Artigos Café Brasil
Podpesquisa 2018
Podpesquisa 2018
Em sua quarta edição, a PodPesquisa 2018 recebeu mais ...

Ver mais

Como decidi em quem votarei para Presidente
Como decidi em quem votarei para Presidente
Não sei se estou certo, não fui pela emoção, não estou ...

Ver mais

Democracia, Tolerância e Censura
Democracia, Tolerância e Censura
O que distingue uma democracia de uma ditadura é a ...

Ver mais

O dia seguinte
O dia seguinte
Com o aumento considerável do mercado de palestrantes ...

Ver mais

639 – Chega de falar de política
639 – Chega de falar de política
Diversos ouvintes mandam mensagens pedindo para que eu ...

Ver mais

638 – O efeito Dunning-Kruger
638 – O efeito Dunning-Kruger
Cara, eu fico besta com a quantidade de gente que ...

Ver mais

637 – LíderCast 10
637 – LíderCast 10
Olha só, chegamos na décima temporada do LíderCast. Com ...

Ver mais

636 – As duas éticas da eleição
636 – As duas éticas da eleição
Gravei um LíderCast da Temporada 11, que só vai ao ar ...

Ver mais

LíderCast 132 – Alessandro Loiola
LíderCast 132 – Alessandro Loiola
Médico, escritor, um intelectual inquieto, capaz de ...

Ver mais

LíderCast 131 – Henrique Szklo e Lena Feil
LíderCast 131 – Henrique Szklo e Lena Feil
Henrique Szklo e Lena Feil – Henrique se apresenta como ...

Ver mais

LíderCast 130 – Katia Carvalho
LíderCast 130 – Katia Carvalho
Mudadora de vidas, alguém que em vez de apenas lamentar ...

Ver mais

LíderCast 129 – Guga Weigert
LíderCast 129 – Guga Weigert
DJ e empreendedor, que a partir da experiência com a ...

Ver mais

Cafezinho Live – Como será o Brasil com Bolsonaro
Cafezinho Live – Como será o Brasil com Bolsonaro
Um bate papo entre Adalberto Piotto, Carlos Nepomuceno ...

Ver mais

046 – Para quem vai anular o voto
046 – Para quem vai anular o voto
Fiz um vídeo desenhando claramente o que acontece com ...

Ver mais

Confraria Café Brasil
Confraria Café Brasil
A Confraria Café Brasil nasceu para conectar pessoas ...

Ver mais

Videocast Nakata T02 10
Videocast Nakata T02 10
Videocast Nakata Temporada 02 Episódio 10 - Hábitos ...

Ver mais

Quem não é capaz de rir de si mesmo será sempre um intolerante em potencial
Henrique Szklo
Humorista de verdade não tem lado, não tem ideologia, não tem bandeira. Independentemente de sua posição pessoal, tem de ser livre o suficiente para atirar em tudo o que se mexe e no que não se ...

Ver mais

Capitalismo Versus Esquerdismo*
Alessandro Loiola
Uma das consequências involuntárias do capitalismo é que ele coloca diferentes culturas e sociedades em contato direto muito mais amplo umas com as outras. Liga as pessoas entre si muito mais ...

Ver mais

A cavalgada de um cowboy
Jota Fagner
Origens do Brasil
Cowboy não havia dormido bem. Tinha feito corridas até às duas da manhã. O trabalho como moto-taxista costumava não render muito, mas em época de alta temporada a demanda era muito grande. ...

Ver mais

O ENEM e a (anti-)educação
Gustavo Bertoche
É preciso lançar pontes.
Nos dois últimos fins-de-semana, milhões de candidatos ao ensino superior realizaram as provas do ENEM. O vestibular é o telos do ensino fundamental e médio no Brasil. As escolas privadas assumem ...

Ver mais

Cafezinho 126 – Mais Médicos
Cafezinho 126 – Mais Médicos
- Mas eles estavam atendendo os brasileiros necessitados!

Ver mais

Cafezinho 125 – O chute
Cafezinho 125 – O chute
Se o governador mentiu ou se enganou, peço desculpas ...

Ver mais

Cafezinho 124 – À luz do sol
Cafezinho 124 – À luz do sol
É assim, com a luz do sol, que a gente faz a limpeza.

Ver mais

Cafezinho 123 – A zona da indiferença
Cafezinho 123 – A zona da indiferença
Ter consciência sobre o que é certo e errado todo mundo ...

Ver mais

O Comandante

O Comandante

Luciano Pires -

Meu irmão esteve em Cuba trabalhando. Foi recebido como turista, hospedou-se como turista e viveu uns dias de turista, no bem-bom dos hotéis e praias do Caribe. Comida da melhor qualidade, paisagens maravilhosas, música de primeira e um tratamento de rei. Até botar os pés na rua e ser assaltado por um moleque.



