Artigos Café Brasil
Silvio Santos, Zé Celso e o Oficina
Silvio Santos, Zé Celso e o Oficina
Uma reunião para ser objeto de estudo em qualquer aula ...

Ver mais

#TransgressaoEhIsso
#TransgressaoEhIsso
Transgredir é muito mais que pintar o rosto, urinar na ...

Ver mais

Vem aí o Cafezinho
Vem aí o Cafezinho
Nasce nesta segunda, 4/9 o CAFEZINHO, podcast ...

Ver mais

Educação adulta
Educação adulta
Preocupados demais com a educação de nossos filhos, ...

Ver mais

591 – Alfabetização para a mídia
591 – Alfabetização para a mídia
Hoje em dia as informações chegam até você ...

Ver mais

590 – O que aprendi com o câncer
590 – O que aprendi com o câncer
O programa de hoje é uma homenagem a uns amigos ...

Ver mais

589 – A cultura da reclamação
589 – A cultura da reclamação
Crianças mimadas, multiculturalismo, politicamente ...

Ver mais

588 – Escola Sem Partido
588 – Escola Sem Partido
Poucos temas têm despertado tantas paixões como a ...

Ver mais

LíderCast 91 – Saulo Arruda
LíderCast 91 – Saulo Arruda
Saulo Arruda, que teve uma longa carreira como ...

Ver mais

LíderCast 90 – Marcelo Ortega
LíderCast 90 – Marcelo Ortega
Marcelo Ortega, palestrante na área de vendas, outro ...

Ver mais

LíderCast 89 – Bruno Teles
LíderCast 89 – Bruno Teles
Bruno Teles, um educador que sai de Sergipe para se ...

Ver mais

LíderCast 88 – Alfredo Rocha
LíderCast 88 – Alfredo Rocha
Alfredo Rocha, um dos pioneiros no segmento de ...

Ver mais

Confraria Café Brasil
Confraria Café Brasil
A Confraria Café Brasil nasceu para conectar pessoas ...

Ver mais

Videocast Nakata T02 10
Videocast Nakata T02 10
Videocast Nakata Temporada 02 Episódio 10 - Hábitos ...

Ver mais

Videocast Nakata – T02 09
Videocast Nakata – T02 09
Videocast Nakata - Temporada 02 Episódio 09 Quando ...

Ver mais

Videocast Nakata T02 08
Videocast Nakata T02 08
Videocast Nakata Temporada 02 Episódio 08 Já falei ...

Ver mais

Vale fazer um curso universitário se as profissões vão desaparecer?
Mauro Segura
Transformação
Numa perspectiva de que tudo muda o tempo todo, será que vale a pena sentar num banco de universidade para se formar numa profissão que vai desaparecer ou se transformar nos próximos anos?

Ver mais

Tolerância? Jura?
Fernando Lopes
Iscas Politicrônicas
Engraçada essa tal “tolerância” que pregam por aí, por dois simples motivos: 1) é de mão única e 2) pretende tolher até o pensamento do indivíduo. Exagero? Não mesmo. Antes que algum ...

Ver mais

Ensaio sobre a amizade
Tom Coelho
Sete Vidas
“A gente só conhece bem as coisas que cativou. Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm ...

Ver mais

Um reino que sente orgulho de seus líderes
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
Um reino que sente orgulho de seus líderes  Victoria e Abdul   Uma vez mais, num curto espaço de tempo, o cinema nos brinda com um filme baseado na história de uma destacada liderança britânica. ...

Ver mais

Cafezinho 28 – No grito
Cafezinho 28 – No grito
Não dá pra construir um país no grito.

Ver mais

Cafezinho 27 – Planos ou esperanças
Cafezinho 27 – Planos ou esperanças
Tem gente que, em vez de planos, só tem esperança.

Ver mais

Cafezinho 26 – Brasil Futebol Clube
Cafezinho 26 – Brasil Futebol Clube
Não dá para ganhar um jogo sem acreditar no time.

Ver mais

Cafezinho 25 – Podres de mimados 2
Cafezinho 25 – Podres de mimados 2
O culto do sentimento destrói a capacidade de pensar e ...

Ver mais

LíderCast II

LíderCast II

Luciano Pires -

Em meio aos sobressaltos destes dias intensos, lanço a segunda temporada do LíderCast, o podcast que trata de liderança e empreendedorismo entrevistando gente que faz acontecer. E ficou bom!

O primeiro episódio, o número 12, é com Kiko Loureiro, o guitarrista do grupo Angra que acaba de entrar para o Megadeth, uma das mais importantes bandas do metal no mundo. Uma conversa que vai buscar suas raízes e tentar entender como é que um garoto tímido sai de um bairro de São Paulo para se transformar num dos maiores guitarristas do mundo. A história do Kiko é uma inspiração, mesmo que você não curta Metal.

No episódio 13 vem minha amiga Leila Navarro com seu bom-humor, energia e capacidade infinita de inspirar as pessoas. Uma conversa leve e animada sobre escolhas, sobre como ter nas mãos as rédeas de sua vida, sobre querer mais, sobre autoconhecimento e, principalmente, amor próprio. Leila é há anos a principal palestrante motivacional brasileira e jamais para de inventar moda. Uma entrevista divertida onde entrevistador e entrevistado se divertiram. E isso é fundamental.

