Na Tv, nova série na NetFlix, que ...

Ver mais

1964 – O Brasil entre armas e livros
1964 – O Brasil entre armas e livros
Um documentário para ser visto como outro ângulo pelo ...

Ver mais

679 – Será que acordamos?
679 – Será que acordamos?
Adalberto Piotto apresenta o programa Cenário Econômico ...

Ver mais

678 – Dominando a Civilidade
678 – Dominando a Civilidade
Vivemos uma epidemia de incivilidade que ...

Ver mais

677 – Teorias da Conspiração
677 – Teorias da Conspiração
Vivemos numa sociedade assolada por grandes ...

Ver mais

676 – Homem na Lua 2
676 – Homem na Lua 2
Cinquenta anos atrás o homem pousou na Lua. Mas parece ...

Ver mais

LíderCast 166 – Juliana e Abbey Alabi
LíderCast 166 – Juliana e Abbey Alabi
O Abbey é um imigrante africano, que chegou ao Brasil ...

Ver mais

LíderCast 165 – Ícaro de Carvalho
LíderCast 165 – Ícaro de Carvalho
Um dos mais influentes profissionais de comunicação ...

Ver mais

LíderCast 164 – Artur Motta
LíderCast 164 – Artur Motta
Professor que fez transição de carreira e usa podcasts ...

Ver mais

LíderCast 163 – Amanda Sindman
LíderCast 163 – Amanda Sindman
Profissional de comunicação, jornalista e mulher trans. ...

Ver mais

Cafezinho Live – Como será o Brasil com Bolsonaro
Cafezinho Live – Como será o Brasil com Bolsonaro
Um bate papo entre Adalberto Piotto, Carlos Nepomuceno ...

Ver mais

046 – Para quem vai anular o voto
046 – Para quem vai anular o voto
Fiz um vídeo desenhando claramente o que acontece com ...

Ver mais

Confraria Café Brasil
Confraria Café Brasil
A Confraria Café Brasil nasceu para conectar pessoas ...

Ver mais

Videocast Nakata T02 10
Videocast Nakata T02 10
Videocast Nakata Temporada 02 Episódio 10 - Hábitos ...

Ver mais

Resumo da Aula 2 do Curso On-line de Filosofia (COF)
Eduardo Ferrari
Resumos e Artigos
A segunda aula do COF, ministrada em 21 de março de 2009, teve a duração de 3h43min e foi resumida em menos de cinco minutos de leitura, com o objetivo de levar ao conhecimento do leitor uma ...

Ver mais

A quem interessa a divisão da sociedade?
Jota Fagner
Origens do Brasil
O atual estado de intolerância ao pensamento diferente, manifesto nas agressões que começam nas redes sociais e terminam em confrontos físicos no meio da rua, é o resultado de um processo de ...

Ver mais

TRIVIUM: CAPÍTULO 3 – MORFOLOGIA CATEGOREMÁTICA (parte 2)
Alexandre Gomes
Depois de listar todas as CATEGORIAS DE PALAVRAS, de acordo com a Gramática Geral irei tratar com mais calma de cada categoria. Seguindo a lista da lição anterior, vamos começar pelo grupo das ...

Ver mais

Simples assim
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
Simples assim Excelência em Educação Dia 10 de agosto, compareci a um evento muitíssimo interessante. Estimulado pela chamada do convite eletrônico – Avanços na educação pública: o que podemos ...

Ver mais

Cafezinho 205 – Agrotóxicos – melhor seria não usar V
Cafezinho 205 – Agrotóxicos – melhor seria não usar V
O problema do agrotóxico no Brasil não é dos ...

Ver mais

Cafezinho 204 – Agrotóxicos – melhor seria não usar IV
Cafezinho 204 – Agrotóxicos – melhor seria não usar IV
Ainda existe hoje uma cultura, muito estimulada por ...

Ver mais

Cafezinho 203 – Agrotóxicos – melhor seria não usar III
Cafezinho 203 – Agrotóxicos – melhor seria não usar III
Quem é o idiota que quer deliberadamente envenenar seus ...

Ver mais

Cafezinho 202 – Agrotóxicos – melhor seria não usar II
Cafezinho 202 – Agrotóxicos – melhor seria não usar II
Se não bastassem as dificuldades para comprar, ...

Ver mais

Cafezinho 197 – Quantidade e qualidade

Cafezinho 197 – Quantidade e qualidade

Luciano Pires -
O Instagram é uma rede social baseada em imagens, onde meninas postam sobre moda e maquiagem, garotos postam sobre games e viagens, chefs falam de comidas, artistas de suas artes, gente comum mostra a família… tem de tudo lá. E o Instagram mostrava quantas curtidas cada foto ganhava. Essa era a moeda que muitos influenciadores digitais usavam para ganhar dinheiro.
Influenciador digital é alguém que tem muitos seguidores e muitas curtidas em suas postagens. Diversas marcas, de olho na quantidade de visualizações, patrocinam essas postagens, fazendo com que muitos influenciadores digitais, normalmente muito jovens, ganhem boladas. Estima-se que um influenciador digital com 100 mil seguidores ganhe entre 5 mil e 10 mil reais por postagem patrocinada. E de repente o Instagram diz que não vai mais mostrar as curtidas.
 
E agora? Como saber se o influenciador digital tem relevância?
 
Vamos lá. Isso tudo é uma doença do crescimento da internet e das mídias socias. Um efeito colateral, digamos assim, algo que já ocorria nas mídias tradicionais, mas que assumiu proporções inimagináveis num ambiente onde a pessoa não precisa ser famosa para ter milhões de seguidores. Temos casos de gente que começou a postar do nada, sem nenhum recurso, morando numa periferia do Brasil e explodiu, arrebanhando milhões de seguidores interessados em ver as estripulias do influenciador.
 
Eu trabalho com podcasts há 13 anos, o suficiente para saber que quantidade de seguidores, de ouvintes ou de curtidas, é uma medida burra para quem quer associar suas marcas. É o indicador imediatista, de quem tem pressa, não de quem quer criar raízes. Ganha-se muito mais com 1000 seguidores engajados, inteligentes, capazes de contribuir com sua imagem, interessados em que você cresça, do que com 1 milhão de seguidores interessados em Eros e Thanatos: sexo e desgraça. E muitas marcas descobriram isso da pior maneira, aproximando-se de influenciadores sem noção, que fazem comentários racistas, intolerantes ou preconceituosos e colocam a perder a criação do “goodwill” para a marca. É preciso buscar a qualidade dos seguidores, o que é impossível através do número burro de likes.
Você quer se aproximar de um influenciador digital? Vá além das curtidas. Procure entender a qualidade da sua audiência. Os conteúdos postados contribuem para construir algo bom? Ou é só pra vender o batom? Leia os comentários dos seguidores e compartilhadores. Peça para ver depoimentos recebidos em privado. Veja quem você conhece e que conhece o influenciador e pergunte a opinião a respeito.
 
Por isso não estou nem aí com a decisão do Instagram.
 
Quantidade é burra, antiga e preguiçosa.
 
Qualidade é o nome do jogo. Só que é difícil…
 
Este cafezinho chega a você com apoio do Cafebrasilpremium.com.br, um MLA – Master Life Administration, que ajuda a refinar sua capacidade de julgamento e tomada de decisão. www.cafebrasilpremium.com.br