Artigos Café Brasil
O Irlandês
O Irlandês
O Irlandês é um PUTA filme, para ser degustado. Se você ...

Ver mais

Palestra O Meu Everest
Palestra O Meu Everest
Meu amigo Irineu Toledo criou um projeto chamado ...

Ver mais

Brazilian Rhapsody
Brazilian Rhapsody
O pessoal da Chinchila fez uma paródia de Bohemian ...

Ver mais

O Guia do Anunciante em Podcasts
O Guia do Anunciante em Podcasts
O Guia do Anunciante em Podcasts traz informações ...

Ver mais

695 – Fake news, mentira e crime
695 – Fake news, mentira e crime
Seguindo a série sobre influenciadores e manipuladores, ...

Ver mais

Café Brasil 694 – Maus Professores – Revisitado
Café Brasil 694 – Maus Professores – Revisitado
Você é dos que acham que o mundo vai de mal a pior nas ...

Ver mais

693 – O influencer e o manipulator
693 – O influencer e o manipulator
Existe uma disciplina chamada Psicologia Social, que é ...

Ver mais

692 – Jabustiça
692 – Jabustiça
Justiça... onde é que a gente encontra a justiça? Nos ...

Ver mais

LíderCast 180 – Marco Aurélio Mammute
LíderCast 180 – Marco Aurélio Mammute
Luciano Pires: Bom dia, boa tarde, boa noite. ...

Ver mais

LíderCast 179 – Varlei Xavier
LíderCast 179 – Varlei Xavier
Professor, que levou a figura do palhaço para a sala de ...

Ver mais

LíderCast 178 – Tristan Aronovich
LíderCast 178 – Tristan Aronovich
Ator, músico, escritor, diretor e produtor de cinema, ...

Ver mais

LíderCast 177 – Rodrigo Ricco
LíderCast 177 – Rodrigo Ricco
CEO da Octadesk, empresa focada na gestão de ...

Ver mais

Cafezinho Live – Como será o Brasil com Bolsonaro
Cafezinho Live – Como será o Brasil com Bolsonaro
Um bate papo entre Adalberto Piotto, Carlos Nepomuceno ...

Ver mais

046 – Para quem vai anular o voto
046 – Para quem vai anular o voto
Fiz um vídeo desenhando claramente o que acontece com ...

Ver mais

Confraria Café Brasil
Confraria Café Brasil
A Confraria Café Brasil nasceu para conectar pessoas ...

Ver mais

Videocast Nakata T02 10
Videocast Nakata T02 10
Videocast Nakata Temporada 02 Episódio 10 - Hábitos ...

Ver mais

Gente Vinil
Chiquinho Rodrigues
Usando a lente e a analogia do Veríssimo percebi que exite gente Long Playing, gente Compacto Simples, gente Cd, gente Vídeo laser e até gente Dvd. Não tem nada a ver com caráter! Também não tem ...

Ver mais

Trivium: Capítulo 3 – Termos e Seus Equivalentes (parte 8)
Alexandre Gomes
Começo reforçando o que já comentei antes: PALAVRAS são símbolos criados para representar a realidade. Um TERMO é um CONCEITO comunicado através de um SÍMBOLO. No momento em que as PALAVRAS são ...

Ver mais

Números reveladores
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
Números reveladores “Para aumentar a performance de um país, é preciso investir na base, pensar em políticas e estratégias para que os mais vulneráveis aprendam. Não adianta fazer com que ...

Ver mais

Petróleo e pedras
Fernando Lopes
Iscas Politicrônicas
Quem acompanha corridas – de carro ou moto – pelo mundo sabe que os veículos elétricos estão na moda; desde o motociclismo de alta performance até disputas dignas de Fórmula 1. Meu ...

Ver mais

Cafezinho 237 – O isentão
Cafezinho 237 – O isentão
Quando você não tem político de estimação é muito bom ...

Ver mais

Cafezinho 236 – Farinha Pouca
Cafezinho 236 – Farinha Pouca
Separe os temas importantes e urgentes para este ...

Ver mais

Cafezinho 235 – Pedrinha no Lago
Cafezinho 235 – Pedrinha no Lago
Pronto. Joguei mais uma.

Ver mais

Cafezinho 234 – Oportunismo Disciplinado
Cafezinho 234 – Oportunismo Disciplinado
Foi o “oportunismo disciplinado” que me transformou no ...

