Portal Café Brasil
Como decidi em quem votarei para Presidente
Como decidi em quem votarei para Presidente
Não sei se estou certo, não fui pela emoção, não estou ...

Ver mais

Democracia, Tolerância e Censura
Democracia, Tolerância e Censura
O que distingue uma democracia de uma ditadura é a ...

Ver mais

O dia seguinte
O dia seguinte
Com o aumento considerável do mercado de palestrantes ...

Ver mais

Fact Check? Procure o viés.
Fact Check? Procure o viés.
Investigar o que é verdade e o que é mentira - com base ...

Ver mais

635 – De onde surgiu Bolsonaro?
635 – De onde surgiu Bolsonaro?
O pau tá quebrando, a eleição ainda indefinida e nunca ...

Ver mais

634 – Me chama de corrupto, porra!
634 – Me chama de corrupto, porra!
Cara, que doideira é essa onda Bolsonaro que, se você ...

Ver mais

633 – Ballascast
633 – Ballascast
O Marcio Ballas, que é palhaço profissional, me ...

Ver mais

632 – A era da inveja
632 – A era da inveja
Uma pesquisa de 2016 sobre comportamento humano mostrou ...

Ver mais

LíderCast 128 – Leide Jacob
LíderCast 128 – Leide Jacob
Empreendedora cultural e agora cineasta, que ...

Ver mais

LíderCast 127 – Lito Rodriguez
LíderCast 127 – Lito Rodriguez
Empreendedor, criador da DryWash, outro daqueles ...

Ver mais

LíderCast 126 – Alexis Fonteyne
LíderCast 126 – Alexis Fonteyne
Empresário criativo e agora candidato a Deputado ...

Ver mais

LíderCast 125 – João Amoêdo
LíderCast 125 – João Amoêdo
Decidimos antecipar o LíderCast com o João Amoêdo ...

Ver mais

046 – Para quem vai anular o voto
046 – Para quem vai anular o voto
Fiz um vídeo desenhando claramente o que acontece com ...

Ver mais

Confraria Café Brasil
Confraria Café Brasil
A Confraria Café Brasil nasceu para conectar pessoas ...

Ver mais

Videocast Nakata T02 10
Videocast Nakata T02 10
Videocast Nakata Temporada 02 Episódio 10 - Hábitos ...

Ver mais

Videocast Nakata – T02 09
Videocast Nakata – T02 09
Videocast Nakata - Temporada 02 Episódio 09 Quando ...

Ver mais

Sempre, sempre Godwin
Fernando Lopes
Iscas Politicrônicas
O advogado Mike Godwin criou em 1990 a seguinte “lei” das analogias nazistas: “À medida que uma discussão online se alonga, a probabilidade de surgir uma comparação envolvendo Adolf Hitler ou os ...

Ver mais

É mais fácil seguir o grupo
Jota Fagner
Origens do Brasil
Existe uma crença muito difundida de que a história humana avança em etapas gradativas e que culminará numa revolução transformadora. O tipo de revolução muda conforme o viés ideológico. A ...

Ver mais

Bolsonaro e Transformação Digital
Carlos Nepomuceno
Vivemos o início de Revolução Civilizacional na qual ao se plantar um "pé de cooperativa de táxi" por mais que se tome litros de Design Thinking não nasce nunca um Uber.

Ver mais

O que aprender (ou não) com os headhunters
Mauro Segura
Transformação
Será que os headhunters realmente ajudam (ou não) a nossa carreira? A experiência de Mauro Segura com headhunters pode ajudar a encontrar a resposta para essa pergunta.

Ver mais

Cafezinho 115 – Um voto não vale uma amizade
Cafezinho 115 – Um voto não vale uma amizade
Não gaste sua energia e seu tempo precioso de vida ...

Ver mais

Cafezinho 114 – E se?
Cafezinho 114 – E se?
Mudanças só acontecem quando a crise que sofremos for ...

Ver mais

Cafezinho 113 – Merdades e Ventiras
Cafezinho 113 – Merdades e Ventiras
Conte até dez antes de compartilhar uma merdade

Ver mais

Cafezinho 112 – Como decidi meu voto
Cafezinho 112 – Como decidi meu voto
Meu voto é estratégico, para aquilo que o momento exige.

Ver mais

Joel Leite

Joel Leite

Luciano Pires -

alt
Joel Leite

Joel Silveira Leite, nascido em 14 de janeiro de 1954, é jornalista formado pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e pós-graduado em Comunicação e Semiótica. Cursou História na Faculdade de Letras e Ciências Humanas da USP e Comunicação Visual na ESPM. É pós graduado em Meio Ambiente e Sociedade pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Nasceu no em São Paulo e viveu a infância e adolescência no bairro da Mooca.

