Artigos Café Brasil
#TransgressaoEhIsso
#TransgressaoEhIsso
Transgredir é muito mais que pintar o rosto, urinar na ...

Ver mais

Vem aí o Cafezinho
Vem aí o Cafezinho
Nasce nesta segunda, 4/9 o CAFEZINHO, podcast ...

Ver mais

Educação adulta
Educação adulta
Preocupados demais com a educação de nossos filhos, ...

Ver mais

É tudo soda
É tudo soda
Isca intelectual de Luciano Pires lembrando que ...

Ver mais

583 – A regra dos dois desvios
583 – A regra dos dois desvios
Nunca brigue se o adversário estiver a mais de dois ...

Ver mais

582 – Sobre transgressão
582 – Sobre transgressão
Alguns fatos recentes trouxeram à tona a discussão ...

Ver mais

581 – Carta aos jornalistas
581 – Carta aos jornalistas
Advogados erram. Treinadores erram. Mecânicos erram. ...

Ver mais

580 – O esquecimento do bem
580 – O esquecimento do bem
O Brasil continua de pé, apesar de todos os tropeços e ...

Ver mais

LíderCast 085 William Polis
LíderCast 085 William Polis
William é um daqueles empreendedores que a gente gosta: ...

Ver mais

LíderCast 084 Rodrigo Azevedo
LíderCast 084 Rodrigo Azevedo
LiderCast 084 – Rodrigo Azevedo – Rodrigo Azevedo é ...

Ver mais

LíderCast 083 Itamar Linhares
LíderCast 083 Itamar Linhares
Itamar Linhares é médico-cirurgião na cidade de ...

Ver mais

LíderCast 082 Bruno Soalheiro
LíderCast 082 Bruno Soalheiro
LiderCast 082 – Bruno Soalheiro – Bruno criou a ...

Ver mais

Confraria Café Brasil
Confraria Café Brasil
A Confraria Café Brasil nasceu para conectar pessoas ...

Ver mais

Videocast Nakata T02 10
Videocast Nakata T02 10
Videocast Nakata Temporada 02 Episódio 10 - Hábitos ...

Ver mais

Videocast Nakata – T02 09
Videocast Nakata – T02 09
Videocast Nakata - Temporada 02 Episódio 09 Quando ...

Ver mais

Videocast Nakata T02 08
Videocast Nakata T02 08
Videocast Nakata Temporada 02 Episódio 08 Já falei ...

Ver mais

Da garagem ao sucesso
Tom Coelho
Sete Vidas
“Existem três fases: impossível, difícil e feito.” (Frank Crane)   O ano é 1975. A cidade é Cambridge. Dois jovens estudantes egressos de Harvard desenvolvem um sistema operacional para ...

Ver mais

Eles podem, nós não?
Fernando Lopes
Iscas Politicrônicas
Ninguém mais se lembra do caso Salman Rushdie, aquele escritor britânico de origem indiana. Em 1989 o Aiatolá Ruhollah Khomeini, psicopata mandatário da teocracia iraniana, acusou Rushdie de ...

Ver mais

Mudança, inovação e o espírito conservador
Bruno Garschagen
Ciência Política
Mudei de casa recentemente. Muito mais do que necessário, mudei porque quis, porque considerei que seria melhor. Mudar é sempre, porém, um tormento. Embalar os pertences, transportá-los para ...

Ver mais

O pior dos pecados
Tom Coelho
Sete Vidas
“A conduta é um espelho no qual todos exibem sua imagem.” (Goethe)   Um renomado palestrante é contratado para fazer uma apresentação em um evento de uma multinacional. Porém, apenas uma ...

Ver mais

Cafezinho 14 – A sala, o piano e a partitura
Cafezinho 14 – A sala, o piano e a partitura
Mesmo uma obra de arte, só tem utilidade de houver uma ...