Ver mais

Os Podcasts Café Brasil Musicais

Os Podcasts Café Brasil Musicais

Luciano Pires -

Música é uma de nossas grandes paixões, por isso de quando em quando lançamos um episódio especialmente dedicado a um artista, uma banda, uma música. Veja a listagem com todos os Podcasts Café Brasil especiais musicais.

 

http://www.portalcafebrasil.com.br/podcasts/natal/

O Podcast de hoje é especial de Natal. Era pra falar de músicas natalinas mas acabou falando é de música popular brasileira ao contar a história de Assis Valente, o amargurado e brilhante autor de algumas das melodias inesquecíveis que você canta desde pequenino, sabia? O programa começa com um petardo de Eliezer Setton, o Natal Nordestino, onde o pinheiro é um mandacaru. Vamos viajar pelas memórias de natais distantes, trazendo várias das pérolas natalinas compostas e/ou intepretadas por Blecaute, Assis Valente, Sim ao Som, Octavio Babo, Simone, Novos Baianos, Eliezer Setton, Sérgio Sá

Programa 016

 

http://www.portalcafebrasil.com.br/podcasts/jararaca-e-ratinho/

O podcast desta vez trata de dois gênios brasileiros, José Luiz Calazans e Severino Rangel de Carvalho. Aposto que você nunca ouviu falar neles. Mas se a gente chamar pelos apelidos, você talvez conheça: Jararaca e Ratinho. Hoje em dia as pessoas os conhecem superficialmente como uma dupla caipira que fez sucesso muito tempo atrás. Mas eles eram mais que isso. Ratinho, um virtuose do saxofone, compôs alguns clássicos da MPB instrumental. E Jararaca, só pelo Mamãe eu quero, merece lugar especial em nossos corações. Você ouvirá as piadas deliciosas e as músicas dos dois, num programa especial que mostra o abismo que separa a criatividade dos humoristas de 60 anos atrás, dos Zorra Total de hoje.

Programa 039

 

http://www.portalcafebrasil.com.br/podcasts/musica-e-ditadura/

Que tal um mergulhinho nas trevas? O podcast da semana trata de música e ditadura. Fala dos artistas que resistiram ao governo militar e tiveram suas músicas censuradas. Recria o discurso de Marcio Moreira Alves que foi o estopim para a promulgação do Ato Institucional Nr. 5. Na trilha sonora, documentos importantes. Chico cantando seu disfarce Julinho de Adelaide, Jorge Maravilha. MP4 com Betinho cantando O Bêbado e a equilibista. Chico e Caetano com a “Bárbara” censurada. Vandré. Uma gravação rara de Sérgio Sampaio aloprando com seu bloco na rua. E a Tropicália com aquele discurso famoso de Caetano Veloso no festival de MPB. Esse programa ficou bom de verdade. Experimente.

Programa 044

 

http://www.portalcafebrasil.com.br/podcasts/asa-branca/

Este programa é dedicado ao maior nome da música nordestina de todos os tempos. A saga do pernambucano Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, é relembrada desde seu nascimento (na zona rural de Exu) até a consagração na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Embalada por diversas versões do clássico Asa Branca, o Café Brasil traz detalhes menos conhecidos da biografia do Velho Lua, como a parceria musical com o advogado Humberto Teixeira. Na trilha, além do próprio Gonzagão, participam Gonzaguinha, Ney Matogrosso com Chitãozinho, Sérgio Sá, Elba Ramalho com Zé Ramalho, Paulo Eu quero é voltar lá pra Bahia Diniz e Quinteto Violado.

Programa 061

 

http://www.portalcafebrasil.com.br/podcasts/o-homem-romantico/

O podcast da semana é dedicado a Taiguara Chalar da Silva. Usamos Taiguara para falar do homem romântico, entremeando a história de um dos mais importantes compositores e cantores brasileiros com a definição desse elemento em extinção  o homem romântico. O programa é uma viagem por um tempo em que os artistas enfrentavam a censura com criatividade. Na trilha sonora você ouvirá Hoje, Universo no teu corpo, Mudou e tantos outros sucessos de Taiguara. Pra quem conhece, será emocionante. Pra quem não conhece, uma surpresa.