A participação política começou quando secundarista, em passeatas contra a Ditadura, desde 1968. Foi balconista, notista, vendedor, contínuo, corretor de imóveis, bancário. Fez teatro e música. Na Cásper Líbero foi fundador do Centro Acadêmico Vladmir Herzog.

Começou como jornalista em 1976 no Ultima Hora, na última fase do jornal, no prédio das Folhas. Logo em seguida passou a trabalhar em A Gazeta Esportiva, “uma escola de primeira grandeza”.

O período 1976/1979 foi de intensa atividade político-sindical e profissional. Trabalhou em diversos jornais e revistas: Aqui São Paulo, Diário de S. Paulo (o antigo), Agência Folhas, Folha da Tarde, TV Tupi.

Em parceria com Luiz Antonio Guerrero e José Airton Segura criou a revista Nado Livre, especializada em Natação. Nesse período atuava no sindicato dos jornalistas, tendo sido membro da diretoria do Sindicato dos Jornalistas e da CUT Regional.

Trabalhou nas revistas Hippus e Visão e foi assessor de imprensa do Sindicato dos Psicólogos de São Paulo e da Federação Paulista de Natação.

Em 1983 foi para Nova York, onde morou até 1984, trabalhando no jornal Luso-Americano (New Jersey) e escrevia uma coluna para a comunidade brasileira. Em Nova York, atuou também no jornal Impacto, editado em espanhol para a comunidade latino-americana.

Ao retornar ao Brasil foi para o Grupo Estado, atuando inicialmente no jornal O Estado de S. Paulo (Variedades e Cidades), depois no Jornal da Tarde (Geral e Economia) e em seguida no Jornal do Carro, onde permaneceu por 12 anos. Ainda no Grupo Estado, coordenou a editoria de Pesquisa e foi um dos responsáveis pelo processo de informatização do arquivo do jornal.

Paralelamente, trabalhou na Cidade de Santos e em 1992 fundou a Agência AutoInforme, primeira agência de notícias do Brasil especializada no setor de veículos. Na AutoInforme – que dirige até hoje – presta serviços de informação para órgãos de comunicação e empresas, dá palestras e faz estudos de mercado. Produz programas de rádio customizados.

Produziu e apresentou, de 93 a 2002, o Jornal do Carro da Rádio Eldorado. Produziu e apresentou o programa de TV Shop Tour Automóveis.

É diretor da Agência de Notícias AutoInforme e responde pelos sites Auto Informe e Eco Informe.
 
Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes e Sul América Trânsito, além de ter suas colunas publicadas em diversos veículos.
 
Em dezembro de 2009, Joel concedeu entrevista ao J&Cia-Auto, na qual fala da sua relação com o jornalismo automotivo e de seus hobbies.
 
Lançou o blog Mundo em Movimento, no UOL Carros, em fevereiro de 2010. Na oportunidade, J&Cia-Auto registrou a seguinte declaração de Joel: “Acho que a internet comporta qualquer coisa. Se você quer atingir um público que busca informação no dia a dia, tem de escrever pouco e com muita clareza. Tem que ficar esperto e tentar sair na frente do concorrente, sem, no entanto, deixar de checar as informações. Nós, na AutoInforme, abrimos mão do furo em troca de uma informação checada. Mas tem espaço para assuntos mais profundos, reflexões sobre qualquer tema. Os jornais são limitados, a internet é o mundo à sua disposição”.
 
No final de junho de 2011, ele comemorou a marca de um milhão de visitantes em seu blog. A matéria Lucro Brasil faz o consumidor pagar o carro mais caro do mundo que escreveu sobre o alto preço do carro brasileiro contribuiu para isso, segundo ele. Na reportagem, Joel mostra por que isso acontece. O texto também foi publicado na revista Autoesporte de julho.

No blog gosta de escrever sobre assuntos variados como, política, mídia, agronegócio, alimentação, gastronomia, meio ambiente, além de carros.

É casado com Rosely Coimbra e tem quatro filhos: Diego Castellari, repórter do Programa Auto Esporte, da TV Globo, Rodrigo Castellari, publicitário da F/Nazca (enteados), Claudia Leite e Isabela Leite.

http://va.mu/X9NV – Joel Leite no Portal dos jornalistas

https://twitter.com/JoelLeite

http://va.mu/X9NY – Joel Leite no Viomundo

http://blig.ig.com.br/joelleite/