O episódio 14 traz Normann Kestenbaum, cujo negócio é trabalhar a informação para os momentos de decisão. É ir direto ao ponto. Sua missão está muito bem resumida no título de seu livro: “Obrigado pela informação que você NÃO me deu”. Entre outras coisas, ele vai explicar porque o storytelling pode ser um problema…

No episódio 15, um papo de tiete… no caso eu. O entrevistado é o Mauricio Pereira, músico paulistano, um batalhador independente que se define como um guerrilheiro formiga. Vamos falar da vida de músico no Brasil, do começo da internet, das músicas que ele fez e de como é complicado vencer num mercado competitivo e focado em dar ao público só aquilo que o público quer. Mauricio não vai nos modismos, pelo contrário. Quando alguém consegue defini-lo, ele muda…

Nos episódios 16 e 17, dividida em duas partes, a entrevista é com uma daquelas personalidades que fazem parte da história do Brasil: Ozires Silva. Fundador da Embraer, ex-Ministro, Ex-Presidente da Petrobras, Ozires é natural de Bauru, minha terra natal. Saiu de lá ainda garoto com o sonho de se transformar em Engenheiro Aeronáutico… em 1947! Uma entrevista reveladora, emocionante, com momentos inacreditáveis que deixam clara a importância de quem decide cumprir um papel de liderança e assim impacta na cidade, no estado, no país e no mundo em que vive. Uma entrevista que, para mim, foi um privilégio.

No episódio 18, uma conversa looooonga com Aquiles Priester, cuja trajetória cruza com a minha no final dos anos 90 e depois se transforma numa das grandes histórias de superação, dedicação, disciplina e visão que conheço. Aquiles sai de uma infância pobre em Foz do Iguaçu para se transformar num dos maiores bateristas do mundo, capa de revistas, tocando com grandes nomes da música mundial. Não importa qual seja seu sonho, sua carreira, é impossível não se emocionar com a história do Aquiles.

O LíderCast 19 é com  Ricardo Basaglia, jovem executivo à frente da Michael Page, a maior empresa dedicada à seleção e recrutamento de executivos do Brasil. Ricardo comanda um negócio que busca líderes para outras empresas, e nesta conversa vamos descobrir que atributos estão sendo valorizados, como muda o perfil do profissional desejado conforme a economia do país sofre com a crise e o que você pode fazer para aumentar as chances de ser escolhido num processo de seleção. Um papo importante.

A entrevista do LíderCast 20 é com Mauro Segura, Diretor de marketing, comunicação e cidadania corporativa da IBM Brasil. Mauro é um executivo pra lá de experiente à frente de uma área importante dentro de uma empresa conhecida por seu foco na inovação e pela forma como se reinventou. Uma conversa imprescindível.

No programa 21 o papo é com a Ana Tikhomiroff que, a partir da constatação de que estava num emprego que não gostava, aproveita a demissão para partir em busca de um negócio inovador. Passa três meses nos EUA e volta com uma ideia que, aperfeiçoada, a faz criar um dos principais bureaus de Palestrantes do Brasil. Falamos sobre empreendedorismo, sobre palestras e palestrantes, e sobre como tirar uma ideia do papel para transformar num negócio bem sucedido. Muito bom!

No LíderCast 22 converso com Ricardo Tomczyk, advogado e agricultor no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Jovem e dinâmico, Ricardo é presidente da Aprosoja – Associação dos Produtores de Soja e Milho do Mato Grosso. Conversei com ele durante a realização do Circuito Aprosoja 2014, e pude conhecer detalhes do agronegócio muito diferentes daquilo que estamos acostumados a saber pela imprensa. Saiba mais sobre o papel das lideranças que atuam no segmento que é o motor da economia brasileira.

No LíderCast 23 trago um grande amigo, o Luiz Alberto de Souza Aranha Machado, economista e vice-diretor da Faculdade de Economia da FAAP. Luiz Machado poderia ter sido jogador profissional de basquete, mas desistiu de seu sonho quando percebeu que a altura não ajudava. E partiu para a economia, dali para a criatividade e hoje consegue conjugar as disciplinas exatas com as não-exatas, tornando-se um educador de primeira e um arguto observador da sociedade. Um papo imperdível e repleto de momentos inspiradores.

A segunda temporada do LíderCast se encerra no episódio 24 com a Fernanda Antonioli, jovem antropóloga social que trabalha na IBM e tem como missão fazer confusão. Um papo fascinante com uma garota que quebrou paradigmas, partiu para o mundo, se desafiou e hoje tem a oportunidade de causar impacto dentro de uma grande grande corporação. Vamos falar do empreendedorismo dentro de grandes empresas, da construção de uma carreira, daqueles momentos em que a gente se vê fazendo o que não gosta, mas que tem uma visão. Uma conversa deliciosa.

Taí! Divirta-se. É em www.lidercast.com.br