Artigos Café Brasil
A fábrica de conteúdo
A fábrica de conteúdo
A Confraria Café Brasil dá um passo adiante e começa a ...

Ver mais

Um jeito de ver o mundo
Um jeito de ver o mundo
Isca Intelectual de Luciano Pires que tenta explicar o ...

Ver mais

LíderCast 5
LíderCast 5
Acabamos de lançar a Temporada 5 do podcast LíderCast, ...

Ver mais

O padrão
O padrão
Isca intelectual de Luciano Pires demonstrando que ...

Ver mais

553 – Exponential Talks
553 – Exponential Talks
Podcast Café Brasil 553 - Exponential Talks - Luciano ...

Ver mais

552 – LíderCast 5
552 – LíderCast 5
Podcast Café Brasil 552 - LíderCast 5 . Este programa ...

Ver mais

999 – Hotel Califórnia
999 – Hotel Califórnia
Podcast Café Brasil - Hotel Califórnia. O programa ...

Ver mais

551 – Todo mundo é deficiente
551 – Todo mundo é deficiente
Podcast Café Brasil 551 - Todo mundo é deficiente. ...

Ver mais

LíderCast 061 – Flavio Azm
LíderCast 061 – Flavio Azm
Hoje recebemos Flavio Azm que é cineasta, mas é muito ...

Ver mais

LíderCast 060 – Raiam Santos
LíderCast 060 – Raiam Santos
Hoje recebo Raiam Santos, um jovem brasileiro que não ...

Ver mais

LíderCast 059 – Geraldo Rufino
LíderCast 059 – Geraldo Rufino
Hoje recebemos Geraldo Rufino um empreendedor ...

Ver mais

LíderCast 058 – Marcelo Wajchenberg
LíderCast 058 – Marcelo Wajchenberg
Hoje recebemos Marcelo Wajchenberg, que é médico ...

Ver mais

Videocast Nakata T02 10
Videocast Nakata T02 10
Videocast Nakata Temporada 02 Episódio 10 - Hábitos ...

Ver mais

Videocast Nakata – T02 09
Videocast Nakata – T02 09
Videocast Nakata - Temporada 02 Episódio 09 Quando ...

Ver mais

Videocast Nakata T02 08
Videocast Nakata T02 08
Videocast Nakata Temporada 02 Episódio 08 Já falei ...

Ver mais

Videocast Nakata T02 07
Videocast Nakata T02 07
Videocast Nakata Temporada 02 Episódio 07 Se a sua ...

Ver mais

Diferentes olhares
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
Diferentes olhares Metade cheia e metade vazia do copo “Nós tivemos uma economia no ano passado caindo, e no ano anterior também, uma queda que se acentuou um pouco mais do que se estava ...

Ver mais

Não contrate um comunista
Raiam Santos
Só com esse título, já deve ter gente se coçando para buscar meu CPF e tentar me processar por incitação ao ódio e preconceito. Calma, meus amigos! Sou o tipo do cara que odeia discutir política, ...

Ver mais

Carta aberta aos podcasters
Mauro Segura
Transformação
Por que os podcasts não crescem como negócio no Brasil? A resposta pode estar nessa carta aberta de Mauro Segura para os podcasters.

Ver mais

Somos responsáveis pela beleza que herdamos
Bruno Garschagen
Ciência Política
Isca intelectual de Bruno Garshagen. No Brasil, basta consultar fotos antigas das cidades para verificar que o padrão de beleza urbana tradicional deu lugar a um ambiente novo, às vezes ...

Ver mais

O Podbook

O Podbook

Luciano Pires -

A internet, com sua característica mais espetacular, o custo de distribuição praticamente zero, tem proporcionado o surgimento de produtos revolucionários, como os livros digitais, por exemplo, que em 2012 venderam 282 milhões de dólares, pela primeira vez ultrapassando os livros com capa dura, que venderam 229 milhões de dólares nos EUA. E a previsão é de muito mais crescimento.

Tenho trabalhado na exploração desses novos formatos, já publiquei todos meus livros em eBooks e agora parti para uma novidade: o Podbook. Podbook é um texto produzido em arquivo de áudio e distribuído pela internet num formato que pode ser utilizável por tocadores de mp3. Os mais apressados dirão:

– Ah, um audiolivro?

Bem, parece, mas não é. Um audiobook/audiolivro é normalmente um livro tradicional, lido por um(a) locutor(a) e publicado em CD, aplicativos ou arquivos que podem ser baixados pela internet. A diferença do podbook é que ele pode ser baixado também sob forma de episódios, como se fosse um podcast. Mas o podbook não é simplesmente um arquivo de um audiolivro dividido em partes, ele é produzido com uma abertura e um fechamento para cada capítulo, motivando uma parada para reflexão a cada bloco ouvido. É como se fosse uma coleção de fascículos que no final formam um livro. Lembra da enciclopédia Conhecer? Pois é… Nada se cria, tudo se copia.

A boa notícia é que acabo de lançar o primeiro Podbook, “Diário de Um Líder”, a partir de meu livro homônimo, composto de sete capítulos (ou fascículos) num total de 4 horas e 48 minutos de conteúdo. Para comprar o Podbook você acessa os sites onde ele está disponível e escolhe se quer adquirir um capítulo por vez ou a coleção completa. Ao efetuar o pagamento, receberá um link para o download do conteúdo.

A ideia do Podbook não tem por trás uma grande editora ou produtora, adiantando dinheiro e garantindo a distribuição. Sou só eu, que investi muitos dias escrevendo, 6 horas fazendo a gravação bruta e cerca de 18 horas editando, além de mais um tanto formatando o sistema.

O preço é R$ 2,50 cada capítulo avulso com média de 40 minutos de duração, ou R$ 14,00 a coleção dos sete capítulos, se você optar por adquirir tudo de uma só vez. Você pagará por 40 minutos de conteúdo em áudio, menos que um litro de gasolina, uma latinha de cerveja, uma hora de estacionamento, uma passagem de ônibus. Parece insignificante, não é? É. Mas tem gente que não concorda, acha que tem mais é que espalhar os arquivos de graça… Paciência.

Se quiser provar, o primeiro capítulo do Podbook Diário de Um Líder está dentro do podcast Café Brasil 349, que pode ser baixado gratuitamente daqui. Se você achar que vale a pena, vou agradecer e continuar inventando, como um guerrilheiro formiga, novas e saborosas artes.

O Podbook é mais uma amostra da liberdade que a internet pode dar a quem tem algo a dizer. Quem sabe você se anima a fazer o seu?

Conheça os Podbooks no Portal Café Brasil. Tem coisa nova acontecendo por aí.

Luciano Pires