Portal Café Brasil
Como decidi em quem votarei para Presidente
Como decidi em quem votarei para Presidente
Não sei se estou certo, não fui pela emoção, não estou ...

Ver mais

Democracia, Tolerância e Censura
Democracia, Tolerância e Censura
O que distingue uma democracia de uma ditadura é a ...

Ver mais

O dia seguinte
O dia seguinte
Com o aumento considerável do mercado de palestrantes ...

Ver mais

Fact Check? Procure o viés.
Fact Check? Procure o viés.
Investigar o que é verdade e o que é mentira - com base ...

Ver mais

635 – De onde surgiu Bolsonaro?
635 – De onde surgiu Bolsonaro?
O pau tá quebrando, a eleição ainda indefinida e nunca ...

Ver mais

634 – Me chama de corrupto, porra!
634 – Me chama de corrupto, porra!
Cara, que doideira é essa onda Bolsonaro que, se você ...

Ver mais

633 – Ballascast
633 – Ballascast
O Marcio Ballas, que é palhaço profissional, me ...

Ver mais

632 – A era da inveja
632 – A era da inveja
Uma pesquisa de 2016 sobre comportamento humano mostrou ...

Ver mais

LíderCast 128 – Leide Jacob
LíderCast 128 – Leide Jacob
Empreendedora cultural e agora cineasta, que ...

Ver mais

LíderCast 127 – Lito Rodriguez
LíderCast 127 – Lito Rodriguez
Empreendedor, criador da DryWash, outro daqueles ...

Ver mais

LíderCast 126 – Alexis Fonteyne
LíderCast 126 – Alexis Fonteyne
Empresário criativo e agora candidato a Deputado ...

Ver mais

LíderCast 125 – João Amoêdo
LíderCast 125 – João Amoêdo
Decidimos antecipar o LíderCast com o João Amoêdo ...

Ver mais

046 – Para quem vai anular o voto
046 – Para quem vai anular o voto
Fiz um vídeo desenhando claramente o que acontece com ...

Ver mais

Confraria Café Brasil
Confraria Café Brasil
A Confraria Café Brasil nasceu para conectar pessoas ...

Ver mais

Videocast Nakata T02 10
Videocast Nakata T02 10
Videocast Nakata Temporada 02 Episódio 10 - Hábitos ...

Ver mais

Videocast Nakata – T02 09
Videocast Nakata – T02 09
Videocast Nakata - Temporada 02 Episódio 09 Quando ...

Ver mais

Marxistas brasileiros vivem espécie de alucinação coletiva recorrente
Carlos Nepomuceno
O jornal Folha de São Paulo publica um artigo feita por uma petista confessa: Ver aqui: https://www.facebook.com/carlos.nepomuceno/posts/10156853246303631 …sem nenhum fato, baseado em ...

Ver mais

Sempre, sempre Godwin
Fernando Lopes
Iscas Politicrônicas
O advogado Mike Godwin criou em 1990 a seguinte “lei” das analogias nazistas: “À medida que uma discussão online se alonga, a probabilidade de surgir uma comparação envolvendo Adolf Hitler ou os ...

Ver mais

É mais fácil seguir o grupo
Jota Fagner
Origens do Brasil
Existe uma crença muito difundida de que a história humana avança em etapas gradativas e que culminará numa revolução transformadora. O tipo de revolução muda conforme o viés ideológico. A ...

Ver mais

Bolsonaro e Transformação Digital
Carlos Nepomuceno
Vivemos o início de Revolução Civilizacional na qual ao se plantar um "pé de cooperativa de táxi" por mais que se tome litros de Design Thinking não nasce nunca um Uber.

Ver mais

Cafezinho 116 – Os demônios brochadores
Cafezinho 116 – Os demônios brochadores
O que vem por aí? Uma mudança ou nova brochada?

Ver mais

Cafezinho 115 – Um voto não vale uma amizade
Cafezinho 115 – Um voto não vale uma amizade
Não gaste sua energia e seu tempo precioso de vida ...

Ver mais

Cafezinho 114 – E se?
Cafezinho 114 – E se?
Mudanças só acontecem quando a crise que sofremos for ...

Ver mais

Cafezinho 113 – Merdades e Ventiras
Cafezinho 113 – Merdades e Ventiras
Conte até dez antes de compartilhar uma merdade

Ver mais

Ásia

Ásia

Luciano Pires -

alt

A Ásia é o maior dos continentes, tanto em área como em população. Ocupa um terço das terras de todo o nosso planeta e abriga três quintos da população total do mundo. A Ásia limita-se a oeste com a África e com a Europa, e a leste com o oceano Pacífico. O extremo norte do continente fica na região gelada do Ártico. Mas no sul, a Ásia termina na região quente dos trópicos, perto da linha do equador.