Programa 071

 

http://www.portalcafebrasil.com.br/podcasts/pinguinho-de-gente/

O programa da semana é emocionante. Conta a história de Charles da Flauta, um talentoso menino que entre os 12 e 14 anos de idade maravilhou quem andava pelo centro de São Paulo com sua flauta mágica, interpretando clássicos de Pixinguinha, Waldyr Azevedo, Jacob do Bandolin e tantos mestres do chorinho. Charles tinha um futuro brilhante que o envolvimento com as drogas destruiu. Agora ele tem uma nova chance Será que vai conseguir? Você vai se emocionar ao ouvir Charles demonstrar seu talento ao longo do programa.

Programa 106

 

http://www.portalcafebrasil.com.br/podcasts/brincante/

O podcast da semana apresenta um artista completo: o pernambucano Antonio Nóbrega. A partir da experiência emocionante de assistir em Recife ao show de encerramento do projeto NOVE DE FREVEREIRO, Luciano Pires apresenta a obra de um artista que nos enche do orgulho de ser brasileiro.

Programa 129

 

http://www.portalcafebrasil.com.br/podcasts/eme-pe-be/

O podcast da semana trata de MPB. A música popular brasileira. Tem um texto interessante de Ruy Castro que diz que MPB não é a mesma coisa que música popular brasileira. E depois tem uma tremenda provocação sobre a evolução da nossa música desde o século passado. Na trilha tem uma baita festa Maria Bethânia, Nana Caymmi, Gilberto Gil., Renato Motha e Patrícia Lobato, Orlando Silva, Nelson Gonçalves, Tom Jobim, Roberto Carlos, Fagner, 14 Bis, Marisa Monte, Pixinguinha, Julinho Marasi e Gutemberg. Ah, e o Bonde do Tigrão!

Programa 139

 

http://www.portalcafebrasil.com.br/podcasts/157-hinos-a-paisana/

Você é da época em que desfilávamos no sete de setembro ao som de fanfarras tocando os hinos nacionais? Não? Que pena. Sim? Então você vai pirar com o programa de hoje! Vamos apresentar a você Eliezer Setton, que vem lá de Maceió com um projeto delicioso: rever alguns daqueles hinos que moram em nossas memórias. Mas desta vez cantando-os à paisana. Após anos de pesquisa Eliezer recria os hinos seguindo as letras originais e recuperando um pouco de nossa história. Prepare-se para ficar emocionado.

 

http://www.portalcafebrasil.com.br/podcasts/canta-patativa/

O podcast da semana é todo dedicado a um sujeito especial: o Patativa do Assaré. Vamos contar um pouquinho de sua história, mas principalmente ouvir suas poesias e músicas. Conheça mais sobre um talento popular brasileiro que merece um lugar especial em nossa história. A trilha sonora, evidentemente, teria que ser daquelas: Di Freitas, Luiz Gonzaga, José Fábio com Dominguinhos, Trio Carapiá, Pena Branca e Xavantinho e o próprio Patativa.

Programa 191

 

http://www.portalcafebrasil.com.br/podcasts/196-bossa-nova/

O Brasil é o país das mulheres, do futebol e do carnaval, certo? Mas é também o país da Bossa Nova! No programa da semana usamos um texto apaixonado do jornalista Ruy Castro para contar um pouco sobre a Bossa Nova que ele considera a trilha sonora para um país ideal. Ou coisa parecida. Embalado por uma trilha instrumental deliciosa do trio 3 Na Bossa, que desfila um clássico após o outro, o programa presta uma justa homenagem ao gênero musical brasileiro que conquistou o mundo. Na trilha, além do 3 Na Bossa, uma canjinha com um dos ícones da Bossa Nova.

 

http://www.portalcafebrasil.com.br/podcasts/nordestinadas/

Bom dia, boa tarde, boa noite. Hoje o Café Brasil vai de festa. Vamos numa viagem ao nordeste, com forró e tudo mais. Não sei não… acho que em outra encarnação eu fui nordestino. Se você é nordestino, entenda este programa como uma homenagem. Se não é, prepare-se pra forrozar com a trilha sonora de Silvério Pessoa, Sivuca e a Orquestra Sinfônica de Recife, a banda de Antônio Nóbrega e o meu amigo Eliezer Setton. Ó xente, bixim!