Ver mais

Cafezinho 13 – A sociedade da confiança
Cafezinho 13 – A sociedade da confiança
Quem confia nas leis não precisa quebrá-las.

Ver mais

Cafezinho 12 – Os tortos e os direitos
Cafezinho 12 – Os tortos e os direitos
Eu sou direito. Quero tratamento diferente dos tortos.

Ver mais

Cafezinho 11 – Vergulho e Orgonha
Cafezinho 11 – Vergulho e Orgonha
Se tenho orgulho de meu país? Sim. Mas também tenho vergonha.

Ver mais

A importância da importância

A importância da importância

Luciano Pires -

Quando numa de minhas palestras tratei de “relevância”, um dos presentes perguntou se isso não seria o mesmo que importância. Tentei explicar usando um exemplo da internet.

Numa busca por um determinado assunto na internet utilizando “motores de busca”, como Google, Bing ou Yahoo, os resultados surgem numa ordem específica, com as páginas que o buscador julgou mais relevantes e importantes em primeiro lugar. Chama-se SEO – Search Engine Optimization – Otimizador dos Motores de Busca – a ferramenta que a turma utiliza para tentar colocar suas páginas nas primeiras posições. O SEO trabalha com critérios determinados pelo que eles chamam de Teoria da Relevância e da Importância. Ao examinar uma página, o Google primeiro busca determinar sua relevância, verificando o assunto tratado, se outras páginas apontam para aquela página específica e como é a URL (endereço da página), entre outras coisas. Quando muitas páginas sobre o mesmo assunto apresentam grau de relevância parecido, o Google parte para a segunda fase, determinando a importância. Coisas como a autoridade de quem escreveu a página, a confiança dos sites de busca, volume de acessos, comentários, citações, compõem uma equação complexa que determinará quem aparecerá em primeiro lugar. O trabalho do SEO é fazer com que os motores de busca vejam relevância e importância nas páginas. A relevância é muito importante, mas é a importância que define a posição da página no resultado da busca.

Que lição tirar daí? Bem, nosso processo de julgamento e tomada de decisão trabalha com uma equação até mais complicada que a do Google, pois envolve emoções. Mas é parecida. Que tal fazer nosso “SEO particular” trazendo para primeiro plano as informações que realmente interessam? Comecemos com as definições.

Relevância: que valor essa informação tem em relação às minhas necessidades? Importância: que valor essa informação tem em relação a um contexto maior que as minhas necessidades?

Por exemplo, meu cunhado foi convidado no começo dos anos 1990 para trabalhar em outro país. As informações sobre a transferência, cargo, salário, benefícios e escola para os filhos foram absolutamente relevantes e ele ficou entusiasmado, até descobrir que o emprego era em Medelín, Colômbia, que naquela época era a sucursal do inferno. Essa era a informação importante, que tinha valor em relação a um contexto maior que as necessidades individuais dele, sacou? A informação importante se sobrepôs às relevantes e ele declinou do convite.

Para um pescador em alto mar, a localização do cardume e o preço de venda dos peixes é relevante, mas o aviso da chegada de um furacão é importante. E ele volta para o porto. É claro que a coisa não é assim tão simples, para mergulhar fundo teríamos que tratar de filosofia e ética, mas tente fazer o exercício de determinar a relevância e importância das informações com as quais você se depara diariamente.

Por exemplo, acaba de entrar um tuíte aqui dizendo que a Luana Piovani chamou a Galisteu de prostituta. Devo ou não clicar no link para saber mais? Puxa, mas é só clicar num link, não vai tomar mais que três minutos… Pois é. Se você é fã das duas, “só três minutos” é relevante. Mas serão “três minutos de sua vida”, e isso é importante.

Charles Darwin disse uma vez: “O homem que tem coragem de desperdiçar uma hora de seu tempo, não descobriu o valor da vida.”

Pense nisso ao definir o que é realmente importante.

Luciano Pires

[jacomment on]