Artigos Café Brasil
A “Netflix de Conteúdo”
A “Netflix de Conteúdo”
Surge o Café Brasil Premium, uma espécie de "Netflix do ...

Ver mais

OrgulhoDeSerCorrupto
OrgulhoDeSerCorrupto
Isca intelectual de Luciano Pires. Neste Brasil ...

Ver mais

O moço do Uber
O moço do Uber
Isca intelectual de Luciano Pires relatando uma ...

Ver mais

A terceirização e os brontossauros
A terceirização e os brontossauros
A terceirização e os brontossauros. Isca intelectual de ...

Ver mais

558 – O Café Brasil Premium
558 – O Café Brasil Premium
Podcast Café Brasil 558 - O Café Brasil Premium. No ...

Ver mais

557 – Três princípios para falar de Justiça
557 – Três princípios para falar de Justiça
Podcast Café Brasil 557 - Três princípios para falar de ...

Ver mais

556 – Certos abraços – Revisitado
556 – Certos abraços – Revisitado
Podcast Café Brasil 556 - Certos abraços - Revisitado. ...

Ver mais

555 – Uma proposta para reforma da Previdência
555 – Uma proposta para reforma da Previdência
Podcast Café Brasil 555 - Uma proposta para transformar ...

Ver mais

LíderCast 065 – Antonio Carlos Sartini
LíderCast 065 – Antonio Carlos Sartini
Hoje recebo Antonio Carlos de Moraes Sartini, Bacharel ...

Ver mais

LíderCast 064 – Luiz Henrique Romagnoli
LíderCast 064 – Luiz Henrique Romagnoli
Hoje recebo o Roma, Luiz Henrique Romagnoli, que faz ...

Ver mais

LíderCast 063 – Diogenes Lucca
LíderCast 063 – Diogenes Lucca
Hoje converso com Diogenes Luca, fundador e ex-comando ...

Ver mais

LíderCast 062 – Felipe Pires e Katiusca Carvalho
LíderCast 062 – Felipe Pires e Katiusca Carvalho
Hoje recebemos Felipe Pires e Katiusca Carvalho. O ...

Ver mais

Confraria Café Brasil
Confraria Café Brasil
A Confraria Café Brasil nasceu para conectar pessoas ...

Ver mais

Videocast Nakata T02 10
Videocast Nakata T02 10
Videocast Nakata Temporada 02 Episódio 10 - Hábitos ...

Ver mais

Videocast Nakata – T02 09
Videocast Nakata – T02 09
Videocast Nakata - Temporada 02 Episódio 09 Quando ...

Ver mais

Videocast Nakata T02 08
Videocast Nakata T02 08
Videocast Nakata Temporada 02 Episódio 08 Já falei ...

Ver mais

Uma nova vida em dois anos
Tom Coelho
Sete Vidas
“Semeia um pensamento, colhe um ato; semeia um ato, colhe um hábito; semeia um hábito, colhe um caráter; semeia um caráter, colhe um destino.” (Marion Lawense)   A vida me tem sido um ...

Ver mais

Quando sucesso e dinheiro não resolvem teu problema
Raiam Santos
Esse aqui é um post que foge um pouco da pegada recente aqui do MundoRaiam.com. Hoje não tem Fiverr, não tem audiolivros, não tem viagem pra Ásia e nem experimento social. Acho que nunca escrevi ...

Ver mais

Duas listas diferentes
Fernando Lopes
Iscas Politicrônicas
Já assistiu A Lista de Schindler? Não? Assista, é excelente. Já viu? Veja de novo. Uma das cenas mais tocantes é a da elaboração da lista de pessoas que o protagonista pretende “comprar” do ...

Ver mais

Políticos de carreira: o maior mal do Brasil
Raiam Santos
Chega pra um amigo teu e pergunta o seguinte: “Qual é o maior problema do Brasil hoje em dia?” Te garanto que pelo menos 90% dessa galera vai responder algo relacionado à política. ...

Ver mais

A importância da importância

A importância da importância

Luciano Pires -

Quando numa de minhas palestras tratei de “relevância”, um dos presentes perguntou se isso não seria o mesmo que importância. Tentei explicar usando um exemplo da internet.

Numa busca por um determinado assunto na internet utilizando “motores de busca”, como Google, Bing ou Yahoo, os resultados surgem numa ordem específica, com as páginas que o buscador julgou mais relevantes e importantes em primeiro lugar. Chama-se SEO – Search Engine Optimization – Otimizador dos Motores de Busca – a ferramenta que a turma utiliza para tentar colocar suas páginas nas primeiras posições. O SEO trabalha com critérios determinados pelo que eles chamam de Teoria da Relevância e da Importância. Ao examinar uma página, o Google primeiro busca determinar sua relevância, verificando o assunto tratado, se outras páginas apontam para aquela página específica e como é a URL (endereço da página), entre outras coisas. Quando muitas páginas sobre o mesmo assunto apresentam grau de relevância parecido, o Google parte para a segunda fase, determinando a importância. Coisas como a autoridade de quem escreveu a página, a confiança dos sites de busca, volume de acessos, comentários, citações, compõem uma equação complexa que determinará quem aparecerá em primeiro lugar. O trabalho do SEO é fazer com que os motores de busca vejam relevância e importância nas páginas. A relevância é muito importante, mas é a importância que define a posição da página no resultado da busca.

Que lição tirar daí? Bem, nosso processo de julgamento e tomada de decisão trabalha com uma equação até mais complicada que a do Google, pois envolve emoções. Mas é parecida. Que tal fazer nosso “SEO particular” trazendo para primeiro plano as informações que realmente interessam? Comecemos com as definições.

Relevância: que valor essa informação tem em relação às minhas necessidades? Importância: que valor essa informação tem em relação a um contexto maior que as minhas necessidades?

Por exemplo, meu cunhado foi convidado no começo dos anos 1990 para trabalhar em outro país. As informações sobre a transferência, cargo, salário, benefícios e escola para os filhos foram absolutamente relevantes e ele ficou entusiasmado, até descobrir que o emprego era em Medelín, Colômbia, que naquela época era a sucursal do inferno. Essa era a informação importante, que tinha valor em relação a um contexto maior que as necessidades individuais dele, sacou? A informação importante se sobrepôs às relevantes e ele declinou do convite.

Para um pescador em alto mar, a localização do cardume e o preço de venda dos peixes é relevante, mas o aviso da chegada de um furacão é importante. E ele volta para o porto. É claro que a coisa não é assim tão simples, para mergulhar fundo teríamos que tratar de filosofia e ética, mas tente fazer o exercício de determinar a relevância e importância das informações com as quais você se depara diariamente.

Por exemplo, acaba de entrar um tuíte aqui dizendo que a Luana Piovani chamou a Galisteu de prostituta. Devo ou não clicar no link para saber mais? Puxa, mas é só clicar num link, não vai tomar mais que três minutos… Pois é. Se você é fã das duas, “só três minutos” é relevante. Mas serão “três minutos de sua vida”, e isso é importante.

Charles Darwin disse uma vez: “O homem que tem coragem de desperdiçar uma hora de seu tempo, não descobriu o valor da vida.”

Pense nisso ao definir o que é realmente importante.

Luciano Pires

[jacomment on]