Programa 205

 

http://www.portalcafebrasil.com.br/podcasts/especial-de-natal/

O programa da semana era pra ser sobre Natal. Acabou tratando de Música Popular Brasileira, de Natal. Um presente para fechar o ano com chave de ouro. Vamos falar (e tocar) músicas que você cantou quando era criança, comentando um pouco sobre elas. E no meio, um pouco sobre Assis Valente um compositor brasileiro que era capaz de traduzir ao próximo e a si com muita clareza, mas tinha dificuldades em se relacionar com o mundo. Na trilha sonora um Adoniran Barbosa que nunca foi gravado, Eliezer Setton, os Golden Boys, Simone, Ivan Lins, Novos Baianos, Roberto Gnatalli e sua garotada, Agostinho dos Santos e Altamiro Carrilho.

Programa 225

 

http://www.portalcafebrasil.com.br/podcasts/244-guerrilheiro-formiga/

O programa desta semana é uma aula. De música, de produção independente, de rádio, de criação, de vida de artista. E até sobre os primórdios da internet no Brasil. Um bate papo especial com 90 minutos de duração com Mauricio Pereira. Mauricio é músico, ator e jornalista. Em 1985 criou com André Abujamra a banda Os Mulheres Negras, um dos ícones da cena musical independente de São Paulo. No início dos anos 90 participou, como cantor, do programa diário Fanzine, na TV Cultura. Entre 1995 e 2009, lançou cinco CDs e em dezembro de 1996 realizou o primeiro show ao vivo via internet no Brasil. Como a maioria dos artistas independentes brasileiros, Mauricio é um guerrilheiro. Um guerrilheiro formiga, como ele mesmo se define. Curta este programa, ele fará com que 90 minutos de seu dia sejam realmente úteis. Na trilha sonora temos Itamar Assumpção, Miriam Maria, Antonio Marcos, Guilherme Arantes, Jacó e Jacozinho, Tim Maia, Ronnie Von e, é claro, o Mauricio Pereira.

 

http://www.portalcafebrasil.com.br/podcasts/275-bohemian-rhapsody/

O programa da semana é diferente de tudo que já fizemos. É coisa de fã, totalmente dedicado a uma música: Bohemian Rhapsody da banda inglesa Queen, que é considerada um dos maiores rocks de todos os tempos, se é que pode ser chamada de rock. O programa foge completamente da temática do Café Brasil, mas TINHA que ser feito e foi uma curtição montá-lo, com cinco horas de gravação e edição, contra a hora e vinte dos programas tradicionais. Com um trabalho minucioso de edição do Lalá Moreira, vamos desmontar a música e falar sobre ela. Se você gosta de Bohemian Rhapsody, vai se emocionar… Na trilha sonora, Brian May, John Deacon, Roger Taylor e Freddie Mercury, do Queen, William Shatner, Jake Shimabukuro e a banda canadense The Braids.

 

http://www.portalcafebrasil.com.br/podcasts/283-ai-se-eu-te-pego/

Delícia, delícia, assim você me mata! Já ouviu isso? Pois então, no programa da semana vamos falar de AI SE EU TE PEGO, o fenômeno musical que toma conta do mundo. Mas não só dele. De música em geral, com análises de quem está (ou esteve) no mercado e sabe do que se passa nos bastidores. Na trilha sonora, a costumeira salada: Michel Teló, Cida Moreyra com o DJ Zé Pedro, João Gilberto e Milton Nascimento. João Gilberto com Michel Teló? Pois é, é o Café Brasil. Você é quem vai decidir se deu liga…

 

http://www.portalcafebrasil.com.br/podcasts/300-stairway-to-heaven/

100…200…300! Esta é a edição número 300 do Podcast Café Brasil. São seis anos, 130 horas de conteúdo, cerca de 1500 músicas, mais de 4,5 milhões de downloads, putz! Tem que comemorar, não é? Então vamos com mais um programa épico, dedicado a um monumento do Rock: o petardo Stairway To Heaven do Led Zeppelin. Mais que uma música, STH faz parte da vida de muita gente e vamos curtir um pouco de suas histórias, detalhes e outras coisinhas mais. Na trilha, olha só: a banda Spirit, Jubing Kristianto, Stanley Jordan, Congo Natty, Rick Wakeman, Claudio Goldman com Sérgio Sá, Joe Edmonds, uma banda cover dos Doors e, é claro, o Led Zeppelin com Jimmy Page, John Bonham, John Paul Jones e Robert Plant. Apresentação feliz de Luciano Pires. Bem vindo aos próximos 300…