No dia seguinte, ao sair do hotel foi abordado por um cubano que, falando um português perfeito, ofereceu-se para ser o guia informal do grupo. Disse ser professor de português e ver na oportunidade de conviver com os brasileiros uma chance preciosa de praticar o idioma e aprender sobre nossa cultura. Aos poucos, pela simpatia, humildade e honestidade, o cubano conquistou a confiança de meu irmão e de seus amigos. Transformou-se no guia oficial do grupo durante a estadia em Havana.



E então meu irmão começou a falar dos choques. O primeiro aconteceu quando o grupo voltou para o hotel. Todos entraram, menos o guia, que parou na porta. Ele não podia entrar no hotel dos turistas. É proibido para os cubanos.



O segundo choque aconteceu quando o guia apontou uns indivíduos estranhos. Eram policiais sem farda, vigiando os turistas e seus contatos com os cubanos.
O terceiro choque foi quando o grupo parou para comer. Pediram hambúrgueres, inclusive para o guia. Quando o sanduíche chegou, o rapaz começou a chorar. Perguntado, explicou que seus filhos jamais tiveram a oportunidade de comer algo parecido… Quando meu irmão me contou essa história achei exagerada, melodramática. Mas conheço meu irmão. Melodramas não fazem parte de seu repertório. Se ele disse que foi assim, assim foi.



Sobre a questão da educação ele contou um fato curioso.  Uma das entidades visitadas estava com dificuldades para contratar “obreiros”, que aqui no Brasil são os que fazem serviços gerais. Os candidatos que apareciam para as vagas eram engenheiros, médicos, professores todos excessivamente qualificados. Mas o governo cubano proíbe que gente formada nas escolas públicas seja contratada para posições que não exigem qualificação. As vagas permaneciam abertas, pois não havia gente não qualificada para preenchê-las. No entanto, aqueles médicos, professores e engenheiros não tinham outra opção. Existe educação, mas não existem empregos com remuneração decente.



E assim, de choque em choque, meu irmão conheceu Cuba, um país miserável, sem liberdades, com a população sofrida e sem perspectivas nas mãos de um governo totalitário e anacrônico.



De tudo que li e ouvi a respeito de Cuba desde que Fidel Castro anunciou a renúncia, só acredito no relato de meu irmão. Pouca gente entende mais do que ele das grandes questões cubanas.



Meu irmão é especialista em educação para todos. Meu irmão é expert em segurança para todos. Meu irmão é mestre em saúde para todos. Meu irmão sabe exatamente o que é ter o poder em mãos por décadas. Meu irmão sabe manter uma sociedade de desiguais em harmonia. Meu irmão sabe tudo sobre controle da mortalidade infantil. Meu irmão conhece como ninguém as técnicas para controle da natalidade. Meu irmão sabe exatamente como manter a ordem e a disciplina. Meu irmão sabe como angariar recursos de entidades, do governo – até de outros países – e das empresas para manutenção de sua atividade. Meu irmão sabe como encantar os visitantes. Meu irmão fala muito bem em público. Quando meu irmão aparece, quem está sob sua influência faz festa! A maioria absoluta dos que vivem sob as ordens de meu irmão nunca conheceu outro comandante. Meu irmão fez uma revolução quando assumiu o poder, vinte e cinco anos atrás. Meu irmão é barbudo.



Meu irmão é diretor do Jardim Zoológico de Bauru.
Ele também dá saúde, comida e segurança para todos. E também não dá liberdade.



Se der, a onça come ele…



Luciano Pires
WWW.lucianopires.com.br
___________________________________________________________



* O podcast da semana fala de como nos acostumamos – e nos conformamos – com as situações que a vida coloca à nossa frente no dia-a- dia, e deixamos de… viver. Também trata das dificuldades de conseguir veicular nas rádios comerciais um programa com conteúdo diferenciado. Na trilha sonora, 3 na Bossa, Antonio Adolfo, Itamar Assumpção, Raul Seixas, Diana Pequeno, Ivan Lins e os fantásticos Os Diagonais, formados pela banda que acompanhava Tim Maia no começo dos anos setenta. Experimente em WWW.lucianopires.com.br/cafebrasil/podcast .



* E nesta semana a rádio Café Brasil retorna ao ar turbinada, com mais qualidade de som e estabilidade. Ela cresceu! Música popular que realmente presta, 24 horas por dia em seu computador. Experimente em WWW.lucianopires.com.br .