Nenhum continente se iguala à Ásia na variedade de aspectos naturais. Na Ásia encontram-se algumas das montanhas mais altas do mundo; os rios mais longos; os maiores desertos, planícies e platôs; as selvas e florestas mais densas. O ponto mais alto e o mais baixo fica na Ásia. O monte Everest, ponto culminante, fica a 8 848 m acima do nível do mar; ao longo da fronteira entre o Nepal e o Tibet. As costas do mar Morto, as terras mais baixas do mundo, ficam a 396 m abaixo do nível do mar, na fronteira entre Israel e Jordânia.

Dentre os 49 países da Ásia encontram-se algumas das maiores e menores nações do mundo, tanto em área como em população. A Rússia, situada parcialmente na Europa, mas principalmente na Ásia, é quase tão grande como os Estados Unidos e o Canadá juntos. Mas três nações asiáticas – Bahrein, Cingapura e Maldivas – caberiam dentro da ilha de Marajó. A população da China ou da Índia é maior do que as populações da América do Norte e América do Sul somadas. Mas cerca de dois terços dos países asiáticos tem uma população inferior à da Grande São Paulo.

As nações da Ásia têm diversos sistemas políticos. Os comunistas governam a China e alguns outros países. A Arábia Saudita e a Tailândia, por exemplo, são governados por reis. Os xeques controlam Bahrein, Catar e os Emirados Árabes Unidos. Dentre as nações asiáticas que seguem os princípios democráticos, encontram-se Israel e Japão. Líderes militares assumiram o controle de muitos países asiáticos em períodos conturbados. Os sultões de nove estados da Malásia se revezam no cargo de chefe supremo da nação.

A população da Ásia é tão variada quanto tudo o que diz respeito ao continente. O povo difere enormemente em genealogia, costumes, línguas, crenças religiosas o modo de vida.

A civilização da Ásia começou há 4 mil anos, aproximadamente, muito antes de haver começado no ocidente, em termos de economia, cultura e desenvolvimento científico. Os asiáticos fundaram as primeiras cidades, estabeleceram os primeiros sistemas de leis e foram os primeiros agricultores e comerciantes. Os asiáticos inventaram a escrita e criaram as mais antigas literaturas. Os fundadores de todas as principais religiões do mundo foram asiáticos: Buda, Confúcio, Jesus Cristo e Maomé. Os asiáticos também inventaram o papel, a pólvora, a bússola e o tipo móvel.

Durante o século XVI d.C., a economia da Ásia entrou em declínio, enquanto o ocidente progredia rapidamente. As nações da Europa Ocidental conquistaram grande parte do território asiático entre os séculos XVI e XIX.

A defasagem econômica entre a Ásia e o ocidente aumentou ainda mais durante o período da colonização europeia. Os europeus e os norte-americanos desenvolveram o sistema de fábricas e começaram a se utilizar de maquinaria e de outros recursos na agricultura. Isto possibilitou a criação de novos empregos, o aumento da produção, e a melhoria do nível de vida. Mas a maioria das nações asiáticas não teve grande desenvolvimento industrial. Permaneceram países agrícolas, e seus agricultores usavam ferramentas, manuais e métodos antiquados.

Ao mesmo tempo, a explosão populacional – que ainda está ocorrendo – aumentou incrivelmente a população da Ásia como do ocidente. Mais e mais alimentos, empregos, escolas, além de outras coisas básicas, tornavam-se necessários à medida que a população aumentava. O ocidente, devido a seu desenvolvimento econômico, teve mais recursos do que a Ásia para enfrentar os problemas causados pela explosão demográfica.

Quase toda a Ásia colonial conquistou sua independência em meados do século XX. Desde então, muitos asiáticos têm trabalhado para elevar o padrão de vida, incentivando a indústria, a agricultura, e diminuindo o crescimento populacional. As disputas políticas têm dificultado essa tarefa. Depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a Ásia se tornou o centro das lutas entre países comunistas e não comunistas. Em muitas nações asiáticas, a luta teve início, quando os comunistas quiseram ocupar o governo do novo país independente. Além disso, outras disputas não relacionadas com os comunistas provocaram brigas entre diversos grupos na Ásia. Sendo assim, a Ásia, quase ininterruptamente, enfrenta guerras e ameaças de guerra enquanto tenta resolver todos os problemas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ásia

http://www.suapesquisa.com/geografia/asia.htm

http://www.portalbrasil.net/asia.htm

http://www.asia-turismo.com/