 

http://www.portalcafebrasil.com.br/podcasts/304-arqueologia-musical/

Você já ouviu falar em arqueologia musical? Pois é, é mais uma daquelas loucuras do Café Brasil. Às vezes mergulhamos numas pesquisas históricas que tem como objetivo apenas matar a curiosidade, mas esses mergulhos são exercícios de prazer, inestimáveis. E às vezes podem dar samba, como o programa de hoje onde praticamos a tal arqueologia musical buscando as raízes de duas músicas. Na trilha sonora Solomon Linda com o Evening Birds, Pete Seeger, The Weavers, Mahotella Queens, The Tokens, The Rokets, Bob Lind, Miriam Makeba, REM, Ladysmith Black Mambazo com The Mint Juleps e Os Caçulas! Uma viagem.

 

http://www.portalcafebrasil.com.br/podcasts/306-chorei-chorei/

Neste mundo repleto de notícias alarmantes, de políticos roubando, de impostos escorchantes, de serviços mal feitos, de fila pra tudo, às vezes acontecem coisas que nos lembram como é bom estar vivo. Este programa nasceu de uma experiência pessoal ao ouvir três artistas maiúsculos e saborear a verdadeira experiência da arte, sem precisar de fogos e artifício, coreografias, luzes e decibéis. Bastou a arte. Vamos ver se conseguimos transportar você até lá. Na trilha sonora, Cauby Peixoto, Emílio Santiago e Ângela Maria

 

http://www.portalcafebrasil.com.br/podcasts/328-o-efeito-mozart/

Bom dia, boa tarde, boa noite. Você sabia que a música tem certas propriedades e poderes que podem aguçar nossa mente e transformar nossa alma? Acho que sim, não é? Mas sabe que a música provoca efeitos físicos também? Quando ritmo, melodia e harmonia estão organizados em uma bela forma, mente, corpo, espírito e emoções se harmonizam e a música pode até mesmo…curar! Bem vindo a um Café Brasil muito musical! A trilha sonora maravilhosa é de Wolfgang Amadeus Mozart. Mas com surpresinhas

 

http://www.portalcafebrasil.com.br/podcasts/339-die-gedanken-sind-frei/

O programa da semana é uma tremenda viagem. Vai tratar da liberdade de pensamento e de sua prima, a liberdade de expressão. E para isso vamos recorrer a uma história verídica e impressionante, de alguém que teve coragem de enfrentar ninguém menos que Adolf Hitler, pagando um alto preço por isso e deixando uma lição para nós. E não por acaso esse programa vai ao ar logo após a recepção que alguns trogloditas fizeram à blogueira cubana Yoani Sánchez, que ousa pensar e manifestar o pensamento – diferente deles. E isso é inaceitável. Na trilha, uma música só, que certamente emocionará quem tem ascendência alemã.

 

http://www.portalcafebrasil.com.br/podcasts/346-a-solidao-do-chorao/

Bom dia, boa tarde, boa noite. Tá sozinho ou tá acompanhado? Tá acompanhado, mas se sente sozinho? Que coisa, né? Neste programa, a partir da morte do Chorão, o vocalista da banda Charlie Brown Jr., vamos tratar dela, dessa velha senhora chamada solidão. Mas não queremos fazer um programa triste. Queremos falar a respeito de solidão de forma positiva. Será que dá? Na trilha sonora, Charlie Brown Jr com o Chorão, Marisa Monte com Gilberto Gil, El Efecto, Alceu Valença e Nando Reis.

 

http://www.portalcafebrasil.com.br/podcasts/348-o-trem-da-historia/

Um trem-de-ferro é uma coisa mecânica, mas atravessa a noite, a madrugada, o dia. Atravessou minha vida, virou só sentimento.

 

http://www.portalcafebrasil.com.br/podcasts/400-ja-que-soul-brasileiro/

Bem, hoje vamos de soul, soul music, falando de música e especialmente de como a música pode servir como ferramenta para a consciência social. Você vai ver, ou melhor, vai ouvir, o que é que o soul ajudou a fazer nos anos setenta… Eu vou tentar seguir uma cronologia mas, eu tenho licenças aqui, tá bom? Vamos viajar pra frente e para trás no tempo. Uma diversão. Você tá pronto? Aperte o cinto que a gente vai decolar!

 

http://www.portalcafebrasil.com.br/podcasts/424-aos-vinte-e-sete/

Gênios acham que a vida como ela é, é pouco, precisam buscar mais, uma outra realidade, uma outra expressão, um algo que nós, os normais, não conseguimos perceber. E então se entregam… mas o corpo parece só suportar até os 27 anos.

 

http://www.portalcafebrasil.com.br/podcasts/431-no-toca-fitas-do-meu-carro-postmodern-jukebox/

Mais um daqueles programas musicais, desta vez apresentando uma banda que talvez você não conheça, mas que tomou conta do toca fitas do meu carro: Postmoderm Jukebox, que pega sucessos pop e regrava como jazz, soul, ragtime, swing. É ouvir pra crer.

 

http://www.portalcafebrasil.com.br/podcasts/436-the-dark-side-of-the-moon/

The Dark Side of the Moon, a obra prima de Pink Floyd que há 40 anos influencia gerações. Viaje neste programa!

 

http://www.portalcafebrasil.com.br/podcasts/442-classicos-do-samba-enredo/

Em pleno carnaval, um programa carnavalesco em grande estilo. Não que eu seja um carnavalesco, não sou, mas às vezes pintam umas obras de arte que passam a fazer parte da vida. Neste programa eu, a Ciça e o Lalá lembramos os sambas enredo que fazem parte de nossas vidas, e topamos com algumas obras prima que passam desapercebidas, mas que reúnem talento musical, poesia, história e um espírito bem brasileiro de misturar chichete com banana. Confesso que quando escrevi o programa, tive medo que ficasse chato. Mas ficou uma delícia, até para quem não curte carnaval.

 

http://www.portalcafebrasil.com.br/podcasts/455-bohemian-rhapsody-revisitada/

Na trilha da comemoração dos 10 anos do Café Brasil, reapresentamos os dois programas sobre Bohemian Rhapsody montados como se fosse um só. É uma overdose da música que faz a cabeça de gerações.

 

http://www.portalcafebrasil.com.br/podcasts/457-va-pensiero/

Há muito tempo sonho trazer ópera para o Café Brasil e hoje surgiu a oportunidade, a inspiração, falando de liberdade. Se você não curte ópera, faça um esforço, talvez se surpreenda ao conhecer mensagens que ela carrega.

 

http://www.portalcafebrasil.com.br/podcasts/491-o-homem-das-estrelas/

David Bowie foi uma das mais importantes figuras culturais dos últimos 50 anos. Mas a moçada mais nova não sabe muito bem disso. Este programa vai servir como uma homenagem para quem curte o artista, como uma apresentação pra quem não o conhece ou simplesmente como um manifesto pela necessidade de se mergulhar intensamente naquilo que você ama fazer. Até o último dia.

 

http://www.portalcafebrasil.com.br/podcasts/500-caleidoscopio/

Celebrando 500 episódios, uma viagem a um mundo repleto de juventude, irreverência, inovação, empreendedorismo, criatividade e, é claro, loucura. Vamos contar a história de uns garotos brasileiros que marcaram o cenário cultural/musical do Brasil num período de intensas mudanças. E que influenciaram muito do que vemos hoje por aí: Os Mutantes.

 

http://www.portalcafebrasil.com.br/podcasts/517-musica-e-ditadura-revisitado/

Prepare-se. Hoje vamos às trevas. Este  programa é a refação do programa 44 , publicado originalmente em 2007 e que trata de ditadura, censura e música popular brasileira.  A arte como expressão da liberdade.

 

http://www.portalcafebrasil.com.br/podcasts/529-equilibrio-distante/

Em 1996 morria Renato Russo. Neste programa falaremos um pouco, bem pouquinho, sobre um artista que, depois de 20 anos de sua morte, continua vivo. Este programa fica sendo uma homenagem.

 

http://www.portalcafebrasil.com.br/podcasts/535-hallelujah/

Poucos dias atrás morreu Leonard Cohen, autor canadense que um dia nos presenteou com uma daquelas obras primas que impactam a vida da gente, a canção Hallelujah. É sobre ela o programa de hoje.

 

http://www.portalcafebrasil.com.br/podcasts/542-tapestry/

Em 1971 uma cantora tímida lançou um disco que redefiniu o mercado da música nas décadas seguintes. Seu nome é Carole King, e este programa celebra aquele disco: Tapestry.

 

http://www.portalcafebrasil.com.br/podcasts/550-carnaval-revisitado/

Mais um carnaval. O programa de hoje é a revisita que fazemos a outro que publicamos em 2010. Há um compromisso de manter a história viva e a história do carnaval brasileiro e suas músicas é preciosa.

 

http://www.portalcafebrasil.com.br/podcasts/560-welcome-to-the-hotel-california/

O programa viaja por uma das mais conhecidas e icônicas canções da história do rock´n roll, lembrando detalhes de sua composição, da formação dos Eagles e, especialmente, da fantástica batalha das guitarras num dos mais importantes solos já gravados. Welcome to the Hotel Califórnia.

 

http://www.portalcafebrasil.com.br/podcasts/569-o-artista-de-rua/

Artistas de rua estão por aí desde sempre, fazendo com que a gente escape um pouco da correria do dia a dia para virar criança, ou então para curtir uma canção ali, de repente, no meio do povo. Este programa é uma homenagem a eles. Mais especificamente a um deles: William Lee

 

http://www.portalcafebrasil.com.br/podcasts/594-sultans-of-swing/

Láááááá em 1977 uma obscura banda inglesa começou a jornada para se transformar numa das mais conhecidas da história: o Dire Straits. E chegaram chegando, com um clássico chamado Sultans of Swing. Senta que lá vem bronca…

 

http://www.portalcafebrasil.com.br/podcasts/600-god-save-the-queen/

Chegou a hora de comemorar outra data importante. E tem de ser pra arrasar, não é? Convidamos uns amigos para a festa: Brian May, Roger Taylor, John Deacon e Freddie Mercury.

 

http://www.portalcafebrasil.com.br/podcasts/618-no-toca-fitas-do-meu-carro-scary-pockets/

Mais um programa musical. E daqueles, cara. Você sabe que parte de meu trabalho é pesquisar músicas para os programas, não é? E nessa tarefa eu acabo encontrado cada coisa cara, muito legal, que eu vou juntando, até que um dia dá um programa. Como hoje, quando vou apresentar pra você um grupo de amigos que se junta pra curtir. E sai um funk irresistível. A turma do Scary Pockets.

 

http://www.portalcafebrasil.com.br/podcasts/646-harry-nilsson/

Mais um daqueles especiais musicais que você gosta tanto. Você já ouviu falar em Harry Nilsson? Compositor, músico, cantor… Um sujeito que influenciou uns carinhas aí, uma bobagem… tipo Beatles e outros tantos sabe? Mas que é desconhecido para as novas gerações. Hoje você vai conhecê-lo.

 

http://www.portalcafebrasil.com.br/podcasts/656-rua-ramalhete/

Este programa é uma homenagem ao Tavito, que faleceu em fevereiro de 2019 e deixou algumas das músicas que fazem a trilha sonora de muita gente. Com este programa prometemos a você duas coisas:
1. Sentir saudades da Rua Ramalhete, mesmo que você jamais tenha estado lá…
2. Ficar uma semana com a música na cabeça.
Acredite, vale a pena.

 

http://www.portalcafebrasil.com.br/podcasts/666-o-diabo-e-o-pai-do-rock/

Existem dezenas de explicações para o 666 ser chamado de o número da Besta, do Diabo, do Anticristo. Uma delas é que escrito em Hebreu, que usava letras para designar números, o 666 seria uma forma cifrada de dizer o nome do imperador Nero, o maluco que tocou fogo em Roma.  Bem, seja lá o que for, ao longo dos séculos o 666 passou a ser considerado um número maldito. O número da besta. Do diabo. E o que quer Lúcifer? Uma revolução! O Diabo comanda uma rebelião fracassada contra Deus, e é astuto, persuasivo, dissimulado e carismático. Ele corrompe nosso espírito. E que melhor forma de fazer um programa com o número do diabo do que falando de sua arma predileta?

A música…